Leandro Cipriano, da Agência Brasília
Ônibus articulados levaram um total de 29 minutos para percorrer todo o trecho de ida e volta
BRASÍLIA (15/8/13) - Dois ônibus articulados fizeram hoje o teste operacional do Expresso DF no trecho entre a Rodoviária do Plano Piloto e o Balão do Aeroporto, para verificar a fluidez e a segurança no trânsito do novo modal de transporte.
“O objetivo é prever e nos planejar para quando o corredor exclusivo estiver funcionando, e ver as questões operacionais. Por isso escolhemos fazer no horário de pico, pois o teste tem que ser em condições reais de trânsito”, explicou o subsecretário de Políticas de Trânsito, Luiz Messina.
Ao todo, o percurso de ida e volta, que teve início às 18h13, levou 29 minutos para ser completado pelos dois ônibus.
Na ida, os coletivos seguiram pela faixa presidencial do Eixão Sul, a 50km por hora, e levaram 19 minutos até o Balão do Aeroporto.
Na volta, os coletivos demoraram apenas 10 minutos até a Rodoviária do Plano Piloto, a uma velocidade de 60km por hora, e utilizaram a mesma via dos veículos.
No segundo teste, que também será realizado hoje, os ônibus deixarão de usar a faixa presidencial na ida, e utilizarão apenas a via de veículos, para verificar quanto tempo será gasto nos horários de maior movimento.
EXPECTATIVA – Para os moradores da Santa Maria e Gama, que serão beneficiados até o próximo ano com o Expresso DF, a expectativa para usar o novo transporte que reduzirá o tempo no trânsito é grande.
“Eu demoro até três horas no trânsito entre minha casa e meu trabalho. Todos nós esperamos que com o novo transporte não precisaremos pegar mais esses engarramentos”, afirmou Ademir Wanderley, 41 anos, vigilante.
Para a estudante Patrickiyanne de Oliveira, 17 anos, também moradora do Gama, a principal vantagem do novo transporte será o conforto dos passageiros.
“Cansamos de pegar tanto engarrafamento. Com ele (o transporte) contamos que tudo fique melhor, mais rápido e mais confortável”, disse a estudante.
O Expresso DF- Eixo Sul ligará Gama, Santa Maria e Park Way diretamente ao Plano Piloto, com ônibus novos e maiores, previstos para começarem a rodar a partir de dezembro deste ano.
Fonte: Agência Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário