Grupos vão substituir e fazer a manutenção de abrigos de ônibus e relógios digitais sem ônus para o município
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras e da SPObras, encerrou as concorrências para instalação do novo mobiliário urbano da cidade. A licitação para a colocação de 6.500 novos abrigos, além de mais de 12.500 totens indicativos de parada de ônibus, foi vencida pelo Consórcio PRA SP, formado pelas empresas Odebrecht Transport, Rádio e Televisão Bandeirantes, Kalítera Engenharia e APMR.
A concorrência dos relógios – que prevê a instalação de mil novos relógios digitais, com mostrador em LED, na cidade – foi vencida pelo Consórcio A HORA DE SÃO PAULO, composto pelas empresas JCDecaux Ameriques, JCDecaux do Brasil e Publicrono.
Após a assinatura dos contratos, o Consórcio PRA SP assumirá, em 30 dias, os serviços de manutenção dos abrigos existentes, até que sejam completamente substituídos.
Os consórcios receberam as melhores pontuações para os protótipos dos abrigos e relógios apresentados, no final de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Na análise das propostas comerciais, também ofereceram a maior outorga ao Poder Público, pelo direito de explorar a publicidade no mobiliário urbano.
O consórcio PRA SP apresentou uma outorga de R$ 167 milhões, pela exploração dos abrigos, durante o prazo contratual de 25 anos, sendo que, desse valor, R$ 40 milhões serão pagos em até 90 dias, à Prefeitura de São Paulo. O consórcio investirá, ainda, mais de R$ 300 milhões na instalação do novo mobiliário.
Para a exploração dos relógios digitais, o consórcio A HORA DE SÃO PAULO ofertou o valor de R$ 68 milhões de outorga, sendo que R$ 40 milhões também serão pagos em até 90 dias. Estão previstos investimentos de mais de R$ 240 milhões na instalação dos novos relógios.
Os modelos dos abrigos foram projetados pelo designer Guto Índio da Costa. São quatro modelos que podem ser adaptados às características de cada região da cidade. A localização dos abrigos e totens indicativos de parada dos ônibus será determinada pela Secretaria Municipal de Transportes. Os relógios digitais ganharam designs dos arquitetos Ruy Ohtake e Carlos Bratke. Serão instalados, no máximo, 100 relógios na área central e, no mínimo, 150 em cada uma das regiões da cidade (zonas norte, leste, oeste e sul).
A exploração da publicidade nos abrigos e relógios (a publicidade nos totens é proibida) foi autorizada por meio da Lei Nº 15.465, de 2011, como segunda etapa da Lei Cidade Limpa que eliminou a poluição visual da cidade de São Paulo. Em contrapartida, toda a manutenção dos abrigos existentes, dos abrigos que serão instalados e dos novos relógios será de responsabilidade dos consórcios, sem ônus para a administração municipal.
Fonte: Prefeitura de São Paulo
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