domingo, 7 de abril de 2013

Campinas - Usuários vão poder receber 'alerta' sobre chegada de ônibus

03/04/2013 - 18:18


As secretarias municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, de Transportes e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) deram o pontapé inicial no Programa Embarque Acessível, que disponibilizará à população sistema de automação e monitoramento digital de frota para dispositivos móveis (tablets e celulares), possibilitando ao usuário receber uma mensagem em seu aparelho móvel quando o ônibus estiver chegando no ponto.

Nossa administração busca incluir as pessoas e garantir o direito de todos a serviços públicos de qualidade, por isso o Programa Embarque Acessível entra como prioridade no nosso planejamento”, afirmou o prefeito Jonas Donizette na terça-feira (2), durante a entrega de novos ônibus do Sistema Intercamp no Terminal Barão Geraldo.


A implantação desse sistema nos ônibus de Campinas, em cumprimento à determinação incluída nos cem dias de governo, demonstra um novo olhar que vem permeando esta administração. A autonomia das pessoas com deficiência visual, juntamente com a segurança de todos que saberão os horários em que os ônibus estarão nos pontos, permitirá que os usuários do transporte coletivo tenham maior qualidade de vida porque poderão aproveitar melhor o seu tempo de trabalho ou na convivência com amigos. A acessibilidade aumenta a qualidade de vida para todos.” afirma a secretária Emmanuelle Alkmin.

A partir desta quinta-feira, dia 4 de abril, a Emdec iniciará o cadastro de fornecedores. O objetivo é identificar no mercado empresas capacitadas em desenvolver soluções técnicas para implantar um sistema de alerta nos pontos de ônibus que auxilie pessoas com restrição visual sobre horários, partidas e chegadas, aproximação dos veículos e eventuais alterações de itinerário.

Conhecemos alguns sistemas semelhantes implantados em outras cidades e temos certeza que traremos um grande valor social ao Sistema Intercamp oferecendo um serviço que trará mais autonomia a esses usuários”, destaca o secretário de Transportes, Sérgio Benassi.

O Chamamento Público Número 001/2013 foi publicado nesta quarta, 3, noDiário Oficial do Município (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial), na página 13. As empresas interessadas deverão se cadastrar de 4 de abril até 6 de junho, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h. O edital pode ser obtido na Gerência de Licitações e Contratos da Emdec, à Rua Salles de Oliveira, 1.028, Vila Industrial, com gravação em CD-R; ou solicitando pelo e-mail licitacoes@emdec.com.br Também é possível obtê-lo na página da Emdec na internet, endereço www.emdec.com.br

Uma comissão técnica formada por membros das secretarias fará a avaliação e o credenciamento das empresas que se cadastrarem. As interessadas deverão implantar seus sistemas para teste em quatro veículos das linhas 3.66 – Vila Orosimbo Maia, cujo itinerário atende o Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores e o Centro Cultural Louis Braille, e 3.77 – Vila Marieta/Shopping Dom Pedro, que também passa pelo Centro Louis Braille.

Os testes serão realizados em 30 dias, prorrogáveis por mais 30. Se aprovadas, as empresas serão homologadas para se tornarem possíveis fornecedoras. Não haverá custo para a Administração para a realização dos testes e implantação do sistema, cuja responsabilidade será das concessionárias do transporte público.

A iniciativa dá partida no Programa Embarque Acessível, projeto anunciado pelo prefeito Jonas Donizette que garantirá melhor acesso aos passageiros cegos ou com visão reduzida, além de cumprir a Lei Federal Nº 12.587, que estabelece diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

O projeto visa incluir soluções de tecnologia da informação que alertem em aparelhos portáteis a aproximação dos ônibus desejados. O usuário receberá um sinal sonoro ou mensagem em seu celular ou tablet de que o ônibus esperado está chegando; o motorista do coletivo também será avisado pelo sistema de que há um usuário daquela linha no ponto. Os sistemas apresentados pelas empresas deverão cumprir alguns requisitos, como localização geográfica do veículo em qualquer ponto da cidade, data e horário da medição, prefixo do veículo e linha operada e informação da passagem pelo ponto.

O usuário poderá escolher a linha de ônibus para ativar em seu aparelho. O sistema também dará orientações sobre origem e destino das linhas, informará sobre pontos e linhas para um determinado destino, horário de chegada a determinado ponto e tempo de espera. Fará, ainda, interface com painéis de mensagem variável, como o existente na Avenida Prestes Maia.

O sistema de alerta nos ônibus fará comunicação com os equipamentos de GPS (Sistema de Posicionamento Global) que deverão ser instalados nos veículos do transporte coletivo, como previsto na concessão. Atualmente, existem 1.247 veículos no Sistema Intercamp.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário