Crédito: Divulgação EMDEC
Os usuários do transporte público coletivo de Campinas têm a opção de contar com o Bilhete Único (BU). O BU é um cartão individual, intransferível (não pode ser utilizado por outra pessoa) e inteligente, que armazena créditos em dinheiro para o pagamento de passagens no Sistema InterCamp (sistema de transporte público coletivo municipal).
Com ele, o usuário pode fazer integrações, ou seja, utilizar os veículos do InterCamp pagando somente uma tarifa, no período de 1h30, de segunda a sábado; ou de 2h, aos domingos e feriados. O conceito adotado pelo Bilhete Único é o da integração temporal, sem qualquer tipo de restrição de uso no sistema, proporcionando economia. Além disso, o uso do cartão evita o pagamento da tarifa por meio de dinheiro, aumentando a segurança dos usuários e operadores e proporcionando maior agilidade operacional.
Os créditos do BU são vendidos nos postos administrados pela Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) nos terminais urbanos de Barão Geraldo, Campo Grande, Central, Mercado, Metropolitano e Ouro Verde. Além dos postos nos terminais e na sede da Transurc, o usuário de ônibus municipal também pode comprar os créditos na rede autorizada. Atualmente, são cerca de 290 pontos, distribuídos por toda a cidade, em locais como bancas de revistas, drogarias, padarias, papelarias e mercados.
Tipos de Bilhete Único
Comum: é o cartão de uso geral, que garante a integração no Sistema InterCamp.
Vale-transporte: fornecido ao usuário mediante vínculo com a empresa empregadora. É um benefício que a empresa antecipa ao trabalhador para o deslocamento ao trabalho, conforme leis federais Nº 7.418/85 e 7.855/89.
Escolar: fornecido aos estudantes dos ensinos fundamental, médio ou de cursos profissionalizantes das redes pública ou privada de Campinas, residentes na cidade e que morem a mais de mil metros do estabelecimento de ensino, conforme Lei Nº 9.788/98.
Gratuito: destinado aos moradores de Campinas, incapacitados para qualquer tipo de trabalho por deficiência física, sensorial, mental, orgânica ou múltipla, sujeitos à avaliação médica especializada de entidades públicas de saúde ou conveniadas com a Prefeitura, conforme Lei Nº 8.616/95.
Idoso: destinado às pessoas com mais de 65 anos. O Cartão Idoso é opcional, uma vez que a apresentação da carteira de identidade é o documento oficial exigido para o acesso gratuito desse público no transporte em todo o país, conforme Artigo 39 da Lei Federal Nº 10.741/03 e Artigo 230, Parágrafo 2º, da Constituição.
Mais informações
Para obter mais informações sobre o Bilhete Único, o usuário pode acessar o site da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), no endereço eletrônico www.emdec.com.br; e entrar na seção “Transporte”, “Bilhete Único”. Ou ligar no telefone (19) 3772-1517, da EMDEC.
Já a Transurc fica na Rua Onze de Agosto, 757, Centro. O atendimento é realizado das 8h às 18h. O site da Transurc é o www.transurc.com.br; e o telefone 0800 014 0204.
Fonte: Prefeitura de Campinas
Nenhum comentário:
Postar um comentário