As obras de adequação da infraestrutura viária para a implantação dos corredores para ônibus começam neste sábado (15) em São José dos Campos. Os trabalhos de sinalização tiveram início na segunda-feira (10) na região central. O Projeto Corredores é uma ação da Prefeitura e tem como objetivo ampliar a mobilidade urbana da cidade, priorizando o transporte público.
Nesta primeira etapa, serão implantadas as faixas exclusivas nas avenidas José Longo, João Guilhermino, Madre Tereza, São José e Ademar de Barros. Também estão previstas faixas preferenciais nas ruas Paraibuna, Antônio Saes, Francisco Rafael, Siqueira Campos, Luiz Jacinto e Avenida São João.
Nas faixas exclusivas, a circulação é limitada ao transporte público e os carros só poderão circular para fazer conversões e ter acesso às garagens. Nas faixas prioritárias são permitidos pequenos deslocamentos dos demais veículos, porém, com prioridade para os ônibus.
Nessas obras viárias, estão previstas pequenas intervenções nas vias e calçadas no entorno dos corredores, para dar mais conforto ao usuário do sistema. Essas obras serão executadas pela Urbam e estarão prontas até o dia 15 de julho.
Transição
Após a entrega da sinalização viária da primeira etapa dos corredores está previsto um período de transição para que a população possa se adaptar ao novo sistema de circulação. A meta da Prefeitura é melhorar a qualidade do transporte público da cidade e aumentar o interesse das pessoas em usar esse tipo de transporte, impactando diretamente na mobilidade urbana e na qualidade de vida das pessoas. O objetivo dos corredores também é ampliar a velocidade média dos ônibus, diminuindo o tempo de viagem dos usuários.
Etapas
A segunda etapa do Projeto Corredores é composta pela implantação da fiscalização, para inibir o trânsito de carro nas faixas exclusivas e nas preferenciais. Na terceira etapa, virá a implantação dos Pontos de Embarque (PE), nos quais os passageiros farão o pagamento desembarcado, o que vai aumentar o conforto e diminuir o tempo de embarque e desembarque nos ônibus.
Fonte: Prefeitura de São José dos Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário