O
BRS (Bus Rapid Service) já alcançou um total de 29 km de extensão entre
a Zona Sul e o Centro. As faixas exclusivas do Centro já abrangem a Av.
Rio Branco, 1º de Março e Antônio Carlos e a Presidente Vargas, uma das
vias de maior circulação da região.
As 187 linhas municipais e intermunicipais que passam pela Avenida
Presidente Vargas tiveram seus pontos de parada modificados. Com as
mudanças —inicialmente realizadas apenas nas pistas centrais, as linhas
foram divididas em seis grupos, um deles apenas para os coletivos
intermunicipais. Cada grupo terá pontos específicos, compartilhados ou
não com os demais. Os ônibus municipais poderão usar 11 pontos no
sentido Candelária e 16 no sentido inverso. Já os intermunicipais
poderão parar em cinco pontos da pista central no sentido Centro. Na
volta, haverá apenas um ponto na altura da Candelária. A partir daí, os
ônibus intermunicipais continuarão a passar pela pista lateral da
avenida.
O funcionamento do BRS Presidente Vargas funciona apenas nos dias
úteis, diferentemente do que ocorre em outras faixas preferenciais já
implantadas, com horário entre 6h e 21h.
Uma das prioridades do sistema é a organização do tráfego, gerando
mais fluidez ao trânsito e mais comodidade para os usuários. Dando
melhores condições de circulação aos veículos, o bairro, seus moradores e
o meio ambiente saem ganhando.
Este serviço pretende reduzir os congestionamentos. A expectativa do
Rio Ônibus é que o corredor permita a redução da frota de 15% a 20%, e
com a otimização dos itinerários e pontos, ajudar a atingir a meta de
redução do tempo estimado para o trajeto em até 30%, além de aumentar a
segurança no trânsito. A preocupação com a sustentabilidade ambiental
também está incluída no projeto. Com a frota de ônibus reduzida, haverá
redução do consumo de combustíveis, diminuindo assim a emissão de gases
poluentes.
Com
a operação na Presidente Vargas — um trajeto de 3,5 quilômetros do
Trevo das Forças Armadas à Candelária —, a cidade passou a contar com 29
quilômetros de vias preferenciais para ônibus. Criado em fevereiro de
2011 na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, e posteriormente nas ruas
Barata Ribeiro e Raul Pompéia (Copacabana), Visconde de Pirajá e
Prudente de Morais (Ipanema), e nas avenidas Ataulfo de Paiva e General
San Martin (Leblon), o BRS (Bus Rapid Service), corredor exclusivo para
ônibus, chegou às avenidas Princesa Isabel e Lauro Sodré, Botafogo. Em
dezembro do mesmo ano, foi a vez do Centro do Rio, nas avenidas 1º de
março e Presidente Antônio Carlos, ser brindado com o BRS. Em março
entrou em funcionamento a pista da Presidente Vargas, cumprindo mais uma
etapa importante da implantação das vias preferenciais.
Saiba mais sobre o BRS.
Acesse: www.fetranspor.com.br/brs
Fonte: http://www.rioonibus.com/2012/03/08/rio-ja-tem-29-quilometros-de-brs/
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