Publicado em 31/10/2012 08:42:36 |
Com o intuito de atender cerca de 750 mil passageiros por dia e reduzir o tempo de viagem do usuário em quase 50% no percurso casa/trabalho/casa, a Prefeitura de Belo Horizonte está implantando o BRT (sigla para Transporte Rápido por Ônibus) em importantes vias da capital, que devem contar com o novo sistema em pleno funcionamento para a Copa de 2014. Meio de transporte de alta qualidade, mais rápido e confortável, o BRT vai contar, inicialmente, com 23 quilômetros de extensão, 41 estações de transferência e cinco estações de integração, circulando em dois corredores exclusivos (avenidas Antônio Carlos/ Pedro I/ Vilarinho e avenida Cristiano Machado) e se integrando à área central pelas avenidas Paraná e Santos Dumont.
No BRT Antônio Carlos/Pedro I/Vilarinho, por exemplo, além da implantação do pavimento rígido na avenida Antônio Carlos, também está em andamento a duplicação da avenida Pedro I, a implantação do Complexo Vilarinho e as adequações viárias necessárias para a implantação das estações. Neste trecho, o novo sistema vai reduzir de 75 minutos para 40 minutos o tempo de viagem dos passageiros até a área central. Somente nas três avenidas serão instaladas 25 estações do novo sistema.
A avenida Cristiano Machado, que passa por obras de adequação desde setembro do ano passado, já começou a receber as estações que integram o novo sistema. Ao todo, dez estações serão instaladas na via, uma delas já em implantação. O BRT Cristiano Machado será responsável por reduzir o trajeto entre a via e o Centro de 35 minutos para 20 minutos.
Nas avenidas Paraná e Santos Dumont, o tráfego será exclusivo para os veículos que integram o novo sistema, mas serão mantidas travessias para pedestres, faixas para bicicletas e circulação do trânsito local. Com a implantação do BRT no Centro, o novo sistema de transporte será integrado ao hipercentro, garantindo melhorias na mobilidade urbana e priorizando o transporte coletivo, aspectos que vão beneficiar diretamente o dia a dia dos belo-horizontinos.
Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte
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