quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Marcopolo amplia sua atuação no cenário mundial e compra 20% da empresa canadense New Flyer


Marcopolo compartilhou um link.






Caxias do Sul, 23 de janeiro de 2013: A Marcopolo, empresa brasileira líder na produção de carrocerias para ônibus, informa que assinou, nesta data, contrato de investimento estratégico no valor de C$116,4 milhões (dólares canadenses) para subscrever 11.087.834 novas ações ordinárias a serem emitidas pela New Flyer Industries Inc., representando 19,99% do capital social desta Companhia. 
As ações ordinárias serão emitidas ao preço de C$10,50 por ação. Na primeira etapa a Marcopolo subscreverá 4.925.530 novas ações ordinárias a serem emitidas em ou até 01 de março de 2013 pelo valor de C$51,7 milhões, e as demais 6.162.304 ações ordinárias serão subscritas pela Marcopolo pelo mesmo preço unitário em uma única parcela em até doze meses a partir desta data com base na necessidade de investimento ou de financiamento da New Flyer. O investimento está sujeito à aprovação da Bolsa de Valores de Toronto, Canadá.

A New Flyer, sediada em Winnipeg, Canadá, é líder na produção de ônibus urbanos no Canadá e Estados Unidos e registrou receita líquida de US$ 926,0 milhões com produção de 1.800 unidades em 2011. A companhia é reconhecida por seu pioneirismo e inovação na aplicação de novas tecnologias. A New Flyer conta com uma força de trabalho de mais de 2.200 colaboradores e oferece a mais ampla linha de produtos nos Estados Unidos, incluindo sistemas de acionamento por diesel limpo, gás natural, motores elétricos e híbridos. A Companhia já entregou mais de 32 mil ônibus no Canadá e Estados Unidos e conta com uma ampla rede de assistência técnica e peças de reposição. A New Flyer possui três fábricas, sendo uma em Winnipeg, Canadá, uma em St. Cloud, MN, e outra em Crookston, MN, ambas nos Estados Unidos, além de uma fábrica de peças em Elkhart, nos Estados Unidos, e quatro centros de distribuição. Para maiores informações, acesse: www.newflyer.com
A New Flyer planeja utilizar o valor líquido do investimento da Marcopolo para amparar sua estratégia de crescimento e diversificação, de acordo com o planejamento estratégico da empresa, e para objetivos corporativos gerais.
As empresas assinaram também um Memorando de Entendimento para explorar oportunidades de cooperação em questões de engenharia, técnicas, de compra e operacionais, com foco na redução dos custos de fabricação e pós-venda de peças da New Flyer.  As empresas acordaram em avaliar a introdução da tecnologia e dos produtos da Marcopolo nos mercados do Canadá e EUA por meio da New Flyer, bem como a introdução da tecnologia e dos produtos da New Flyer em outros mercados.
O acordo de investimento permite à Marcopolo nomear um membro do Conselho de Administração da New Flyer, desde que mantenha ao menos 10% das ações ordinárias da empresa, e permite à Marcopolo direitos adicionais de subscrição na compra de novas ações em determinadas circunstâncias para manter a sua participação proporcional na New Flyer.  A Marcopolo aceitou algumas restrições, incluindo a exigência de manter as ações adquiridas por um período mínimo de dois anos e a restrição na aquisição de novas ações da New Flyer pelo mesmo período. O contrato também estabelece que, se a New Flyer futuramente entrar em acordo envolvendo a aquisição de todas as suas ações e patrimônio, a Marcopolo poderá, dentro de certas limitações, concordar em vender as suas ações como parte da transação, a menos que faça uma proposta entendida pela Diretoria como superior, ou com a autorização dos acionistas da New Flyer.
De acordo com José Rubens de la Rosa diretor-geral da Marcopolo, “O investimento está alinhado com a estratégia de crescimento da empresa e marca a entrada definitiva da Companhia nos mercados dos Estados Unidos e Canadá, dois dos mais sofisticados do mundo. A New Flyer tem experiência na fabricação de produtos com alto padrão de especificação e sofisticação e no desenvolvimento e aplicação de tecnologias sustentáveis, como veículos híbridos e movidos a combustíveis renováveis e alternativos”.
Um dos maiores fabricantes de ônibus do mundo, a Marcopolo prevê, conforme guidance divulgado no dia 19 de dezembro de 2012, atingir uma receita líquida consolidada de R$ 4,3 bilhões em 2013, com a produção global de 35,2 mil unidades.

Fonte: Marcopolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário