A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e caminhões MAN, acaba de ganhar licitação para fornecimento de mais de 3.000 caminhões às Forças Armadas no biênio 2012-13. O negócio se soma a 2.600 ônibus escolares financiados através do Programa Caminho da Escola, que serão entregues também a partir do próximo ano a prefeituras de todo o Brasil. Segundo Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, os negócios com governos já respondem por 10% das vendas domésticas da empresa.
Os caminhões das Forças Armadas, que serão utilizados no combate a seca no Nordeste, serão militarizados - o que inclui pintura especial, luzes militares, quebra-mato com tela de proteção para faróis, radiador e lanterna. Todos os produtos serão entregues totalmente prontos para operação, reforçando o conceito sob medida que consagrou a MAN Latin America, líder nas vendas de caminhões com 30,4% de participação, em seus mais de 30 anos de mercado.
Dos 3.000 novos veículos, cerca de 2.000 são do modelo VW Worker 15.210 4x4, homologado pelo Exército Brasileiro após testes rigorosos em campos de provas em todo o Brasil. Os caminhões VW Worker 26.260 6X4, VW Worker 13.180 4x2, VW Constellation 24.250 6X2, 31.320 6X4 e 31.320 6x6 (este último, desenvolvido especialmente para atender as necessidades das Forças Armadas) também farão parte da frota para combate à seca.
A parceria entre a MAN Latin America e o Exército Brasileiro existe desde 2007, quando a empresa venceu a primeira licitação para fornecimento de caminhões às Forças Armadas. “Na ocasião, quebramos uma hegemonia de mais de 50 anos de nossa principal concorrente, até então única a fornecer veículos para o Exército. Além das operações no Brasil, os caminhões Volkswagen também são usados em missões de paz da Organização das Nações Unidas – ONU, em países como o Haiti”, diz Roberto Cortes.
Caminho da Escola
Dos 3.000 novos veículos, cerca de 2.000 são do modelo VW Worker 15.210 4x4, homologado pelo Exército Brasileiro após testes rigorosos em campos de provas em todo o Brasil. Os caminhões VW Worker 26.260 6X4, VW Worker 13.180 4x2, VW Constellation 24.250 6X2, 31.320 6X4 e 31.320 6x6 (este último, desenvolvido especialmente para atender as necessidades das Forças Armadas) também farão parte da frota para combate à seca.
A parceria entre a MAN Latin America e o Exército Brasileiro existe desde 2007, quando a empresa venceu a primeira licitação para fornecimento de caminhões às Forças Armadas. “Na ocasião, quebramos uma hegemonia de mais de 50 anos de nossa principal concorrente, até então única a fornecer veículos para o Exército. Além das operações no Brasil, os caminhões Volkswagen também são usados em missões de paz da Organização das Nações Unidas – ONU, em países como o Haiti”, diz Roberto Cortes.
Caminho da Escola
Além dos caminhões para o Exército, a empresa, vice-líder em vendas de ônibus, com 27.4% de participação de mercado, venceu também licitação para fornecimento de mais 2.600 veículos ao programa Caminho da Escola, do Governo Federal, garantindo seu posto de montadora com o maior número de ônibus transportando crianças e adolescentes pela zona rural brasileira.
A MAN Latin America comercializa os modelos Volksbus 15.190 ORE 02R (sigla para Ônibus Rural Escolar Reforçado Médio) e ORE 03R (Ônibus Rural Escolar Reforçado Grande), equipados com o motor MAN D08 que atende as normas de emissões PROCONVE P-7 por meio da inovadora tecnologia de Recirculação dos Gases de Exaustão – EGR, que dispensa o uso do aditivo ARLA 32.
A MAN Latin America comercializa os modelos Volksbus 15.190 ORE 02R (sigla para Ônibus Rural Escolar Reforçado Médio) e ORE 03R (Ônibus Rural Escolar Reforçado Grande), equipados com o motor MAN D08 que atende as normas de emissões PROCONVE P-7 por meio da inovadora tecnologia de Recirculação dos Gases de Exaustão – EGR, que dispensa o uso do aditivo ARLA 32.
O contrato dá à empresa o direito de comercializar ônibus completos às prefeituras que se habilitarem às linhas de crédito disponíveis. “As medidas de estímulo à indústria, além de programas como o PAC, renovação de frota e o próprio Caminho da Escola, têm sido de grande importância nesse momento de reaquecimento do mercado”, afirma Cortes.
Os ônibus foram desenvolvidos especialmente para o trânsito em área rural, contando com suspensões reforçadas, bem como maior ângulo de ataque (de entrada) e de saída, com reduzidos balanços dianteiro e traseiro. Os Volksbus podem percorrer estradas de terra em condições severas de piso e relevo, trazendo eficiência às prefeituras e conforto e segurança aos alunos.
O Programa Caminho da Escola foi criado em 2007 para renovar e ampliar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também padroniza os veículos de transporte escolar, reduz os preços dos veículos e aumenta a transparência das aquisições.
Fonte: MAN Latin America
Nenhum comentário:
Postar um comentário