Marca italiana entra no mercado brasileiro de ônibus
disposta a atuar em todos os segmentos
disposta a atuar em todos os segmentos
por Luiz Humberto Monteiro Pereira
Auto Press
O mercado nacional de ônibus, embora
apresente uma queda de 10% em relação ao ano passado, ainda supera as
vendas de toda a Europa junta. A italiana Iveco, empresa de veículos
comerciais do Grupo Fiat, tem longa tradição no segmento europeu de
ônibus – onde ocupa a segunda colocação em vendas. Mas, no Brasil,
disputa apenas os segmentos de comerciais leves e caminhões. “ Entrar no mercado brasileiro de ônibus era uma decisão natural para reforçarmos a presença da marca no país
”, explica Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. A empresa
pretende atuar em todos os segmentos, dos microônibus aos BRTs
biarticulados, incluindo versões híbridas e GNV. “ Já temos no Brasil uma linha completa e renovada de caminhões, e agora pretendemos ser também completos no mercado de ônibus ”, avisa Mazzu.
Até agora, o único veículo de transporte de passageiros da Iveco no Brasil – além da linha de comerciais leves Daily, que inclui uma versão Minibus – , era o ônibus escolar CityClass. E a 9ª FetransRio – o maior evento de transporte de passageiros da América Latina, realizado no Rio de Janeiro de 3 a 5 de outubro – foi o palco escolhido para a apresentação dos novos ônibus produzidos na fábrica mineira de Sete Lagoas. O menor é novo CityClass. Agora nas versões escolar, fretamento e turismo/executivo, o novo micro-ônibus é maior que a versão anterior e tem um estilo mais moderno – a parte frontal foi totalmente redesenhada. O modelo, que utiliza a plataforma do Daily com três versões de entre-eixos – 3,75 metros, 3,99 m e 4,35 m –, é encarroçado pela Neobus em suas unidades industriais em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e em Três Rios, no Rio de Janeiro. É equipado com o motor FPT F1C Dual Stage Euro V common rail de 3.0 litros, com 170 cavalos de potência e 45,88 kgfm de torque, que utiliza a tecnologia EGR, que dispensa o uso do Arla 32. O câmbio é um ZF de seis marchas, com alavanca no painel. O início das vendas será em novembro.
Outra novidade da Iveco no evento carioca é o primeiro chassi-ônibus – que reúne o motor, eixo e câmbio – da marca totalmente desenvolvido no Brasil, com motor dianteiro e PBT de 17 toneladas. O nome provisório do modelo é S170 e sua missão é atuar no segmento de veículos pesados para transporte de passageiros com motor frontal, que representa 50% das vendas de ônibus no país. Equipado com uma nova versão do motor FPT NEF6 ID de 6,7 litros – 280 cv e 96,87 kgfm –, será lançado em duas configurações: urbano e fretamento/intermunicipal Segundo a Iveco, o S170 já foi encaminhado às maiores encarroçadoras do país, que estão desenvolvendo os novos modelos de ônibus. O início da comercialização está prevista para o segundo trimestre de 2013.
Além das três versões do novo CityClass e de um ônibus S170 encarroçado para o transporte urbano, um chassis italiano Eurorider com motor traseiro também marca presença no estande da Iveco na FetransRio. Segundo a empresa, o Eurorider já está em fase de testes em território nacional e terá sua versão “ made in Brazil ” apresentada em 2013.
A produção de ônibus da fábrica de Sete Lagoas será dedicada unicamente ao mercado interno, enquanto na unidade industrial de Córdoba, na Argentina, serão produzidos os chassis para abastecer os demais países da América Latina. Ao contrário do que ocorre na Europa, onde atua com a marca Irisbus no setor de transporte pesado de passageiros, no Brasil a própria marca Iveco será utilizada também nos ônibus da empresa. Apesar de estar ensaiando seus primeiros passos no país no segmento de ônibus, os planos da Iveco são ambiciosos. “ Pretendemos atingir um market share no mercado de ônibus de 10% a 11% em cinco anos ”, revela o presidente da Iveco Latin America. Hoje o mercado nacional de ônibus é liderado pelas alemãs Mercedes-Benz e Volkswagen/MAN, seguidas das suecas Volvo e Scania.
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