Ampliação será focada nas operações brasileiras
Com
o objetivo de estar preparada para a maior demanda por ônibus que
deverá ocorrer nos próximos anos e para atingir as metas de crescimento
dos negócios planejados, a Marcopolo reviu o seu plano de investimentos e
vai aplicar R$ 450 milhões em suas operações até 2016, em vez dos R$
350 milhões anunciados no segundo semestre do ano passado.
De
acordo com José Rubens de la Rosa, diretor-geral da Marcopolo, essa
ampliação dos investimentos em mais R$ 100 milhões se deu em razão do
agressivo plano de crescimento da empresa para os próximos anos, no
Brasil e no exterior, e também pela perspectiva de maior demanda que o
mercado brasileiro deverá ter até 2016. "A demanda por ônibus em todo o
mundo deverá aumentar, não de maneira linear e nem em todas as regiões
e, por isso, precisamos ser eficientes e competitivos para ter o produto
certo para cada mercado em expansão."
"A
Marcopolo, assim como qualquer empresa brasileira que queira ser
competitiva internacionalmente, precisa buscar constantemente níveis
mais elevados de produtividade, economia de escala, automação, com forte
foco na redução de custos e na qualificação e formação profissional.
Esses são os principais drivers da nossa companhia e a ampliação dos
investimentos é justamente para aproveitar as sinergias que o mercado
brasileiro oferece hoje e nos tornarmos ainda mais competitivos. Com
isso, ganha o País, o nosso cliente, a empresa, os nossos colaboradores e
as comunidades nos locais onde estamos instalados", salienta de la
Rosa.
Os
novos investimentos serão aplicados principalmente nas unidades de
Caxias do Sul, onde a empresa possui duas fábricas, e na instalação de
uma nova operação fabril, em São Mateus, no Espírito Santo, para a
produção de miniônibus - da Unidade de Negócio Volare, com foco na
exportação. "Somente nas fábricas de Caxias do Sul aplicaremos R$ 100
milhões em 2012 e 2013. Construiremos novas instalações administrativas,
um novo e moderno centro logístico e um novo centro de treinamento e
formação profissional, além do desenvolvimento e lançamento de novos
produtos e da aquisição de equipamentos de última geração para diversos
setores das fábricas", destaca o CEO da Marcopolo.
Com
foco na ampliação dos negócios no exterior e no aumento das
exportações, parte dos novos investimentos será dedicada à Unidade de
Negócio Volare que vai instalar uma nova linha de montagem no Espírito
Santo, na cidade de São Mateus.
Segundo
o diretor da Volare, Milton Susin, a perspectiva de crescimento no
mercado externo, sobretudo na América Latina, fez com que a marca
precisasse ampliar a sua produção em um local que permitisse maior
competitividade no mercado internacional. "A decisão por instalar uma
unidade nessa região se deu em razão da questão logística de insumos e
por ser próximo ao porto, o que é fundamental para quem visa o mercado
externo. A fábrica vai fazer veículos para a exportação para atender à
demanda crescente pelos nossos produtos em países da América do Sul e
África, além das regiões Norte e Nordeste", explica Susin.
Divulgação
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