sábado, 1 de junho de 2013

VLT Começa a circular em Santos daqui um ano




   As obras do primeiro trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que 


vai modernizar o transporte público da região, tiveram início na manha do 

dia 29 de maio de 2013, na avenida Conselheiro Nébias.

   O trecho inicial, entre Barreiros (São Vicente) e a Conselheiro Nébias 

(Santos) tem 9,5 km e será servido por um terminal (Barreiros), uma 

estação de transferência (Centro de São Vicente), um pátio de apoio do 

VLT  e 11 estações de embarque/desembarque (seis em São Vicente e 

cinco em Santos). A previsão é que as obras sejam finalizadas em junho 

de 2014.


 Características do VLT

O VLT da Baixada Santista apresenta características inéditas no mercado 

brasileiro: é o primeiro com tração elétrica, piso 100% baixo – ao nível do 

chão, facilitando o deslocamento de pessoas com dificuldades de 

locomoção – e é o único a operar com capacidade para 400 passageiros 

em cada composição. Cada composição terá 7 (sete trens).

São veículos com janelas amplas, ar condicionado, luminárias de led 

(sistema que converte mais de 80% da energia em luz), espaço para 

cadeirantes e obesos e portas de plataforma, instaladas nas plataformas 

de embarque e que abrem de maneira sincronizada com as portas dos 

VLTs.

Foram adquiridos 22 veículos. Características: 2,65m de largura por 44m 

de comprimento; velocidade média de 25km/h (a máxima é de 80km/h). 

O cronograma de entrega prevê que o 1º Veículo deve ser entregue em 

junho de 2014. A entrega de todas as composições deve ser concluída 

até maio de 2015.


Segunda etapa terá 7,1 km

O segundo trecho do VLT, que compreende Porto-Conselheiro Nébias-

Valongo, terá dois terminais (Porto e Valongo), uma Estação de 

Transferência (Conselheiro Nébias), pátio de manobras no Porto e 14 

estações de embarque e desembarque.
Com 5,6 km e mais a extensão de 1,5 km entre a Estação Conselheiro 

Nébias e o porto, o trecho encontra-se em fase de licenciamento 

ambiental. As obras serão iniciadas assim que essa documentação for 

obtida junto ao IPHAN (instituto do Patrimônio Histórico e Artístico 

Nacional) e à Cetesb. 

01/06/2013

Divulgação e Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário