terça-feira, 6 de agosto de 2013

São Paulo - Faixa exclusiva para ônibus na avenida 23 de maio inicia operação nesta segunda

05/08/2013 11h08

Mais de 10 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus entraram em operação no Corredor Norte-Sul, incluindo trecho da avenida 23 de maio

Imagem do post
Fábio Arantes / Secom


A faixa exclusiva para ônibus na avenida 23 de maio começou a operar na capital na manhã desta segunda-feira (5). O espaço prioritário foi implantado na via, no sentido sul, entre Av. 9 de Julho e o Viaduto Engenheiro Antônio de Carvalho Aguiar e, no sentido norte, entre a rua Dr. Luís F. Sobrinho e a Barão de Ijuí e no trecho entre Viaduto Jaceguai e 50 metros antes da rua Riachuelo.


A instalação da faixa para ônibus na avenida 23 de maio integra os 10,4 km da segunda etapa da operação ‘Dá Licença Para o Ônibus’ no Corredor Norte-Sul. Este novo trecho tem como objetivo aumentar a velocidade de circulação do transporte coletivo entre o Túnel do Anhangabaú e a avenida Washington Luís.

A segunda etapa da faixa exclusiva para ônibus no Eixo Norte/Sul percorre vias importantes da cidade, desde o Túnel João Paulo II (mais conhecido como Túnel do Anhangabaú), passando pelas avenidas 23 de Maio, Rubem Berta, Prof. Ascendino Reis, Moreira Guimarães e Washington Luís, até 200 metros após a avenida Jornalista Roberto Marinho. A exclusividade para o transporte coletivo valerá de segunda a sexta-feira, em ambos os sentidos, das 6 às 22 horas.
O novo trecho em operação deverá beneficiar mais de 460 mil passageiros por dia. Circulam no sentido norte 24 linhas de ônibus municipais, que transportam 235.375 passageiros por dia útil, e no sentido sul 22 linhas, que transportam 234.985 passageiros diariamente. Para sinalizar esta segunda etapa, foram instaladas 103 placas de trânsito e 6.400 m² de pintura de sinalização horizontal.
Na próxima segunda-feira (12), está prevista a implantação da terceira etapa da faixa exclusiva do Corredor Norte/Sul. Os ônibus terão espaço reservado nas avenidas Washington Luís, Interlagos e Teotônio Vilela, desde a altura da avenida Roberto Marinho até a avenida Atlântica. A primeira fase das intervenções entrou em operação na segunda-feira passada (5), com 2,1 km entre as ruas Paineiras do Campo e Carlos de Souza Nazaré.


Trechos da 2ª etapa
Sentido NORTE (Centro)


- Av. Washington Luís, trecho entre Rua Laplace/Av. Jônia e Rua Vapabussu;
- Av. Washington Luís, trecho entre Praça Comandante Lineu Gomes e via de acesso ao Aeroporto de Congonhas;
- Av. Washington Luís, trecho entre 90 metros após a passarela (R. Renascença) e saída para a Avenida dos Bandeirantes;
- Av. Moreira Guimarães, trecho entre Av. Miruna e Av. Jandira;
- Av. Moreira Guimarães (pista lateral), Av. Rubem Berta (pista lateral) e Av. Prof. Ascendino Reis, trecho entre Av. dos Jamaris e R. Estado de Israel;
- Av. 23 de Maio, entre R. Dr. Luís F. Sobrinho e R. Barão de Ijuí;
- Av. 23 de Maio, trecho entre Viaduto Jaceguai e 50 metros antes da R. Riachuelo;
- Túnel João Paulo II (Anhangabaú), entre Viaduto Dr. Eusébio Stevaux e Av. Prestes Maia.

Sentido SUL (Bairro)


- Av. 23 de Maio, entre Av. 9 de Julho e Viaduto Engº Antônio de Carvalho Aguiar;
- Av. Prof. Ascendino Reis, Av. Rubem Berta (pista lateral) e Av. Moreira Guimarães (pista lateral), entre R. Ipê e Av. dos Jamaris;
- Av. Moreira Guimarães, entre Av. Jandira e Av. Moaci;
- Av. Washington Luís, entre Av. Miruna e 150 metros após Rua Renascença;
- Av. Washington Luís, entre R. Tamoios e R. Laplace/Av. Jônia.

Balanço
Contando com o trecho de 10,4 km de faixas exclusivas que iniciou a operação no Corredor Norte-Sul nesta segunda (5), 100,5 km de vias destinadas para aumentar a velocidade do transporte coletivo foram implantadas desde janeiro deste ano.


Além do Corredor Norte-Sul, com avenidas como a Washington Luiz, Tiradentes, Santos Dummont e 23 de Maio beneficiadas, a Prefeitura implantou faixas para ônibus em outras grandes vias, como as marginais Tietê e Pinheiros e a avenida Paulista.



O Programa de Metas 2013-2016 prevê a implantação de 150 km de faixas exclusivas e 150 km de corredores de ônibus em quatro anos. Com aporte financeiro da Prefeitura, a expectativa é entregar 220 km de faixas até o fim deste ano. Na última quarta (31), a presidenta Dilma Rousseff anunciou investimentos de R$ 8 bilhões na Capital, para obras de drenagem, recuperação de mananciais e mobilidade urbana, que incluem a construção de 99 km de corredores de ônibus. Atualmente, existem 212,25 km de faixas exclusivas de ônibus à direita.

Fiscalização e Trânsito
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.



No primeiro momento, a CET fará um trabalho de orientação na via, com ênfase educativa, sem registro de autuações. A fiscalização será iniciada somente depois da deflagração de todas as etapas relativas à implantação da faixa exclusiva à direita no Corredor Norte/Sul.



Para sinalizar esta segunda etapa, foram usadas 103 placas de trânsito e 6.400 m² de pintura relativa à adequação da sinalização horizontal.



Junto com a deflagração da nova extensão da faixa exclusiva, a CET implantará sentido único de circulação em um quarteirão das ruas Barão de Suruí, Otávio Tarquínio de Souza e Visconde de Aguiar Toledo, entre a Washington Luís e a Baronesa de Bela Vista. Nas ruas Barão de Suruí e Visconde de Aguiar Toledo, a circulação será da Washington Luís para a Baronesa de Bela Vista. Na Rua Otávio Tarquínio de Souza, será no sentido inverso.

FOTOS
Crédito: Fábio Arantes / Secom
Foto 1 - Novo trecho da faixa exclusiva funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22.
Foto 2 - Ônibus têm circulação exclusiva na faixa à direita.
Foto 3 - Coletivos circulam na faixa exclusiva da Av. 23 de maio na altura do Viaduto Pedroso.
Foto 4 - Segunda etapa da faixa exclusiva no corredor Norte-Sul deve beneficiar mais de 260 mil passageiros.
Foto 5 - Novo trecho percorre vias do Túnel do Anhangabaú até a Av. Washington Luís.
Foto 6 - Ônibus percorre sentido sul das novas faixas exclusivas na Av. 23 de maio na altura do Viaduto Santa Generosa.
Foto 7 - Implantação incluiu a instalação de 103 placas de trânsito e 6.400 m² de pintura de sinalização horizontal.
Foto 8 - Nova etapa implanta 10,4 km de faixas exclusivas.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário