31.07.2012
- Mais de 500 clientes em 107 cidades conhecerão de perto as inovações da linha Volksbus 2012
- Soluções para projetos BRT e BRS também serão apresentadas
- Com 19 anos no mercado de ônibus, empresa é pioneira em pesquisas de combustíveis alternativos
A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e dos caminhões MAN, dará início no mês de agosto ao Rota Volksbus 2012, maior programa itinerante de demonstração de ônibus do País. Em sua segunda edição – a primeira foi em 2007 – mais de 500 clientes em 107 cidades de todo o Brasil terão a oportunidade de conhecer de perto os chassis de ônibus Volkswagen 2012, equipados com os melhores e mais modernos motores, todos preparados para atender as novas normas brasileiras de emissões, o PROCONVE P-7.
Duas rotas com cinco ônibus cada uma levarão aos frotistas as novidades que garantem mais produtividade, conforto e tecnologia a seus passageiros. Em cada uma delas, um Volksbus 18.330 OT, transformado em uma sala de exibições itinerante será utilizado na apresentação do programa e dos chassis da nova linha. Além dos produtos, os clientes visitados conhecerão um pouco mais sobre as novas normas do PROCONVE P-7, sobre o Diesel S-50, o aditivo ARLA 32, os motores MAN e, principalmente, sobre as tecnologias EGR e SCR de pós-tratamento de emissões de gases. Participam ainda do Rota Volksbus os modelos VW 9.160 OD, VW 15.190 OD, VW 17.230 OD V-Tronic e o VW 17.230 OD com transmissão manual.
Durante o programa, primeiro do Brasil a levar os produtos para a “casa” de clientes e potenciais compradores de produtos da marca, os frotistas terão a oportunidade de realizar um test-drive em todos os modelos participantes da rota. Definidos a partir de pesquisas de mercado, os veículos que estarão no Rota Volksbus 2012 foram escolhidos estrategicamente, levando em consideração as aplicações com maior abrangência nas regiões por onde o programa irá passar.
Em praças como Curitiba (PR), Salvador (BA), Recife (PE), Belo Horizonte (MG) e Goiânia (GO), onde existe uma demanda por projetos de BRT (Bus Rapid Transit) ou corredores, nos quais serão utilizados veículos articulados, o modelo VW 26.330 OTA articulado será apresentado. Em algumas cidades como São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Joinville (SC), são utilizados ônibus de piso baixo. Nessas praças, o modelo VW 17.280 OT low entry também será mostrado e poderá ser testado pelos clientes.
Todos os veículos do Rota Volksbus 2012 foram encarroçados pelos principais encarroçadores de ônibus do Brasil. Caio, Comil, Irizar, Marcopolo, Mascarello e Neobus equipam os chassis Volkswagen com o que há de mais moderno no mercado mundial de ônibus.
“O Rota Volksbus já mostrou em sua edição de 2007 ser um programa de relacionamento bastante eficiente. Agora, queremos aproveitá-lo para divulgar nossos novos produtos e desmistificar alguns assuntos, como as diferenças entre as tecnologias de redução de emissão de gases oferecidas por nossa empresa. Será mais uma importante ferramenta para atingirmos a liderança no mercado brasileiro de ônibus, já conquistada em caminhões”, diz Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America. A empresa é vice-líder em vendas de ônibus, com 25.6% de participação de mercado nos primeiros seis meses de 2012.
Inovação e tecnologia
A MAN Latin America foi além da simples mudança de motorização da linha Volksbus 2012 para atender às novas normas brasileiras de emissões (PROCONVE P-7): os veículos passam a ter uma série de evoluções tecnológicas, que agregam ainda mais valor a linha Volksbus.
Do miniônibus ao ônibus rodoviário, as melhores soluções de transporte são consolidadas na linha Volksbus 2012, atendendo às necessidades de cada segmento e preservando as características marcantes da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus: robustez, confiabilidade e baixo custo operacional.
Para cumprir as rígidas exigências do PROCONVE P-7, o foco está nos sistemas de tratamento dos gases de escape, que permitem reduzir significativamente as emissões de poluentes para os veículos com motores de ciclo diesel. São eles: o SCR - Selective Catalytic Reduction (Redução Catalítica Seletiva) e o EGR - Exhaust Gas Recirculation (Recirculação de Gases de Exaustão).
Os motores MAN D08 foram desenvolvidos especificamente para a aplicação ônibus e equipam três dos oito modelos da nova linha. Fabricados no Brasil, carregam todo o know-how de uma unidade de negócios da MAN focada exclusivamente no desenvolvimento de motores. Dotados de tecnologia EGR, são oferecidos nas versões de quatro e seis cilindros.
Além disso, a linha contará também com toda a tradição dos motores Cummins ISF e ISL com tecnologia SCR, de quatro e seis cilindros respectivamente. As novidades equiparão os miniônibus, microônibus e também chassis rodoviários e articulados Volksbus.
Testadas em todos os segmentos e aplicações, a MAN Latin America utilizará em cada produto as tecnologias que melhor se adaptam às condições de aplicação e que apresentam o menor consumo de fluidos, seja combustível, lubrificante ou fluido ARLA 32, garantindo desempenho e durabilidade aos veículos.
Os sistemas eletrônicos implementados em toda a linha Volksbus também apresentam inúmeras funcionalidades, entre elas: suporte integral ao sistema de controle de emissões, exibição de marcha no painel, controle eletrônico de auxílio a condução adequada, ampliação das funções de parametrização e diagnóstico, entre diversas outras novas características. Na área de serviços associados ao produto, os veículos da linha Volksbus 2012 contam com o serviço ChameVolks e, a critério do cliente, podem ter acesso aos contratos de manutenção Volkstotal Prev e Volkstotal Plus.
Conheça a linha Volksbus 2012
VW 5.150 ODCom um moderno motor Cummins ISF de 3,8 litros e sistema de pós-tratamento de emissões (SCR) baseado na utilização de ARLA 32 (AdBlue), o modelo é ideal para o transporte escolar, shuttle de empresas de turismo e também em auto escola, como veículo para formação de condutores.
Características como eixo traseiro de rodado simples e alavanca de troca de marchas no painel, o colocam como potencial concorrente ao segmento hoje atendido por vans porém com maior capacidade de passageiros (em média 30%), maior conforto, segurança e durabilidade.
Entre os aspectos que auxiliarão na produtividade do condutor, o modelo apresenta ainda novas propostas para o aumento do conforto do motorista, com a redução do esforço no acionamento das marchas e aspectos ergonômicos que visam reduzir a fadiga no dia a dia de trabalho.
VW 8.160 OD
Extremamente competitivo no segmento de micro-ônibus, o Volksbus 8.160 OD utiliza motor Cummins ISF com tecnologia SCR de tratamento dos gases de emissão e caixa de transmissão ZF, consagrados pela sua robustez.
Com entre-eixo de 3.900 e PBT de 8.150 kg, o Volksbus 8.160 OD é recomendado para uma ampla variedade de aplicações, incluindo ônibus escolares, transporte de aeroportos e linhas de ônibus urbanos de pequeno e médio volume.
VW 9.160 OD PlusReconhecidamente a melhor opção do segmento, o modelo incorpora uma série de inovações. O novo motor Cummins ISF de 3,8 litros e sistema de pós-tratamento de emissões (SCR) baseado na utilização de ARLA 32 (AdBlue), aliado a caixa de transmissão ZF 5S 420 de 5 marchas garantem ao veículo atributos como robustez, durabilidade e flexibilidade. O novo sistema de troca de marchas por cabos garante ao veículo maior precisão nos engates, menor esforço nas trocas de marchas e consequentemente maior ergonomia e conforto ao motorista.
O painel de instrumentos é totalmente novo e com layout mais agradável, o que proporciona maior harmonia com o painel desenvolvido pelos encarroçadores. Além disso, incorpora uma série de itens que suportam o motorista durante a operação.O modelo 9.160 OD Plus conta com entre eixo de 4300 mm, eixo traseiro Meritor e PBT de 9.200 kg.
VW 15.190 ODIdeal para o transporte urbano em linhas distribuidoras, operando como midibus ou fretamento de curtas e médias distâncias, o Volksbus 15.190 OD passa a contar com um novo conjunto powertrain com excelente compromisso entre desempenho e custo operacional.
Equipado com motor MAN D08 de 4 cilindros, que apresenta moderna tecnologia afim de garantir a conformidade com o Proconve P7. Desenvolvido exclusivamente para a aplicação ônibus, o motor é equipado com dois estágios de sobrealimentação (2 turbocompressores), sistema de injeção Common Rail e tecnologia EGR, afim de oferecer excelente desempenho mesmo em baixas rotações.
Além da motorização, o modelo incoropora nova embreagem com 395 mm de diâmetro e caixa de transmissão ZF 6S 1010 de 6 velocidades com servo assistência e transmissão por cabos, o que garante maior conforto e durabilidade de todo o conjunto. Novas funcionalidades eletrônicas foram incorporadas ao veículo e o novo painel de instrumentos proporciona uma série de itens afim de suportar o motorista durante a operação.
VW 17.230 ODDesenvolvido para suportar as severas operações do transporte urbano e também como excelente solução ao serviço de fretamento, o novo Volksbus 17.230 OD alia a tecnologia de um motor MAN aplicado com sucesso em diversos lugares no mundo, a robustez e a confiabilidade já reconhecidos do modelo.
O motor MAN D08 de 4 cilindros com dois estágios de sobrealimentação (2 turbocompressores) e sistema de injeção Common Rail garantem torque e potência equivalente ao seu antecessor. Com polia adicional de série e pacote de arrefecimento reposicionado, facilita o trabalho do encarroçador na instalação de carrocerias equipadas com ar condicionado.
O MAN D08 conta ainda com exclusivo sistema EVB (Exhaust Valve Brake) que proporciona maior poder de frenagem, proteção do freio de serviço, redução dos custos de manutenção e maior segurança de operação, gerando até 170 cv de potência de frenagem. Este sistema aproveita tanto a compressão como a descompressão no ciclo de frenagem, aumentando o desempenho do freio motor em até 65% quando comparado com a válvula borboleta no sistema de exaustão.
Para atendimento do PROCONVE P-7, o motor está equipado com tecnologia EGR, que garante melhor aproveitamento do espaço do chassi, já que não exige a instalação de tanque adicional, nem de unidade dosadora de ARLA 32 e nem catalizador especial para ureia, sendo assim, além de não interferir no encarroçamento do véiculo, ainda resulta em um veículo 200 kg mais leve que o concorrente.
O modelo ainda incoropora embreagem de maior diâmetro, com 395 mm de diâmetro, e caixa de transmissão ZF 6S 1010 de 6 velocidades com servo assistência e transmissão por cabos, o que garante maior conforto e durabilidade de todo o conjunto.
O modelo será oferecido também na versão V-Tronic, equipado com transmissão automatizada, com todos os atributos relacionados a custos operacionais já reconhecidos pelo mercado.
O novo painel de instrumentos e as novas funcionalidades eletrônicas também foram incorporadas ao modelo. Através da ferramenta de diagnóstico VCO e parametrização via MCO é possível configurar algumas funções do motor, o que garante a otimização da operação para cada tipo de aplicação.
VW 17.280 OTIdeal para as aplicações de fretamento e rodoviário de curta distância, bem como aplicações urbanas com alta demanda de passageiros, seja para aplicação com piso normal ou mesmo piso baixo (Low Entry), o Volksbus 17.280 OT vem agora equipado com novo conjunto powertrain para atendimento a todos os tipos de aplicação.
O motor MAN D08 com 6,8 litros, 6 cilindros e 271 cavalos de potência conta com tecnologia de recirculação de gases de exaustão (EGR). Assim como no modelo 4 cilindros, o modelo conta com dois estágios de sobrealimentação (2 turbocompressores) e sistema de injeção Common Rail, que garantem excelente desempenho mesmo em baixas rotações.
A nova transmissão mecânica ZF 6S 1010 de 6 velocidades com servo assistência e transmissão por cabos, garante maior conforto ao motorista e maior durabilidade a todo o conjunto. Oferecemos também a caixa de transmissão automática ZF 6HP 502C e o modelo na versão V-Tronic, equipado com transmissão automatizada e com todos os atributos já reconhecidos pelo mercado. Ideal para carrocerias de até 13,2 metros o modelo é oferecido com entre eixo de 6.000 mm na versão urbana de piso normal de 3.000 na versão de piso baixo (low entry) e na versão de fretamento. Neste último, permitindo a instalação de bagageiro passante.
VW 18.330 OT
Aproveitando toda a sinergia de desenvolvimento entre a MAN Latin America e a Cummins, a opção rodoviária vem equipada com motor Cummins ISL de 8,9 litros e 330 cavalos de potência, que trabalha com tecnologia SCR e utiliza ARLA 32 (AdBlue) para atender os limites de emissões do PROCONVE P7.
Conta com caixa de transmissão Eaton FSBO 9406 AE com servo assistência, o que garante facilidade nas trocas de marchas e maior conforto ao motorista. O modelo apresenta ainda retarder Voith VR 123 como opção, o que garante maior durabilidade ao sistema de freios e maior segurança em aplicações com alta exigência do sistema de freios.
O desenvolvimento de diversos outros componentes do trem de força focados no aumento de durabilidade, como cardan e eixo diferencial, fazem desse modelo um dos mais robustos da categoria.
A eletrônica embarcada, marca dessa nova linha, está presente em diversos aspectos do desenvolvimento. O design do novo painel beneficia a egonomia e os novos indicadores permitem o controle mais eficiente das funções do veículo. De forma mais discreta, novas funcionalidades auxiliam na forma adequada de condução e controle.
O condutor foi beneficiado com a implementação de itens como mudança de marchas por cabos e transmissão servo-assistida, para o conforto e redução de fadiga em condições de operação.
VW 26.330 OTA
Dotado de uma articulação leve, eficiente e de manutenção simplificada, com 18,6 metros de comprimento, o produto é uma solução com relação custo-benefício diferenciada e de acentuada produtividade, especialmente graças ao novo motor Cummins ISL de 8,9 litros.
A nova transmissão ZF Ecolife permite a programação de condições de rota de acordo com a aplicação, garantindo a previsibilidade da condução do veículo e aumento da durabilidade dos componentes. Os detalhes construtivos e os intensos estudos de engenharia realizados oferecem a robustez necessária para aplicações de alto volume, como as dos corredores troncais e sistemas BRT.
Em prol da mobilidade urbana
A MAN Latin America está preparada para atender os principais sistemas de transporte público do Brasil, como os inúmeros projetos de BRT (Bus Rapid Transit) e BRS (Bus Rapid Service), impulsionados pelos programas de desenvolvimento do governo, como o PAC da Copa e o PAC da Mobilidade Urbana, os quais incentiva o crescimento da economia, além do atendimento aos principais eventos do Brasil nos próximos anos – Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016.
Com o modelo Volksbus 26.330 OTA articulado, a montadora oferece o veículo ideal para o transporte coletivo em corredores de transporte BRT. Seu protótipo foi apresentado com exclusividades à imprensa especializada em novembro de 2010 durante a feira Fetransrio no Rio de Janeiro (RJ) e a partir deste ano, passa a ser mais uma opção para o transporte urbano.
Além do veículo articulado, a montadora oferece o Volksbus 17.280 OT, que atende os requisitos das grandes cidades, em linhas alimentadoras. Com motorização traseira MAN de tecnologia EGR, nas versões Piso Alto e Low Entry, o veículo possui suspensão pneumática e permite a instalação de até 4 portas largas, atendendo aos padrões para este tipo de operação.
Soluções sustentáveis
A MAN Latin America tem longa trajetória na pesquisa com fontes alternativas de energia. Pioneira em testes com biodiesel no Brasil, sua posição de vanguarda se confirma em várias frentes: é também a primeira empresa do País a desenvolver um ônibus com o conceito dual fuel movido a GNV+Diesel, reduzindo drasticamente as emissões do veículo e mantendo a mesma eficiência na operação.
Como fornecedora oficial de transportes para a Rio+20, conferência sobre desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) em junho, a MAN Latin America comprova estar preparada para atender à crescente demanda por tecnologias de baixo carbono. Inéditos nas ruas brasileiras, os ônibus GNV+Diesel formaram parte da frota de transporte das delegações do evento e contribuíram para a redução de 20% as emissões de gás carbônico e em 80% de material particulado em seus deslocamentos com o veículo.
A base de sua tecnologia está em seu sofisticado gerenciamento eletrônico, que permite controlar simultaneamente os sistemas de injeção dos dois combustíveis de modo a proporcionar a maior eficiência possível. O desenvolvimento desse ônibus faz parte do Programa Rio Transporte Sustentável, que busca garantir à capital fluminense e região um transporte mais eficiente e sustentável para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
Entre seus esforços para diminuir o impacto ambiental de seus veículos, a MAN Latin America também dedica esforços para a adoção do diesel de cana como uma alternativa energética. Abastecidos com esse biocombustível, ônibus da empresa diminuiram em mais de 80% a pegada de carbono de seus trajetos na conferência.
Das pistas de Fórmula 1 para os ônibus MAN
O que também atraiu muitos olhares curiosos na Rio+20 foi o ônibus híbrido Lion’s City, da marca MAN. Já disponível na Europa, o veículo não impressiona só por seu design: para a partida, utiliza somente energia elétrica, eliminando a produção de fumaça e diminuindo o barulho.
A tecnologia do híbrido pode gerar uma redução de até 30% no consumo do combustível e de emissões de CO2. A energia elétrica é gerada com a frenagem do veículo e utilizada na partida, a partir do mesmo conceito de recuperação da energia cinética (KERS) utilizado nos carros da Fórmula 1.
Com os estudos sobre mais esse veículo de baixo carbono, a MAN Latin America amplia seu cardápio sustentável e se prepara para o futuro do transporte. Através do emprego dessas soluções, a MAN Latin America fomenta a pesquisa e o desenvolvimento de uma indústria nacional de transportes mais limpa. O objetivo é estar sempre à frente de seu tempo, proporcionando as vantagens que seus clientes necessitam e contribuindo para a preservação ambiental.
Trajetória de sucesso
A MAN Latin America entrou no mercado de ônibus em 1993 com o lançamento do modelo VW 16.180 CO. O chassi chegou no momento em que o mercado pedia por alternativas no segmento de ônibus e não marcou apenas o nascimento da linha Volksbus, mas também de um atendimento diferenciado feito na garagem do frotista.
Logo em seguida, a marca ingressou no mercado de micro ônibus, com o modelo VW 8.140 CO.
De lá pra cá, a linha não parou de crescer e recebeu inúmeros atributos como, por exemplo, a versão V-Tronic dos modelos urbanos 17.230 EOD e 17.260 EOT.
Entre os sucessos de vendas ao longo da trajetória da empresa no mercado de ônibus, destaca-se o veículo desenvolvido pela engenharia de Resende especialmente para o programa Caminho da Escola, que busca garantir maior qualidade no transporte escolar na zona rural brasileira, onde as estradas, geralmente de terra, possuem condições severas de piso e relevo. Desde 2007, quando o Governo Federal deu início ao programa, foram vendidas mais de seis mil unidades do modelo, que conta com suspensão reforçada e uma série de outros diferenciais.
Os ônibus da marca são ainda presença constante no futebol brasileiro. Graças ao Projeto Seleção Volksbus, hoje 17 clubes transportam suas comissões técnicas e jogadores a bordo de ônibus Volkswagen: Internacional, Grêmio, Atlético Paranaense, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Vasco, Fluminense, Resende, Volta Redonda, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Goiás, Atlético Goianiense, Bahia, Sport e Náutico. Há também o da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Além dos esportistas, estrelas de novelas também circulam a bordo de ônibus Volksbus. Em uma ação de merchandising para fortalecimento da marca, a MAN Latin America cedeu em comodato um Volksbus 18.330 EOT, que vem dividindo os holofotes com os personagens da novela das sete da Rede Globo – “Cheias de Charme”.
O ônibus azul e dourado está sendo usado na trama para o transporte oficial das Empreguetes, banda fictícia interpretada pelas atrizes Taís Araújo, Leandra Leal e Isabelle Drummond. O personagem Fabian, interpretado por Ricardo Tozzi, também já rodou o País a bordo de um Volksbus. O “Fabiônibus”, como ficou conhecido, está previsto para aparecer mais vezes durante a novela.
Ação social
Os ônibus Volkswagen participam ainda de uma importante ação social. Sete veículos modelo VW 15.190, iguais aos usados no programa Caminho da Escola, serão utilizados na renovação da frota utlizada para o transporte de crianças e adolescentes carentes na região de Irecê, interior da Bahia, graças ao apoio da MAN Latin America ao projeto Nova Canaã, do Instituto Ressoar.
As pessoas atendidas pelo Nova Canaã são apanhadas em suas casas, geralmente bastante distantes do local, considerado um oásis no meio do sertão. Os novos ônibus, que possuem suspensão elevada para terrenos difíceis, tornam-se parte fundamental do projeto, garantindo um transporte com mais segurança e conforto às 600 crianças que participam do programa todos os dias. Lá, elas frequentam aulas, e contam com serviços básicos de cidadania, como alimentação, atendimento médico, atividades de lazer e esportes.
Duas rotas com cinco ônibus cada uma levarão aos frotistas as novidades que garantem mais produtividade, conforto e tecnologia a seus passageiros. Em cada uma delas, um Volksbus 18.330 OT, transformado em uma sala de exibições itinerante será utilizado na apresentação do programa e dos chassis da nova linha. Além dos produtos, os clientes visitados conhecerão um pouco mais sobre as novas normas do PROCONVE P-7, sobre o Diesel S-50, o aditivo ARLA 32, os motores MAN e, principalmente, sobre as tecnologias EGR e SCR de pós-tratamento de emissões de gases. Participam ainda do Rota Volksbus os modelos VW 9.160 OD, VW 15.190 OD, VW 17.230 OD V-Tronic e o VW 17.230 OD com transmissão manual.
Durante o programa, primeiro do Brasil a levar os produtos para a “casa” de clientes e potenciais compradores de produtos da marca, os frotistas terão a oportunidade de realizar um test-drive em todos os modelos participantes da rota. Definidos a partir de pesquisas de mercado, os veículos que estarão no Rota Volksbus 2012 foram escolhidos estrategicamente, levando em consideração as aplicações com maior abrangência nas regiões por onde o programa irá passar.
Em praças como Curitiba (PR), Salvador (BA), Recife (PE), Belo Horizonte (MG) e Goiânia (GO), onde existe uma demanda por projetos de BRT (Bus Rapid Transit) ou corredores, nos quais serão utilizados veículos articulados, o modelo VW 26.330 OTA articulado será apresentado. Em algumas cidades como São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Joinville (SC), são utilizados ônibus de piso baixo. Nessas praças, o modelo VW 17.280 OT low entry também será mostrado e poderá ser testado pelos clientes.
Todos os veículos do Rota Volksbus 2012 foram encarroçados pelos principais encarroçadores de ônibus do Brasil. Caio, Comil, Irizar, Marcopolo, Mascarello e Neobus equipam os chassis Volkswagen com o que há de mais moderno no mercado mundial de ônibus.
“O Rota Volksbus já mostrou em sua edição de 2007 ser um programa de relacionamento bastante eficiente. Agora, queremos aproveitá-lo para divulgar nossos novos produtos e desmistificar alguns assuntos, como as diferenças entre as tecnologias de redução de emissão de gases oferecidas por nossa empresa. Será mais uma importante ferramenta para atingirmos a liderança no mercado brasileiro de ônibus, já conquistada em caminhões”, diz Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America. A empresa é vice-líder em vendas de ônibus, com 25.6% de participação de mercado nos primeiros seis meses de 2012.
Inovação e tecnologia
A MAN Latin America foi além da simples mudança de motorização da linha Volksbus 2012 para atender às novas normas brasileiras de emissões (PROCONVE P-7): os veículos passam a ter uma série de evoluções tecnológicas, que agregam ainda mais valor a linha Volksbus.
Do miniônibus ao ônibus rodoviário, as melhores soluções de transporte são consolidadas na linha Volksbus 2012, atendendo às necessidades de cada segmento e preservando as características marcantes da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus: robustez, confiabilidade e baixo custo operacional.
Para cumprir as rígidas exigências do PROCONVE P-7, o foco está nos sistemas de tratamento dos gases de escape, que permitem reduzir significativamente as emissões de poluentes para os veículos com motores de ciclo diesel. São eles: o SCR - Selective Catalytic Reduction (Redução Catalítica Seletiva) e o EGR - Exhaust Gas Recirculation (Recirculação de Gases de Exaustão).
Os motores MAN D08 foram desenvolvidos especificamente para a aplicação ônibus e equipam três dos oito modelos da nova linha. Fabricados no Brasil, carregam todo o know-how de uma unidade de negócios da MAN focada exclusivamente no desenvolvimento de motores. Dotados de tecnologia EGR, são oferecidos nas versões de quatro e seis cilindros.
Além disso, a linha contará também com toda a tradição dos motores Cummins ISF e ISL com tecnologia SCR, de quatro e seis cilindros respectivamente. As novidades equiparão os miniônibus, microônibus e também chassis rodoviários e articulados Volksbus.
Testadas em todos os segmentos e aplicações, a MAN Latin America utilizará em cada produto as tecnologias que melhor se adaptam às condições de aplicação e que apresentam o menor consumo de fluidos, seja combustível, lubrificante ou fluido ARLA 32, garantindo desempenho e durabilidade aos veículos.
Os sistemas eletrônicos implementados em toda a linha Volksbus também apresentam inúmeras funcionalidades, entre elas: suporte integral ao sistema de controle de emissões, exibição de marcha no painel, controle eletrônico de auxílio a condução adequada, ampliação das funções de parametrização e diagnóstico, entre diversas outras novas características. Na área de serviços associados ao produto, os veículos da linha Volksbus 2012 contam com o serviço ChameVolks e, a critério do cliente, podem ter acesso aos contratos de manutenção Volkstotal Prev e Volkstotal Plus.
Conheça a linha Volksbus 2012
VW 5.150 ODCom um moderno motor Cummins ISF de 3,8 litros e sistema de pós-tratamento de emissões (SCR) baseado na utilização de ARLA 32 (AdBlue), o modelo é ideal para o transporte escolar, shuttle de empresas de turismo e também em auto escola, como veículo para formação de condutores.
Características como eixo traseiro de rodado simples e alavanca de troca de marchas no painel, o colocam como potencial concorrente ao segmento hoje atendido por vans porém com maior capacidade de passageiros (em média 30%), maior conforto, segurança e durabilidade.
Entre os aspectos que auxiliarão na produtividade do condutor, o modelo apresenta ainda novas propostas para o aumento do conforto do motorista, com a redução do esforço no acionamento das marchas e aspectos ergonômicos que visam reduzir a fadiga no dia a dia de trabalho.
VW 8.160 OD
Extremamente competitivo no segmento de micro-ônibus, o Volksbus 8.160 OD utiliza motor Cummins ISF com tecnologia SCR de tratamento dos gases de emissão e caixa de transmissão ZF, consagrados pela sua robustez.
Com entre-eixo de 3.900 e PBT de 8.150 kg, o Volksbus 8.160 OD é recomendado para uma ampla variedade de aplicações, incluindo ônibus escolares, transporte de aeroportos e linhas de ônibus urbanos de pequeno e médio volume.
VW 9.160 OD PlusReconhecidamente a melhor opção do segmento, o modelo incorpora uma série de inovações. O novo motor Cummins ISF de 3,8 litros e sistema de pós-tratamento de emissões (SCR) baseado na utilização de ARLA 32 (AdBlue), aliado a caixa de transmissão ZF 5S 420 de 5 marchas garantem ao veículo atributos como robustez, durabilidade e flexibilidade. O novo sistema de troca de marchas por cabos garante ao veículo maior precisão nos engates, menor esforço nas trocas de marchas e consequentemente maior ergonomia e conforto ao motorista.
O painel de instrumentos é totalmente novo e com layout mais agradável, o que proporciona maior harmonia com o painel desenvolvido pelos encarroçadores. Além disso, incorpora uma série de itens que suportam o motorista durante a operação.O modelo 9.160 OD Plus conta com entre eixo de 4300 mm, eixo traseiro Meritor e PBT de 9.200 kg.
VW 15.190 ODIdeal para o transporte urbano em linhas distribuidoras, operando como midibus ou fretamento de curtas e médias distâncias, o Volksbus 15.190 OD passa a contar com um novo conjunto powertrain com excelente compromisso entre desempenho e custo operacional.
Equipado com motor MAN D08 de 4 cilindros, que apresenta moderna tecnologia afim de garantir a conformidade com o Proconve P7. Desenvolvido exclusivamente para a aplicação ônibus, o motor é equipado com dois estágios de sobrealimentação (2 turbocompressores), sistema de injeção Common Rail e tecnologia EGR, afim de oferecer excelente desempenho mesmo em baixas rotações.
Além da motorização, o modelo incoropora nova embreagem com 395 mm de diâmetro e caixa de transmissão ZF 6S 1010 de 6 velocidades com servo assistência e transmissão por cabos, o que garante maior conforto e durabilidade de todo o conjunto. Novas funcionalidades eletrônicas foram incorporadas ao veículo e o novo painel de instrumentos proporciona uma série de itens afim de suportar o motorista durante a operação.
VW 17.230 ODDesenvolvido para suportar as severas operações do transporte urbano e também como excelente solução ao serviço de fretamento, o novo Volksbus 17.230 OD alia a tecnologia de um motor MAN aplicado com sucesso em diversos lugares no mundo, a robustez e a confiabilidade já reconhecidos do modelo.
O motor MAN D08 de 4 cilindros com dois estágios de sobrealimentação (2 turbocompressores) e sistema de injeção Common Rail garantem torque e potência equivalente ao seu antecessor. Com polia adicional de série e pacote de arrefecimento reposicionado, facilita o trabalho do encarroçador na instalação de carrocerias equipadas com ar condicionado.
O MAN D08 conta ainda com exclusivo sistema EVB (Exhaust Valve Brake) que proporciona maior poder de frenagem, proteção do freio de serviço, redução dos custos de manutenção e maior segurança de operação, gerando até 170 cv de potência de frenagem. Este sistema aproveita tanto a compressão como a descompressão no ciclo de frenagem, aumentando o desempenho do freio motor em até 65% quando comparado com a válvula borboleta no sistema de exaustão.
Para atendimento do PROCONVE P-7, o motor está equipado com tecnologia EGR, que garante melhor aproveitamento do espaço do chassi, já que não exige a instalação de tanque adicional, nem de unidade dosadora de ARLA 32 e nem catalizador especial para ureia, sendo assim, além de não interferir no encarroçamento do véiculo, ainda resulta em um veículo 200 kg mais leve que o concorrente.
O modelo ainda incoropora embreagem de maior diâmetro, com 395 mm de diâmetro, e caixa de transmissão ZF 6S 1010 de 6 velocidades com servo assistência e transmissão por cabos, o que garante maior conforto e durabilidade de todo o conjunto.
O modelo será oferecido também na versão V-Tronic, equipado com transmissão automatizada, com todos os atributos relacionados a custos operacionais já reconhecidos pelo mercado.
O novo painel de instrumentos e as novas funcionalidades eletrônicas também foram incorporadas ao modelo. Através da ferramenta de diagnóstico VCO e parametrização via MCO é possível configurar algumas funções do motor, o que garante a otimização da operação para cada tipo de aplicação.
VW 17.280 OTIdeal para as aplicações de fretamento e rodoviário de curta distância, bem como aplicações urbanas com alta demanda de passageiros, seja para aplicação com piso normal ou mesmo piso baixo (Low Entry), o Volksbus 17.280 OT vem agora equipado com novo conjunto powertrain para atendimento a todos os tipos de aplicação.
O motor MAN D08 com 6,8 litros, 6 cilindros e 271 cavalos de potência conta com tecnologia de recirculação de gases de exaustão (EGR). Assim como no modelo 4 cilindros, o modelo conta com dois estágios de sobrealimentação (2 turbocompressores) e sistema de injeção Common Rail, que garantem excelente desempenho mesmo em baixas rotações.
A nova transmissão mecânica ZF 6S 1010 de 6 velocidades com servo assistência e transmissão por cabos, garante maior conforto ao motorista e maior durabilidade a todo o conjunto. Oferecemos também a caixa de transmissão automática ZF 6HP 502C e o modelo na versão V-Tronic, equipado com transmissão automatizada e com todos os atributos já reconhecidos pelo mercado. Ideal para carrocerias de até 13,2 metros o modelo é oferecido com entre eixo de 6.000 mm na versão urbana de piso normal de 3.000 na versão de piso baixo (low entry) e na versão de fretamento. Neste último, permitindo a instalação de bagageiro passante.
VW 18.330 OT
Aproveitando toda a sinergia de desenvolvimento entre a MAN Latin America e a Cummins, a opção rodoviária vem equipada com motor Cummins ISL de 8,9 litros e 330 cavalos de potência, que trabalha com tecnologia SCR e utiliza ARLA 32 (AdBlue) para atender os limites de emissões do PROCONVE P7.
Conta com caixa de transmissão Eaton FSBO 9406 AE com servo assistência, o que garante facilidade nas trocas de marchas e maior conforto ao motorista. O modelo apresenta ainda retarder Voith VR 123 como opção, o que garante maior durabilidade ao sistema de freios e maior segurança em aplicações com alta exigência do sistema de freios.
O desenvolvimento de diversos outros componentes do trem de força focados no aumento de durabilidade, como cardan e eixo diferencial, fazem desse modelo um dos mais robustos da categoria.
A eletrônica embarcada, marca dessa nova linha, está presente em diversos aspectos do desenvolvimento. O design do novo painel beneficia a egonomia e os novos indicadores permitem o controle mais eficiente das funções do veículo. De forma mais discreta, novas funcionalidades auxiliam na forma adequada de condução e controle.
O condutor foi beneficiado com a implementação de itens como mudança de marchas por cabos e transmissão servo-assistida, para o conforto e redução de fadiga em condições de operação.
VW 26.330 OTA
Dotado de uma articulação leve, eficiente e de manutenção simplificada, com 18,6 metros de comprimento, o produto é uma solução com relação custo-benefício diferenciada e de acentuada produtividade, especialmente graças ao novo motor Cummins ISL de 8,9 litros.
A nova transmissão ZF Ecolife permite a programação de condições de rota de acordo com a aplicação, garantindo a previsibilidade da condução do veículo e aumento da durabilidade dos componentes. Os detalhes construtivos e os intensos estudos de engenharia realizados oferecem a robustez necessária para aplicações de alto volume, como as dos corredores troncais e sistemas BRT.
Em prol da mobilidade urbana
A MAN Latin America está preparada para atender os principais sistemas de transporte público do Brasil, como os inúmeros projetos de BRT (Bus Rapid Transit) e BRS (Bus Rapid Service), impulsionados pelos programas de desenvolvimento do governo, como o PAC da Copa e o PAC da Mobilidade Urbana, os quais incentiva o crescimento da economia, além do atendimento aos principais eventos do Brasil nos próximos anos – Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016.
Com o modelo Volksbus 26.330 OTA articulado, a montadora oferece o veículo ideal para o transporte coletivo em corredores de transporte BRT. Seu protótipo foi apresentado com exclusividades à imprensa especializada em novembro de 2010 durante a feira Fetransrio no Rio de Janeiro (RJ) e a partir deste ano, passa a ser mais uma opção para o transporte urbano.
Além do veículo articulado, a montadora oferece o Volksbus 17.280 OT, que atende os requisitos das grandes cidades, em linhas alimentadoras. Com motorização traseira MAN de tecnologia EGR, nas versões Piso Alto e Low Entry, o veículo possui suspensão pneumática e permite a instalação de até 4 portas largas, atendendo aos padrões para este tipo de operação.
Soluções sustentáveis
A MAN Latin America tem longa trajetória na pesquisa com fontes alternativas de energia. Pioneira em testes com biodiesel no Brasil, sua posição de vanguarda se confirma em várias frentes: é também a primeira empresa do País a desenvolver um ônibus com o conceito dual fuel movido a GNV+Diesel, reduzindo drasticamente as emissões do veículo e mantendo a mesma eficiência na operação.
Como fornecedora oficial de transportes para a Rio+20, conferência sobre desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) em junho, a MAN Latin America comprova estar preparada para atender à crescente demanda por tecnologias de baixo carbono. Inéditos nas ruas brasileiras, os ônibus GNV+Diesel formaram parte da frota de transporte das delegações do evento e contribuíram para a redução de 20% as emissões de gás carbônico e em 80% de material particulado em seus deslocamentos com o veículo.
A base de sua tecnologia está em seu sofisticado gerenciamento eletrônico, que permite controlar simultaneamente os sistemas de injeção dos dois combustíveis de modo a proporcionar a maior eficiência possível. O desenvolvimento desse ônibus faz parte do Programa Rio Transporte Sustentável, que busca garantir à capital fluminense e região um transporte mais eficiente e sustentável para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
Entre seus esforços para diminuir o impacto ambiental de seus veículos, a MAN Latin America também dedica esforços para a adoção do diesel de cana como uma alternativa energética. Abastecidos com esse biocombustível, ônibus da empresa diminuiram em mais de 80% a pegada de carbono de seus trajetos na conferência.
Das pistas de Fórmula 1 para os ônibus MAN
O que também atraiu muitos olhares curiosos na Rio+20 foi o ônibus híbrido Lion’s City, da marca MAN. Já disponível na Europa, o veículo não impressiona só por seu design: para a partida, utiliza somente energia elétrica, eliminando a produção de fumaça e diminuindo o barulho.
A tecnologia do híbrido pode gerar uma redução de até 30% no consumo do combustível e de emissões de CO2. A energia elétrica é gerada com a frenagem do veículo e utilizada na partida, a partir do mesmo conceito de recuperação da energia cinética (KERS) utilizado nos carros da Fórmula 1.
Com os estudos sobre mais esse veículo de baixo carbono, a MAN Latin America amplia seu cardápio sustentável e se prepara para o futuro do transporte. Através do emprego dessas soluções, a MAN Latin America fomenta a pesquisa e o desenvolvimento de uma indústria nacional de transportes mais limpa. O objetivo é estar sempre à frente de seu tempo, proporcionando as vantagens que seus clientes necessitam e contribuindo para a preservação ambiental.
Trajetória de sucesso
A MAN Latin America entrou no mercado de ônibus em 1993 com o lançamento do modelo VW 16.180 CO. O chassi chegou no momento em que o mercado pedia por alternativas no segmento de ônibus e não marcou apenas o nascimento da linha Volksbus, mas também de um atendimento diferenciado feito na garagem do frotista.
Logo em seguida, a marca ingressou no mercado de micro ônibus, com o modelo VW 8.140 CO.
De lá pra cá, a linha não parou de crescer e recebeu inúmeros atributos como, por exemplo, a versão V-Tronic dos modelos urbanos 17.230 EOD e 17.260 EOT.
Entre os sucessos de vendas ao longo da trajetória da empresa no mercado de ônibus, destaca-se o veículo desenvolvido pela engenharia de Resende especialmente para o programa Caminho da Escola, que busca garantir maior qualidade no transporte escolar na zona rural brasileira, onde as estradas, geralmente de terra, possuem condições severas de piso e relevo. Desde 2007, quando o Governo Federal deu início ao programa, foram vendidas mais de seis mil unidades do modelo, que conta com suspensão reforçada e uma série de outros diferenciais.
Os ônibus da marca são ainda presença constante no futebol brasileiro. Graças ao Projeto Seleção Volksbus, hoje 17 clubes transportam suas comissões técnicas e jogadores a bordo de ônibus Volkswagen: Internacional, Grêmio, Atlético Paranaense, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Vasco, Fluminense, Resende, Volta Redonda, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Goiás, Atlético Goianiense, Bahia, Sport e Náutico. Há também o da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Além dos esportistas, estrelas de novelas também circulam a bordo de ônibus Volksbus. Em uma ação de merchandising para fortalecimento da marca, a MAN Latin America cedeu em comodato um Volksbus 18.330 EOT, que vem dividindo os holofotes com os personagens da novela das sete da Rede Globo – “Cheias de Charme”.
O ônibus azul e dourado está sendo usado na trama para o transporte oficial das Empreguetes, banda fictícia interpretada pelas atrizes Taís Araújo, Leandra Leal e Isabelle Drummond. O personagem Fabian, interpretado por Ricardo Tozzi, também já rodou o País a bordo de um Volksbus. O “Fabiônibus”, como ficou conhecido, está previsto para aparecer mais vezes durante a novela.
Ação social
Os ônibus Volkswagen participam ainda de uma importante ação social. Sete veículos modelo VW 15.190, iguais aos usados no programa Caminho da Escola, serão utilizados na renovação da frota utlizada para o transporte de crianças e adolescentes carentes na região de Irecê, interior da Bahia, graças ao apoio da MAN Latin America ao projeto Nova Canaã, do Instituto Ressoar.
As pessoas atendidas pelo Nova Canaã são apanhadas em suas casas, geralmente bastante distantes do local, considerado um oásis no meio do sertão. Os novos ônibus, que possuem suspensão elevada para terrenos difíceis, tornam-se parte fundamental do projeto, garantindo um transporte com mais segurança e conforto às 600 crianças que participam do programa todos os dias. Lá, elas frequentam aulas, e contam com serviços básicos de cidadania, como alimentação, atendimento médico, atividades de lazer e esportes.
Fonte: http://man-la.com/sala-de-imprensa/Not%C3%ADcia%20sem%20categoria/6768-rota-volksbus-2012-comeca-o-maior-programa-itinerante-de-demonstracao-de-onibus-do-brasil
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