quarta-feira, 18 de setembro de 2013

São Paulo - Pesquisas indicam que paulistano aprova adoção de faixas exclusivas para ônibus



Imagem do post
Fábio Arantes/SECOM

Quase 170 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus foram implementados este ano na capital. Velocidade dos ônibus superou a marca de 20 km/h. Pesquisam indicam aprovação do paulistano sobre a instalação das faixas


A Prefeitura implementou nesta segunda-feira (16) mais 19 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus em todas as regiões da cidade. Ao todo, quase 170 km foram instalados este ano na capital – meta é instalar 220 km até o fim de 2013. Em comemoração à Semana da Mobilidade e ao Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro), a Rede Nossa São Paulo realizou hoje debate sobre Mobilidade Urbana, no Sesc Consolação, e apresentou dados de uma pesquisa sobre o tema.

“Precisamos reorganizar o trânsito de São Paulo e a implementação das faixas é uma forma de dar valor e regularidade às linhas de ônibus da cidade. Justamente por isso, faixas exclusivas e corredores têm de ser encaradas como um lugar sagrado para os ônibus”, destacou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, que participou do debate.

Segundo a pesquisa do Ibope encomendada pela Rede Nossa São Paulo, 93% dos 805 entrevistados disseram ser a favor da iniciativa. Entre os usuários frequentes de carro, a aprovação chega a 86%. Os resultados coincidem com uma pesquisa do Datafolha sobre o mesmo tema, também lançada hoje. De acordo com este levantamento, 88% dos 823 entrevistados aprovam as faixas, sendo que 77% estão entre os que mais utilizam automóveis.

“Conseguimos imprimir grande velocidade às faixas. Chegamos a imprimir 48% de incremento da velocidade, superamos a marca de 20 km por hora de média. Então isso mostrou para o morador de São Paulo que ele pode contar com o transporte público. Isso equilibrou o jogo que estava muito desequilibrado a favor do transporte individual motorizado”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, após reunião do Conselho Metropolitano, em São Bernardo do Campo.

A pesquisa da Rede Nossa São Paulo aborda os mais diversos aspectos da mobilidade em São Paulo, como o tempo gasto no trânsito, a frequência com que os paulistanos utilizam o transporte público, a satisfação com o transporte coletivo, o uso do carro e a poluição. Os entrevistados foram ouvidos entre os dias 20 e 27 de agosto e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com a pesquisa, 27% dos entrevistados afirmaram utilizar carro para se locomoverem pela cidade todos os dias ou quase todos os dias. Enquanto 16% dos paulistanos acreditam que a situação do trânsito em São Paulo é boa ou muito boa, 69% a encaram como ruim ou péssima.

Independente do transporte utilizado, cada pessoa gasta, em média, 2 horas e 15 minutos diários para se deslocar pela cidade. O cenário corrobora para a adoção de novas alternativas de transporte. De acordo com a pesquisa, entre a população que utiliza o automóvel como principal meio de transporte, 79% deixaria de utilizá-lo caso houvesse uma boa alternativa de transporte público. Em 2012, esse percentual era de 65%. A nova proporção representa cerca de 21% da população total de paulistanos – cerca de 1,8 milhão de pessoas.

Veja também: 

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário