terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mercedes Benz vende as primeiras 50 unidades do novo ônibus articulado O 500UDA, o "Superarticulado"


Publicado em 03 de outubro de 2012



  • VIP, Viação Campo Belo e Gatusa, de São Paulo, são as primeiras 
  • empresas a adquirir o novo chassi O 500 UDA de piso baixo para 
  • ônibus articulados de alta capacidade de transporte
  • Novos articulados O 500 UDA e MDA, com dois eixos na traseira, 
  • permitem a montagem de carroçarias de até 23 metros, para o 
  • transporte de mais de 200 passageiros
  • Mercedes-Benz amplia a linha de chassis para ônibus articulados, 
  • passando a oferecer quatro modelos especialmente para uso em 
  • corredores exclusivos e sistema BRT

A Mercedes-Benz registrou a venda das 50 primeiras unidades do novo chassi O 500 UDA de piso baixo para ônibus articulados, que começou a ser produzido no segundo semestre deste ano, assim como o modelo O 500 MDA. Os veículos foram adquiridos por empresas de transporte coletivo urbano da cidade de São Paulo: 25 unidades pela VIP, 20 pela Viação Campo Belo e 5 pela Gatusa.
"A grande novidade dos novos O 500 UDA e MDA são seus 4 eixos, sendo 2 eixos na parte traseira do veículo, o que possibilita a instalação de carroçarias de até 23 metros, para o transporte de mais de 200 passageiros, dependendo da configuração interna da carroçaria", diz Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. Segundo o executivo, estes chassis trazem novas soluções para o segmento de alta capacidade de transporte de passageiros, como os corredores exclusivos e especialmente o sistema BRT (Bus Rapid Transit), que vem ganhando espaço no Brasil, principalmente nas cidades que sediarão a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Mercedes-Benz amplia a oferta de ônibus articulados

Com o lançamento dos novos chassis superarticulados, a Mercedes-Benz amplia o leque de opções para os clientes. Às já conhecidas versões O 500 MA e UA de piso baixo, a marca agrega os novos modelos O 500 MDA e UDA de piso baixo.
Todos os modelos da atual linha O 500 de articulados se destacam pela avançada e exclusiva tecnologia BlueTec 5 e por motores mais econômicos e ecológicos. Além de reduzir drasticamente as emissões de poluentes, atendendo aos limites do PROCONVE P-7 (Euro 5), o BlueTec 5 proporciona menor custo operacional, com redução no consumo de combustível, maiores intervalos de manutenção, excelente desempenho, eficácia e confiabilidade.
Os chassis O 500 para ônibus “Superarticulados” asseguram também facilidade de operação e manutenção. Outra importante vantagem é que eles são operacionalmente rentáveis durante todo o período de sua utilização diária e não apenas nos horários de pico, aumentando assim as vantagens para os operadores, gestores e planejadores dos sistemas de transporte urbano de passageiros.
Os modelos O 500 UA e UDA de piso baixo – "low entry" – são indicados para pontos de embarque ao nível da calçada. Já os O 500 MA e MDA, com piso normal, são mais adequados para corredores que utilizam plataformas de embarque elevadas. Todos os chassis articulados Mercedes-Benz são indicados para BRT e corredores exclusivos, ficando a cargo dos gestores e operadores a escolha do modelo que melhor atenda ao dimensionamento da capacidade do seu sistema de transporte.

2º eixo traseiro direcional amplia o conforto e dirigibilidade

Um diferencial dos chassis O 500 MDA e O 500 UDA de piso baixo, é que o 2º eixo traseiro é móvel, com suspensão independente. Instalado atrás do eixo de tração, ele reduz o arraste, melhora as manobras e evita o desgaste dos pneus.
Com essa suspensão direcional, o raio de giro é reduzido. Isso propicia maior facilidade de estacionamento nas estações e terminais de passageiros, garantindo com isto uma pequena distância entre o veículo e a plataforma em qualquer situação. Os planejadores dos Sistemas BRT também são beneficiados com o 4º eixo direcional, no sentido que passam a ter mais possibilidades nos projetos de terminais e estações dos sistemas.
A padronização de frota com chassis articulados O 500 da Mercedes-Benz traz mais vantagens para os clientes. Favorece, por exemplo, a intercambiabilidade de peças, os trabalhos de manutenção e o treinamento de motoristas e mecânicos. Com exceção do 2º eixo traseiro, todos os demais componentes do MDA e UDA são os mesmos do MA e UA.

Fonte: Mercedes Benz


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