Plano prevê extensão do Corredor Guarará e construção de viaduto sobre a Avenida Giovanni Batista Pirelli para dar prioridade ao transporte coletivo
O plano apresentado por Santo André contempla otimização e ampliação do corredor Expresso Guarará, com diminuição no tempo de deslocamento “bairro a bairro”
Fotos: Norberto da Silva/PSA
A Prefeitura de Santo André protocolou no Ministério das Cidades, na última sexta-feira (31), projeto de mobilidade que concorre ao PAC Mobilidade Cidades Médias. O programa do governo federal conta com recursos de R$ 7 bilhões e beneficiará cidades que tenham entre 250 mil e 700 mil habitantes. Estão concorrendo 75 municípios.
O plano apresentado por Santo André contempla otimização e ampliação do corredor Expresso Guarará, com diminuição no tempo de deslocamento “bairro a bairro”, principalmente entre as regiões nordeste e sudeste do município, evitando que usuários tenham de se dirigir à área central para acessar outros modais.
Na proposta, está projetada faixa exclusiva para o transporte coletivo entre a Vila Luzita e o Centro, até a futura estação Parque Tecnológico/Pirelli, da CPTM, proporcionando tratamento prioritário aos ônibus no trecho com circulação compartilhada.
Neste formato, serão atendidos mais de 290 mil habitantes, abrangendo bairros com urbanização consolidada ou em processo de adensamento, além de atender diversos empreendimentos residenciais em fase de construção e indústrias situadas ao longo dos eixos de intervenção propostos.
A ação prevê ampliação da área de manobra e construção de bicicletário no Terminal Vila Luzita, recuperação de pavimento e sinalização do corredor em faixa exclusiva ao longo da Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, além da adequação das quatro estações existentes e construção da Estação Xavantes.
Estão previstos, também, a extensão do corredor - em faixa exclusiva – do Viaduto Doutor Millo Cammarosano até a Estação Parque Tecnológico/Pirelli, da CPTM, a construção do Terminal Intermodal de integração, bicicletário e estacionamento.
Será feita implantação de tratamento preferencial para o transporte coletivo ao longo das avenidas Santos Dumont, Queiros dos Santos, Artur de Queirós e Firestone, além das ruas Siqueira Campos, General Glicério, Luis Pinto Fláquer, Coronel Fernando Prestes, Coronel Alfredo Fláquer, com implantação de faixa preferencial à direita, recuperação do pavimento e das calçadas, implantação de sinalização horizontal e vertical e tratamento dos pontos de parada.
O plano conta, ainda, com a construção de viaduto sobre a Avenida Giovanni Batista Pirelli, entre a Avenida Pedro Américo e Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo para otimização do transporte na cidade
Ações de melhoria
Em atenção aos usuários de transporte coletivo municipal, a Prefeitura de Santo André tem trabalhado no sentido de melhorar e agilizar os serviços prestados. Entre as ações está a implantação de sistema de monitoramento GPS em toda a frota.
O mecanismo possibilita melhorias em aspectos como operação, planejamento, fiscalização e informação ao usuário. O sistema consolida todos os dados, permitindo acompanhar, em tempo real, a velocidade atingida, o intervalo entre os veículos, o tempo de ação, a previsão de chegada dos ônibus nos pontos, além de mostrar o tipo de carro que está em operação, possibilitando um retorno mais rápido às reclamações de usuários.
Medidas adicionais como o lançamento de informativo do transporte coletivo e de táxis e treinamentos de motoristas e cobradores contribuíram para melhorar o atendimento à população.
Atualmente, a frota municipal concentra 405 veículos, sendo 104 ônibus novos com acessibilidade. Foram instalados, de 2009 a 2012, 1.360 abrigos e piquetes em paradas distribuídas pelo município.
SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
Fernanda Bertoncini
Fonte: Prefeitura de Santo André
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