quarta-feira, 2 de outubro de 2013

São Paulo - 204 quilômetros de faixas exclusivas são instalados este ano

30/09/2013 12h09

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Fábio Arantes/SECOM

Só neste ano, a cidade ganhou 204,1 quilômetros de faixas exclusivas. Meta é instalar 220 quilômetros até dezembro. Trechos no Centro da capital e nas Zonas Leste e Sul foram implementados nesta segunda-feira


O transporte público da capital ganhou nesta segunda-feira (30) mais 13,9 km de faixas exclusivas. Com os novos trechos, a operação "Dá Licença para o Ônibus" atinge o total de 204,1 km implementados neste ano - mais de 92% da meta prevista até o final de 2013. 

A versão inicial do Programa de Metas 2013-2016 previa a instalação de 150 quilômetros de faixas exclusivas em quatros anos. Mas, por determinação do prefeito Fernando Haddad, a meta da administração é totalizar 220 km até o fim de 2013.

As principais vias da cidade, como as marginais Pinheiros e Tietê e as avenidas Paulista, Dr. Arnaldo, Radial Leste e o Corredor Norte-Sul já tiveram as faixas exclusivas instaladas.

Velocidade
As novas faixas aumentaram em 45,7% a velocidade dos ônibus que trafegam na cidade, segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A velocidade média dos coletivos era de 14,3 km/h e, após a implantação das faixas, passou para 20,8 km/h. Os dados indicam que um deslocamento de uma hora agora é feito em 33 minutos.

“Isto (aumento da velocidade) está fazendo as pessoas repensarem a sua locomoção, como chegar ao trabalho, como chegar à universidade. A velocidade é uma dimensão da qualidade importante”, disse o prefeito Fernando Haddad, durante a abertura da Semana da Mobilidade, na última quarta-feira (18).
Aprovação
Segundo pesquisa do Ibope encomendada pela Rede Nossa São Paulo no último dia 16, 93% dos 805 entrevistados disseram ser a favor das novas faixas exclusivas para ônibus. Entre os usuários frequentes de carro, a aprovação chega a 86%. Os resultados coincidem com uma pesquisa do Datafolha sobre o mesmo tema. De acordo com o levantamento, 88% dos 823 entrevistados aprovam as faixas, sendo que 77% estão entre os que mais utilizam automóveis.

Fiscalização e trânsito
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Faixas instaladas nesta segunda (30)
Vila Carrão
O maior trecho inaugurado nesta segunda-feira está localizado na Vila Carrão (zona leste). São no total 4,2 km nas ruas Antônio de Barros, Cesário Galeno e Honório Maia, Viaduto e avenida Conselheiro Carrão, além das ruas Gonçalo Nunes e Rodrigues Velho. A exclusividade para os coletivos vale de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h em direção ao Centro, e das 17h às 20h no sentido contrário. Para garantir as condições de circulação e segurança da nova faixa, além da instalação dos sinais específicos, foi feita a manutenção de toda sinalização horizontal e vertical da avenida Conselheiro Carrão, no trecho entre as ruas Rodrigues Velho e Valentim Xavier. Detalhes sobre os trechos estão disponíveis na página da CET.

Itaquera
Em Itaquera, também na zona leste, foram instalados 3,5 km de faixas exclusivas nas avenidas Nagib Farah Maluf e Prof. João Batista Conti. A operação funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h no sentido Centro e das 17h às 20h em direção ao Bairro. A exclusividade acontece na av. Nagib Farah Maluf, entre a av. João Batista Conti e a av. José Pinheiro Borges, e na av. Prof. João Batista Conti, entre a av. Sabbado D’Angelo e a rua Ana Maria Sirani. Nas duas vias circulam 54 linhas de ônibus, que transportam em média mais de 410 mil passageiros por dia útil.

Centro
A segunda etapa da Operação Dá Licença para o Ônibus na Rótula do Centro segue entre as implementações desta semana, com 1,1 km de extensão pela av. São Luiz, viaduto 9 de Julho, viaduto Jacareí e rua Maria Paula. Os coletivos terão prioridade de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, e aos sábados, das 6h às 14h.

Pela Rótula Central circulam 84 linhas de ônibus municipais, transportando 603.527 passageiros por dia útil, com frequência média de 191 ônibus por hora nos horários de pico. O primeiro trecho da Rótula Central, na av. Ipiranga, tem 1 km de comprimento e foi ativado em 16 de setembro.
Nove de Julho
Os dois sentidos da avenida Nove de Julho passaram a ter faixa exclusiva entre as avenidas Cidade Jardim e São Gabriel. A exclusividade funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h e, aos sábados, das 6h às 14h. O 1,4 km interliga a av. Cidade Jardim e o corredor de ônibus já existente na via. No sentido centro, a faixa funciona desde a rua André Fernandes até a rua Japão, enquanto no sentido bairro, a prioridade é entre a av. São Gabriel e a av. Cidade Jardim. Para esta implantação, estão sendo usadas 70 placas de trânsito e 480 m² de sinalização horizontal.

Ipiranga
A região do Ipiranga soma também mais 1,4 km à sua malha de faixas exclusivas. A exclusividade dos ônibus será ampliada pelas ruas Bom Pastor e Antônio Marcondes e Av. Nazaré. As faixas funcionam de segunda a sexta-feira, no sentido Centro, das 6h às 9h. No total, o bairro passa ter 4,6 km de rotas da Operação Dá Licença para o Ônibus.

Na rua Bom Pastor, a medida será instalada entre as ruas Agostinho Gomes e Antônio Marcondes. Na rua Antônio Marcondes será entre a rua Bom Pastor e a av. Nazaré. Já na avenida Nazaré, ocorre entre as ruas Antônio Marcondes e Dona Leopoldina. As alterações na circulação de veículos foram sinalizadas por 65 placas de trânsito e 715 m² de sinalização horizontal. Nas três vias circulam 30 linhas de ônibus que transportam por dia útil mais de 215 mil passageiros.
Eixo Norte/Sul
A malha de faixas exclusivas no eixo Norte/Sul vai ganhar um complemento de 300 metros na avenida Cásper Líbero, no trecho entre a rua Mauá e a rua Washington Luís, sentido sul. A prioridade para o transporte público acontece do lado esquerdo da via, de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h e, aos sábados, das 6h às 14h.

O novo trecho atende às linhas de ônibus provenientes do Corredor Norte/Sul que têm como destino a av. Ipiranga/Rótula Central. Como parte das intervenções, também será proibida a conversão à esquerda da avenida Cásper Líbero, sentido Sul, em direção à rua Washington Luís. Pela via circulam por dia útil 15 linhas de ônibus transportando 63.408 passageiros, com frequência média de 47 ônibus por hora.
Dr. Arnaldo
A avenida dr. Arnaldo ganhará um novo trecho de 400 metros no sentido centro entre as ruas Heitor Penteado e Galeno de Almeida. No total, a via terá agora 1,7 km de faixa exclusiva. A exclusividade à direita vale de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, e aos sábados, das 6h às 14h. A avenida recebe 30 linhas de ônibus que atendem diariamente 259 mil passageiros.

Zona sul
Na zona sul, um novo trecho de faixa exclusiva na rua Dr. João César de Castro vai facilitar o acesso ao terminal Gurapiranga. Os 100 metros de exclusividade à esquerda valerão de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 8h30, no sentido bairro. A implantação demandou 11 placas de trânsito e 100 m² de sinalização horizontal. As cinco linhas que circulam pela rua atendem em média a 45 mil passageiros por dia útil.

Cidade Tiradentes
As avenidas Márcio Beck Machado e Sousa Ramos, em Cidade Tiradentes, ganharam 700 metros de exclusividade para o transporte público no sentido bairro. A faixa exclusiva funciona entre a Rua Arroio Triunfo (perto da Estrada do Iguatemi) e a avenida dos Metalúrgicos (junto ao Terminal Cidade Tiradentes), de segunda a sexta-feira das 17h às 20h sentido bairro. Segundo a CET, com a operação, não haverá alteração na política de estacionamento da região: a proibição de estacionar em período integral continuará valendo.

Penha
Na Penha, a rua Guaiaúna ganhou 800 metros de faixa exclusiva, de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h. Para viabilizar a nova faixa, foi necessário estabelecer sentido único de circulação na rua, em toda a sua extensão. Desde o último sábado (28), ela passou a operar no sentido da praça Benjamin Schalch (metrô Penha) para a rua Coronel Rodovalho.

Com esta mudança, o fluxo veicular com destino ao metrô Penha e à Vila Matilde tem como opção a rua Alfredo de Franco, seguindo pelas ruas Aracati e Major Ângelo Zanchi. Os ônibus que circulam pela rua Guaiaúna em direção ao metrô Penha, no trecho de circulação alterada, seguirão em frente na rua Aracati, entrando à direita na rua Major Ângelo Zanchi até a praça Benjamin Schalch, seguindo assim seu itinerário normal.
O estacionamento também é proibido na Rua Guaiaúna, no lado ímpar, das 6h às 20h, e no lado par, das 6h às 9h, da Praça Benjamin Schalch até a Rua Recife.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

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