Pedro Constantino é dono agora das Transcorp. Família também controla a Turb
ADAMO BAZANI – CBN
Com Folha de São Paulo – Ribeirão Preto
A família do fundador da Gol Linhas Aéreas, Constantino de Oliveira,
é conhecida por deter uma parcela significativa de empresas de ônibus
em todo o País.
Em algumas cidades, a concentração da família aumenta, como em Ribeirão Preto, no Interior de São Paulo.
A empresa Transcorp, que integra o Consórcio Pró-Urbano foi comprada
por Pedro Constantino, primo dos fundadores da Gol e, em Ribeirão
Preto, donos de outra empresa de ônibus do mesmo consórcio, a Turb.
Pedro Constantino chegou a consultar a prefeita, Darcy Vera, por se
tratar de serviços de concessão. Mas pelo negócio ser compra direta,
sendo transação entre empresas, a prefeita entendeu que o poder público
não precisa se interferir.
Postura diferente de algumas cidades, como em Mauá, por exemplo, em a
prefeitura quis intermediar a venda da Leblon para a Estrela de Mauá e
até move ações judiciais tendo a Estrela como parte interessada ( Veja
no link: http://blogpontodeonibus.wordpress.com/2013/08/26/baltazar-estrela-de-maua-donisete-braga/ )
O negócio em Ribeirão Preto deve ser concluído nesta semana, com valor de R$ 30 milhões.
A Transcorp também opera em outras regiões, como Paulínia, também no
interior de São Paulo. A companhia pertence à família do presidente da
Passaredo Linhas Aéreas, José Luiz Felício Filho, e está em recuperação
judicial.
Nesta segunda-feira, Pedro Constantino se reuniu com representantes
das outras companhias do Consórcio: Rápido D’Oeste, Sertran (Sertãozinho
Transportes e Serviços Ltda) e Turb.
Pedro não fala em oligopólio. Ele alega que o fato de pertencer à
mesma família, não significa que o negócio seja do mesmo grupo
empresarial.
Mesma manobra é usada pelos Constantino na licitação dos transportes no Distrito Federal.
Constantino de Oliveira possui empresas de ônibus urbanos e rodoviários em vários estados.
Nos anos de 1980, ele criou e liderou o Grupo dos Mineiros,
constituído por Ronan Maria Pinto (Santo André – SP), Baltazar José de
Sousa (Mauá – SP), Renato Fernandes Soares (São Bernardo do Campo – SP),
Mário Elísio Jacinto (Imperatriz – MA) e nomes ligados a ele que nunca
atuaram com ônibus, surgem no setor de transportes coletivos, como David
Barioni Neto, da Estrela de Mauá, empresa criada por Baltazar José de
Sousa, que desde julho de 2012 tem Barioni como presidente. Barioni foi
executivo de Constantino na Gol.
Der acordo com a Folha, em Ribeirão Preto, Pedro Constantino deve arrematar a empresa apenas pagando as dívidas da companhia:
O consórcio Pró-Urbano, do qual a Transcorp faz parte com 30%,
entrou com uma ação na Justiça no começo deste ano para “legalizar” o
descumprimento do contrato. O grupo alega desequilíbrio financeiro para
fazer os investimentos previstos.
Segundo Constantino, em função desse desequilíbrio, a dívida da
Transcorp aumentou. De acordo com ele, existe a possibilidade do
pagamento pela aquisição ficar apenas com a dívida. O valor está sendo
auditado e deve ultrapassar R$ 30 milhões.
“A situação é tão complicada que a dívida da empresa [Transcorp] era
tão alta que a coisa [transação] está ficando pelo valor da dívida”.
Consórcio de empresas do transporte público
Transcorp
103 ônibus
Turb
101 ônibus
Rápido D’Oeste
103 ônibus
Sertran
38 ônibus
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Divulgação e Postagem: João Manoel (Equipe Litoralbus)
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