segunda-feira, 17 de junho de 2013

Santos - Tarifa do transporte coletivo municipal não terá reajuste

17/03/2013


Após avaliação técnica detalhada, a prefeitura definiu que não haverá aumento na tarifa do transporte coletivo municipal, que se mantém em R$ 2,90, diferentemente do que ocorre em outros municípios brasileiros. 

A empresa permissionária do sistema, a Viação Piracicabana, solicita desde janeiro a correção do valor e a administração municipal, com base na metodologia do Geipot (órgão ligado ao Ministério dos Transportes), analisou as planilhas de custos e os impactos das desonerações de impostos pelo governo federal, não identificando a necessidade de reajuste.

Por meio da medida provisória 617/2013, publicada no Diário Oficial da União em 31 de maio, as empresas do setor de transporte público tiveram a redução a zero das alíquotas de contribuição para o PIS/Pasep e Cofins. “Até o presente momento, os argumentos apresentados pela empresa são insuficientes para qualquer reajuste na tarifa”, explicou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, lembrando dos investimentos em andamento desde o início do ano para melhoria do transporte coletivo.

“Santos é a primeira cidade do país a contar com ônibus coletivos com internet wi-fi (sem fio). Modernizamos o sistema e incentivamos a bilhetagem eletrônica para beneficiar o usuário, pois iremos implantar o bilhete único com início do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos)”. Outro benefício destacado é a redução da passagem em 50% (valor de R$ 1,45) aos domingos para os usuários que utilizam o cartão transporte (CT). Desde o último dia 23 de maio, os passageiros devem utilizar o cartão para embarque nas linhas municipais.

Atualmente 96% dos passageiros utilizam o cartão (vale transporte, comum, de estudante ou múltiplo) ou têm direito à gratuidade, o que contribui para a redução de assaltos, fim da dupla-função dos motoristas e maior agilidade nas viagens. A frota municipal tem idade média de apenas 1,8 ano e é 100% dotada de acessibilidade para pessoas com deficiências, além de contar com 30 veículos com ar condicionado e internet sem fio, sendo que seis deles com piso rebaixado.

Saiba mais
O cálculo da tarifa do transporte é feito por meio de uma planilha de custos, de acordo com metodologia do GEIPOT, órgão ligado ao Ministério dos Transportes. O valor obtido é influenciado diretamente pelas características de cada sistema de transporte, tais como idade média da frota, tipo de veículos, folha de pagamento dos empregados da operadora, número de gratuidades, quantidade de passageiros transportados e quilometragem percorrida.

Fonte: Prefeitura de Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário