09AGO
Viagens gratuitas, exposição de fotos antigas e homenagens fazem parte da programação do 50º aniversário do início da circulação dos trólebus na cidade, que acontece segunda-feira (12). Promovido pela prefeitura e CET, o evento acontece na praça Mauá, às 12h. Um dos veículos da frota municipal de ônibus elétricos ficará estacionado no ponto final da Linha 20, e em seu interior o público poderá conferir fotos antigas deste tipo de coletivos, com imagens cedidas pelo Movimento Respira São Paulo.
Os passeios podem ser feitos nos trólebus da linha 20, com partidas das praças Mauá e da Independência (Gonzaga), durante todo o dia. Antigos e atuais funcionários dos trólebus receberão homenagens, assim como representantes do Movimento Respira São Paulo.
Os trólebus começaram a circular em Santos em 12 de agosto de 1963. Eram cinco veículos fabricados na Itália pela Fiat/Alfa Romeo/Marelli, que rodavam na linha 5, entre Centro e Aparecida. O sistema cresceu, e Santos chegou a contar com 76 km de rede aérea, onde transitavam 50 coletivos elétricos.
O sistema diminuiu em virtude da dificuldade em conseguir peças de reposição para os carros, até que a indústria nacional passou a fabricar trólebus. Novos veículos foram adquiridos nos anos 1980, mas o sistema foi quase totalmente desativado entre 1994 e 1996. Atualmente Santos conta com seis trólebus, que rodam na Linha 20.
Fonte: Prefeitura de Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário