A tarifa do transporte coletivo de Curitiba e municípios integrados será de R$ 2,85 a partir de zero hora de quinta-feira (dia 14). O valor já leva em conta a possibilidade do corte, pelo governo do Estado, do subsídio criado no ano passado e que beneficia os municípios da Região Metropolitana. “Não seria justo transferir para a população o custo do fim do subsídio”, disse o prefeito Gustavo Fruet.
Fruet explica que, sem o aporte do governo estadual, o custo real da passagem, para manter a integração com os 13 municípios vizinhos da capital, chegará a R$ 3,13. Essa diferença de 28 centavos, para cobrir os custos desses municípios, será, a partir de maio, responsabilidade da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba)
- Domingueira terá tarifa proporcionalmente menor do que quando foi criada
- Custear a integração é responsabilidade da Comec
O prefeito anunciou também uma auditoria no transporte coletivo. Junto com a criação da comissão que vai analisar a composição da tarifa e o funcionamento do sistema, essa medida dará transparência ao transporte público da capital.
O reajuste na tarifa é de 9,6%. Entre outros componentes, pesam nesta tarifa o aumento nos preços do combustível e lubrificantes (12,3%); pneus (7,8%) e reajuste salarial de motoristas e cobradores (10,5%), além do custo de peças e acessórios, de 1,17%, e do preço dos ônibus, também de 1,01%.
Outro dado importante nesta conta foi a redução em 2,1% do número de passageiros em 2012, ou seja, 500 mil passageiros a menos por mês. Como a tarifa é, na prática, o rateio do custo do transporte, quanto menor o número de pagantes, maior o custo por passageiro. Este custo é o valor pago às empresas de transporte. Na média, o curitibano utiliza dois ônibus pagando uma só tarifa. Por dia útil são 2,3 milhões de passageiros transportados e 1,1 milhão de passageiros pagantes. Também estão nesta conta os 3,6 milhões de deslocamentos mensais de pessoas isentas, que não entram no rateio dos custos. Previstas em lei, as isenções representam 15% do valor da tarifa.
Domingueira
O reajuste se estende à tarifa especial de domingo, a chamada domingueira, que passa a R$ 1,50. Congelada há oito anos, a domingueira é subsidiada pelos próprios passageiros, que pagam o custo real diluído na tarifa dos dias úteis. O reajuste aplicado neste ano, de 50%, fica abaixo da inflação do período - que foi de 52%.
Linhas especiais.
A tarifa da Linha Turismo passa de R$ 27,00 para R$ 29,00 e a linha Circular Centro passa de R$ 1,60 para R$ 1,70.
Abaixo nota oficial sobre o reajuste da tarifa.
NOTA OFICIAL
Nova tarifa, auditoria e integração do transporte coletivo
Nova tarifa, auditoria e integração do transporte coletivo
O custo da passagem na Rede Integrada de Transporte (RIT), com o aumento do salário dos motoristas e cobradores e demais reajustes e sem o subsídio criado no ano passado pelo governo estadual, chegou a R$ 3,1292. A Prefeitura de Curitiba, no entanto, não repassará para os usuários o impacto do fim do subsídio, e manterá a tarifa em R$ 2,85.
Esse valor, que será cobrado a partir de zero hora de quinta-feira, 14, cobre o custo da passagem na capital. Cabe ainda à Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), do governo estadual, homologar a tarifa a tarifa nos 13 municípios vizinhos integrados.
AUDITORIA – O prefeito Gustavo Fruet determinou auditoria na Urbs, no FUC (Fundo de Urbanização de Curitiba) e nos contratos com as empresas de ônibus. Os serviços especializados estão em processo de contratação.
COMISSÃO – Em paralelo à auditoria, a comissão instituída pelo prefeito para avaliar o sistema e dar transparência à tarifa deverá apresentar o relatório até o dia 6 de junho.
MELHORIAS – O prefeito Gustavo Fruet determinou a todo o corpo técnico da Prefeitura um esforço conjunto para melhoria da qualidade do transporte. Até meados de abril deve ser concluída a reforma da Avenida Marechal Floriano, entre o Terminal do Carmo e o Terminal Boqueirão, que havia sido abandonada no ano passado. O prefeito determinou prioridade na conclusão do desalinhamento das estações-tubo da Avenida Paraná, para agilizar a implantação do Ligeirão Santa Cândida. Também foram determinadas medidas para estimular o uso do transporte público, já que há vários anos a cidade vem perdendo passageiros, o que aumenta o custo da tarifa.
Fonte: Prefeitura de Curitiba
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