sexta-feira, 8 de junho de 2012

Ônibus articulados Mercedes-Benz entram em operação no BRT Transoeste do Rio de Janeiro

Rafael Brusque Toporowicz


Os ônibus articulados Mercedes-Benz são os primeiros a entrar em operação no sistema BRT Transoeste da cidade do Rio de Janeiro, cujo trecho inicial – com extensão de aproximadamente 40 quilômetros e cerca de 30 estações interligando o Terminal Alvorada na Barra da Tijuca ao Terminal Santa Cruz – foi inaugurado hoje.
O Transoeste deverá ser concluído totalmente no segundo semestre deste ano, indo da Barra até Santa Cruz e Campo Grande. Serão 53 estações BRT, interligando sete bairros. Com 56 quilômetros, esse sistema viário vai diminuir em 50% o tempo gasto no trajeto, beneficiando cerca de 220 mil pessoas diariamente.
Segundo Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, a Empresa está orgulhosa por ser a primeira a ter os veículos de sua marca operando no Transoeste, o inédito corredor exclusivo com características BRT no Rio de Janeiro. “Isso reforça a confiança das empresas e dos gestores de transporte locais nos nossos produtos e também a liderança da Mercedes-Benz na região e no mercado brasileiro como um todo. Os ônibus articulados escolhidos, modelo O 500, são líderes absolutos de vendas no País desde seu lançamento, em 2006, com mais de 1.000 unidades vendidas e mais de 70% de participação em seu segmento”.
A Mercedes-Benz realizou a venda de 91 ônibus articulados O 500 MA para uso no sistema Transoeste. Foram 49 unidades para a Auto Viação Jabour (com carroçaria Viale BRT da Marcopolo) e 42 para o Expresso Pégaso (carroçaria Mega BRT Neobus). Os veículos vão entrar em operação, gradativamente, até o segundo semestre. Chamado de “Ligeirão”, esses novos ônibus articulados têm capacidade de transporte para até 145 passageiros.
Veículo da nova linha de ônibus da Mercedes-Benz, o O 500 MA conta com a avançada e exclusiva tecnologia BlueTec 5, que se destaca por motores mais potentes, econômicos e ecológicos, atendendo ao PROCONVE P-7.
Apoio total aos clientes para operação no BRT
Além de fornecer os chassis, a Mercedes-Benz vem apoiando totalmente os clientes a se prepararem para a operação dos avançados ônibus da família O 500 no sistema BRT. Em sua unidade de Campinas, São Paulo, a Empresa realizou uma série de apresentações para profissionais de operação e manutenção da Auto Viação Jabour e da Expresso Pégaso sobre os novos ônibus 2012 e as novas tecnologias, como o BlueTec 5.
“Focamos especificamente os impactos em termos de assistência à operação, buscando familiarizar as equipes que efetivamente trabalham com os veículos no dia a dia da frota do cliente e que atuam agora como multiplicadores em suas empresas”, afirma Ari de Carvalho, diretor de Pós-Venda da Mercedes-Benz do Brasil. “Dessa forma, asseguramos ao cliente a confiabilidade que é um atributo dos produtos e serviços da nossa marca”.
As apresentações contaram também com a presença de representantes dos concessionários do Rio de Janeiro, o que ampliou o alcance dessa iniciativa, e com a participação de especialistas da ZF e da Knorr, que contribuíram na abordagem sobre agregados, como transmissão e sistemas de freios.
Segundo Ari, na medida em que os novos ônibus O 500 forem sendo entregues aos clientes, após o encarroçamento, a equipe de Pós-Venda Ônibus irá às garagens dos frotistas, dando continuidade ao apoio na utilização e manutenção dos novos veículos.
Maioria das cidades escolheu o BRT para a Copa do Mundo
Além do sistema Transoeste, o pacote de obras viárias do Rio de Janeiro inclui mais três BRTs: Transcarioca (em obras), Transolímpica (em licitação) e Transbrasil (em projeto).
“A maioria das cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 optou pelo sistema BRT. Elas se apoiam em vantagens como custos de implantação até dez vezes menores e um prazo até 2/3 menor em comparação com outros modais, como trem e metrô, para transportar a mesma quantidade de passageiros”, diz Gustavo Nogueira, gerente de Marketing BRT da área de Marketing de Produto – Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Esses benefícios também são válidos para quaisquer outras cidades que queiram prestar um serviço de transporte coletivo de maior qualidade para a população”.
A Mercedes-Benz tem conhecimento e experiência mundial e local para a implantação desse tipo de sistema. A marca está presente hoje em todos os principais BRTs no mundo, como os de São Paulo e Curitiba no Brasil, Bogotá na Colômbia, Santiago do Chile, México, Turquia e África do Sul. Os sistemas desses países figuram entre os que mais transportam passageiros por ônibus urbanos no mundo.
Mercedes-Benz oferece solução completa para BRT
A gama de chassis de ônibus Mercedes-Benz atende a todas as demandas dos sistemas de transporte de passageiros. Desde veículos articulados dos corredores exclusivos até ônibus convencionais e microônibus das linhas alimentadoras e distribuidoras, que interligam os bairros, compondo o sistema integrado.
Além da mais completa linha de ônibus, a Mercedes-Benz também oferece aos clientes assessoria especializada em transporte de passageiros através de uma equipe totalmente focada em sistemas como o BRT, oferecendo apoio a clientes, órgãos gestores e consultorias de transporte.
Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário