Cartão atual continuará valendo; população fará a migração de forma gradativa para o sistema de integração tarifária
Santo André, 20 de maio de 2013 – O Bilhete Único entrará em operação em Santo André a partir do dia 10 de junho. O esforço inicial é priorizar o cadastro e adesão ao novo sistema de 50% dos usuários que não possuem qualquer tipo de cartão e fazem o pagamento das passagens em dinheiro. A ideia é que a transição para o sistema de integração tarifária ocorra de maneira gradativa, a partir da leitura dos dois cartões – o modelo atual e o futuro Bilhete Único – no novo validador.
O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (20), no Paço Municipal, pelo prefeito Carlos Grana, representantes do Executivo e empresários do setor. “Queremos tranquilizar a população para que, sem pressa, os moradores e as moradoras da cidade possam migrar para o Bilhete Único andreense. Vamos ter, pelo menos, quatro meses para a troca do antigo cartão para os novos. Até que todos os usuários do antigo sistema se cadastrem, os antigos não deixarão de funcionar”, destacou o chefe do Executivo.
A inovação tecnológica permitirá a leitura da impressão digital para os passageiros que têm direito à gratuidade. O cadastramento e distribuição dos novos cartões seguirão um cronograma, que levará em conta aspectos como a data de nascimento. O atendimento ocorrerá no posto da AESA (Associação das Empresas de Sistema de Transporte de Santo André) e em um espaço descentralizado que será montado no Paço Municipal.
“A palavra de ordem é tranquilidade. De maneira progressiva e calma, vamos efetuando a troca dos atuais cartões para o novo modelo do Bilhete Único. Além disso, a implementação do novo sistema trará mais segurança ao usuário e ao sistema como um todo, retirando o dinheiro de circulação dos ônibus”, avaliou o diretor da SA-TRANS (Santo André Transportes), Leandro Petrin.
Segundo estimativa inicial, o sistema deve beneficiar cerca de 7% dos usuários do transporte público municipal – cerca de 300 mil passageiros. Após a implantação e maturação da integração tarifária no município, a SA-TRANS fará pesquisa de demanda, origem e destino para avaliar o desempenho do programa e fazer as adequações necessárias.
“O Bilhete Único andreense permitirá mudanças culturais nas pessoas, definindo novos perfis de usuários. Assim, será possível fazer a revisão de todos os itinerários, trazer maior informação nas paradas de ônibus e, conseqüentemente, à medida que o projeto se concretiza, atrair mais usuários ao sistema, trazendo melhora na mobilidade na cidade. Por meio da Pesquisa Origem e Destino, vamos avaliar onde Santo André se move com esta nova política pública implementada no governo Carlos Grana”, ressaltou o secretário de Obras, Paulinho Serra.
As manobras iniciais incluem a tabulação de dados para possibilitar uma revisão nos itinerários. Com os primeiros estudos concluídos, o Executivo apresentará aos parlamentares o resultado da primeira amostra.
REFORÇO – A Administração conta com um planejamento estratégico agressivo no sentido de conferir agilidade e melhorias às questões ligadas à mobilidade urbana e ao transporte público municipal. Além do Bilhete Único, serão disponibilizados à população 70 novos ônibus com acessibilidade, que fortalecerão a operação, desafogando o trânsito a partir da descentralização das integrações na região central, da criação de 13 novos corredores de ônibus e de intervenções para otimizar o fluxo de veículos e de pedestres.
Segundo dados da SA-TRANS, a frota atual é de 404 ônibus, que operam em 48 linhas, executando uma média de 4,3 mil viagens nos dias úteis e cerca de 300 mil por mês. “Todos os veículos são monitorados via GPS, o que nos permite acompanhar e corrigir falhas na operação. Estudamos, adicionalmente, o acesso do usuário às informações via SMS nos celulares e painéis em pontos estratégicos”, adiantou Paulinho Serra.
FUNCIONAMENTO DO BILHETE ÚNICO – Com o pagamento de apenas uma tarifa, o usuário poderá utilizar mais de um ônibus ou linha para chegar ao seu destino por um período de até 90 minutos para ida. Pagando outra passagem, válida por igual período, o passageiro pode realizar trajeto de volta utilizando mais de um veículo/linha.
O controle biométrico – por meio das digitais – vai otimizar o sistema de bilhetagem eletrônica, eliminando fraudes, sobretudo aos passageiros que têm direito à gratuidade integral ou parcial, como estudantes, idosos e portadores de necessidades especiais.
O sistema garantirá aos usuários redução de gastos com o transporte, além de agilizar o deslocamento, uma vez que não será mais necessário percorrer trechos a pé em busca de economia. A recarga dos créditos dos cartões poderá ser realizada em diversos locais, descentralizando o serviço antes possível apenas na AESA, facilitando a adesão à bilhetagem eletrônica.
A operação foi formulada com intuito de permitir, no futuro, uma integração metropolitana a partir da convergência do transporte regional com outras modalidades, como o Metrô (Linha 18), Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e a CPTM, ampliando a adesão de passageiros e beneficiando a população que utiliza este meio para se locomover.
Sobre a Secretaria de Obras e Serviços Públicos
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos é subdividida em departamentos para facilitar sua atuação ampla. A Pasta é responsável por elaborar estudos e projetos de construção e manutenção de obras e equipamentos públicos. Desenvolve serviços de manutenção do sistema viário, urbanização e manutenção de praças e áreas verdes, poda, plantio de árvores, roçagem, capina, manutenção da rede de iluminação pública, gerencia os transportes públicos no município, além de administrar parques e cemitérios públicos municipais, fiscalizando cemitérios particulares.
A respeito de Santo André
Santo André foi fundada oficialmente em 8 de abril de 1553. Localizada no Grande ABC – região metropolitana de São Paulo, distante 18 km da Capital – a cidade fica em região estratégica para o setor logístico. Com área de 174,38 km², o município está inserido no principal polo econômico do país, próximo das principais rodovias estaduais e federais que dão acesso ao porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e Congonhas.
Conforme último censo, divulgado em 2011, a cidade possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do país e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2013 é de R$ 2,4 bilhões.
Fonte: Prefeitura de Santo André
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