segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

São Paulo - Prefeitura entrega 25 novos táxis acessíveis

3 de Dezembro de 2012 - 15:40



Os 25 novos táxis são adaptados para transportar pessoas portadoras de deficiência física, idosos com dificuldades de locomoção, pessoas acidentadas e gestantes, entre outros passageiros com mobilidade reduzida. Com esses veículos, a cidade de São Paulo conta agora com uma frota de 93 táxis acessíveis.


O prefeito de São Paulo entregou na manhã desta segunda-feira (3/12), na Praça Heróis da FEB (Força Expedicionária Brasileira), em Santana, Zona Norte, o último lote de 25 novos táxis adaptados para transportar pessoas portadoras de deficiência física, idosos com dificuldades de locomoção, pessoas acidentadas e gestantes, entre outros passageiros com mobilidade reduzida. Com esses veículos, a capital conta agora com uma frota de 93 táxis acessíveis.

Segundo o prefeito, a atual gestão investiu na ampliação do transporte público com sistemas de acessibilidade. “A cidade avançou na mobilidade e houve um empenho no sentido de atender as pessoas com deficiência”, disse. “Hoje esta população, além de contar com os novos táxis, também têm à disposição cerca de 9 mil ônibus adaptados para atendê-los”, ressaltou o prefeito.

O Táxi Acessível teve início em 17 de fevereiro de 2009 e, desde então, prestou 60 mil atendimentos. Inicialmente, o serviço era exclusivo para pessoas portadoras de deficiência motora, mas em fevereiro deste ano passou a atender pessoas com mobilidade reduzida, permanente ou temporária, com deficiências visuais e auditivas, além de idosos, gestantes, lactantes e pessoas com crianças de colo. “Os táxis acessíveis são o exemplo de uma cidade no mundo da inclusão. Um transporte digno proporciona, sem dúvida, a qualidade de vida à pessoa com deficiência”, avaliou o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.


Os veículos são adaptados conforme as normas técnicas estabelecidas pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e por portarias editadas pela Secretaria Municipal de Transportes. São equipados com plataforma elevatória com sustentação de até 250 quilos, acionada por controle remoto, e sistema de fixação de cadeira de rodas. As tarifas dos táxis acessíveis seguem a mesma tabela dos táxis comuns, com bandeira inicial de R$ 4,50, mais R$ 2,50 por quilômetro rodado, porém, contam com pontos livres em locais que apresentam maior procura pelo serviço, como Aeroporto de Congonhas, Terminal Rodoviário do Tietê, Hospital das Clínicas e Hospital Albert Einstein. Além disso, todos os veículos atendem a rádio-chamada, pois estão vinculados às Cooperativas ou Empresas de Rádio-Táxi. Somente a ADETAX (Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo) conta com uma frota de 74 táxis adaptados e estima realizar 1.600 corridas mensalmente.

Transporte acessível

Além dos táxis adaptados, o transporte público oferece serviços para garantir a qualidade de vida e a mobilidade das pessoas com deficiência. O serviço Atende, por exemplo, oferece transporte gratuito de porta a porta, destinado aos cidadãos impossibilitados de utilizar outro meio de transporte público. Trabalha atualmente com 388 vans que transportam mensalmente cerca de 100 mil pessoas, seja para o trabalho, estudo, consultas, fisioterapia ou atividades de lazer. Como forma de reconhecimento, o Atende recebeu no dia 19 de setembro o Prêmio Marca Brasil 2012, que considerou o desempenho, a qualidade e seriedade no atendimento.

A prefeitura também ampliou a frota de ônibus acessíveis. Atualmente são 8.604 veículos, o que corresponde a 57,3% do total. Desde 2009, todos os ônibus incluídos no sistema contam com acessibilidade, seja por piso baixo ou por elevadores. Em janeiro de 2005, a cidade contava com 297 ônibus adaptados. Com a frota atual, o acréscimo foi de 2.796% na comparação.


 Fábio Arantes/Secom

Fonte: Prefeitura de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário