O sistema de transporte de Curitiba foi tema de 106 congressos, seminários, encontros e visitas técnicas ao longo de 2012. Na média, a cada dois dias úteis o transporte curitibano foi apresentado a prefeitos, governadores, secretários, ministros, técnicos, especialstas e acadêmicos de diferentes estados e cidades do Brasil e do exterior.
Técnicos e diretores da Urbs, empresa que gerencia o transporte coletivo em Curitiba, apresentaram o sistema de transporte em sete congressos e eventos no país - entre eles a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20 – e em eventos na Colômbia, Chile e Peru. A cidade foi destaque na Rio + 20 com a apresentação do Hibribus, o ônibus movido a eletrecidade e biocombustível que entrou na frota a partir de setembro.
Em Curitiba, quase 1,2 mil pessoas foram atendidas pela Urbs em 96 visitas técnicas, quando delegações vêm à cidade para conhecer de perto o seu funcionamento. Este número é o dobro do registrado em 2011, de cerca de 600 pessoas.
A maior parte das delegações (63,5%) veio do exterior. Por continente, a maior representação foi da Ásia (38%) sendo a China o país com maior participação. E em segundo ficou a América do Norte com 20%, na maioria vinda dos Estados Unidos. Das 35 delegações nacionais, a maioria foi da região Sul (29%) e Sudeste (23%).
Curitiba ficou conhecida pelo seu transporte a partir da década de 1970, com a implantação das primeiras vias exclusivas para ônibus, conhecidas pelos curitibanos como canaletas. Na década de 1990 a cidade inaugurou o primeiro biarticulado do mundo, na época chamado de metrô de superfície, trafegando exclusivamente pelas canaletas. Uma inovação de Curitiba que hoje é conhecida mundo afora como BRT, ou Transporte Rápido por Ônibus.
Técnicos e diretores da Urbs, empresa que gerencia o transporte coletivo em Curitiba, apresentaram o sistema de transporte em sete congressos e eventos no país - entre eles a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20 – e em eventos na Colômbia, Chile e Peru. A cidade foi destaque na Rio + 20 com a apresentação do Hibribus, o ônibus movido a eletrecidade e biocombustível que entrou na frota a partir de setembro.
Em Curitiba, quase 1,2 mil pessoas foram atendidas pela Urbs em 96 visitas técnicas, quando delegações vêm à cidade para conhecer de perto o seu funcionamento. Este número é o dobro do registrado em 2011, de cerca de 600 pessoas.
A maior parte das delegações (63,5%) veio do exterior. Por continente, a maior representação foi da Ásia (38%) sendo a China o país com maior participação. E em segundo ficou a América do Norte com 20%, na maioria vinda dos Estados Unidos. Das 35 delegações nacionais, a maioria foi da região Sul (29%) e Sudeste (23%).
Curitiba ficou conhecida pelo seu transporte a partir da década de 1970, com a implantação das primeiras vias exclusivas para ônibus, conhecidas pelos curitibanos como canaletas. Na década de 1990 a cidade inaugurou o primeiro biarticulado do mundo, na época chamado de metrô de superfície, trafegando exclusivamente pelas canaletas. Uma inovação de Curitiba que hoje é conhecida mundo afora como BRT, ou Transporte Rápido por Ônibus.
O americano Jeff Gulden engenheiro de tráfego e estudante de pós-graduação em Planejamento de Transporte, diz que é incrível uma proposta da década de 60 ser seguida até hoje. Gulden fala sobre o Plano Diretor de Curitiba, que foi aprovado em 1966 pela Lei 2828, onde o planejamento urbano e sua aplicação têm como base o tripé formado por uso do solo, sistema viário e transporte coletivo, pensados juntos.
O estudante observa que o plano diretor não mudou, e o transporte continua sendo prioridade. “O transporte coletivopúblico virou parte da cultura local, é uma característica, uma identidade da cidade, é incrível ver que o plano diretor de quatro décadas ainda é seguido e continua em expansão”, observa Gulden.
Hoje Curitiba conta com 81 quilômetros de vias exclusivas divididas em seis eixos: Norte-Sul inaugurados em 1974, Boqueirão em 1977, Leste-Oeste em 1980, e Linha Verde em 2009, sexto corredor de transporte da cidade e que está sendo ampliado agora no sentido norte. Nessas vias circula uma frota total de 186 expressos biarticulados.
O estudante observa que o plano diretor não mudou, e o transporte continua sendo prioridade. “O transporte coletivopúblico virou parte da cultura local, é uma característica, uma identidade da cidade, é incrível ver que o plano diretor de quatro décadas ainda é seguido e continua em expansão”, observa Gulden.
Hoje Curitiba conta com 81 quilômetros de vias exclusivas divididas em seis eixos: Norte-Sul inaugurados em 1974, Boqueirão em 1977, Leste-Oeste em 1980, e Linha Verde em 2009, sexto corredor de transporte da cidade e que está sendo ampliado agora no sentido norte. Nessas vias circula uma frota total de 186 expressos biarticulados.
A jornalista americana e escritora Roberta Brandes Gratz, é autora dos livros The Living City e Cities Back from the Edge, que fala sobre a influência do transporte na regeneração das cidades. Para Brandes o modelo de transporte de Curitiba é inovador e influencia o crescimento das cidades. Ela se refere ao Sistema Trinário; um corredor exclusivo para ônibus no centro, ladeado por vias de tráfego lento com sentidos opostos; e mais duas ruas paralelas de tráfego rápido, uma no sentido bairro e outra no sentido centro.
Mas a cidade de Curitiba não se destaca somente pelos seus corredores exclusivos e seus ônibus mas por todo um sistema de transporte, o que inclui a integração que permite a troca de ônibus sem pagar nova passagem, o uso de biocombustível, e o sistema ligeirão com ultrapassagens nas canaletas, possível a partir do desalinhamento das estações. São experiências que surgiram em Curitiba, que deram certo e que atraem o interesse em diferentes partes do mundo, como mostra o relatório interno de visitas técnicas e participações em eventos.
A Rede Integrada de Transporte (RIT) atende 14 municípios incluindo Curitiba. Estas cidades são interligadas por uma rede de linhas que proporciona uma ampla mobilidade e responde por 2,3 milhões de passageiros transportados por dia útil. A frota operante, de 1.920 ônibus, percorre, por dia 480 mil quilômetros em 21 mil viagens.
Fonte: Prefeitura de Curitiba
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