Até o ano que vem as obras da Linha Verde chegarão ao Atuba, no extremo norte da cidade. A informação foi passada pelo presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Cléver de Almeida, o durante o Seminário Brasil-Canadá em Mobilidade Urbana, que acontece nesta terça-feira (19), na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
Outra novidade para a Linha Verde, o sexto eixo de desenvolvimento da cidade, é um novo pacote de nove trincheiras e três viadutos que estão sendo projetados para eliminar gargalos de tráfego ao longo da avenida. Dois viadutos serão implantados na parte sul e um no norte. Das nove trincheiras, uma ficará no sul, paralela à trincheira Bairro Alto/Bacacheri, as demais estarão depois do cruzamento da Linha Verde com a avenida Merechal Floriano, em direção ao sul.
Cepacs - O presidente do Ippuc explicou que parte dos recursos para esse novo pacote de obras virá da Operação Urbana Consorciada Linha Verde, por meio da venda dos Certificados Adicionais de Potencial de Construção (Cepacs) na Bolsa de Valores. “Temos possibilidade de concluir os 22 quilômetros desse novo corredor de transporte e de desenvolvimento urbano até 2013, e a isso agregaremos também obras complementares que eliminarão gargalos em vários pontos da Linha Verde”, destaca Almeida.
As trincheiras projetadas pelo Ippuc para Linha Verde têm um conceito inédito na cidade. Com 250 metros de comprimento elas não serão apenas ligações para veículos. “Projetamos também passagens segregadas para pedestres e ciclistas, além de pólos ambientais com equipamentos de lazer e convivência”, diz Almeida.
Maior do mundo - No Seminário também foi mostrado como a Prefeitura está trabalhando para melhorar a capacidade de transporte público. Com a implantação do Ligeirão no eixo Boqueirão/Centro, que diminuiu de 35 para 25 minutos o tempo de percurso de viagem nesse eixo, com uma capacidade maior de passageiros nos ônibus.
O Ligeirão será levado agora para o eixo Santa Cândida/Pinheirinho. As obras de desalinhamento das estações-tubo, que permitem a ultrapassagem dos Ligeirões nas canaleta já começou.
Bicicletas - Investimentos em paraciclos, bicicletários e ciclovias foram outros destaques da Prefeitura no Seminário. Atualmente a cidade conta com cerca de 120 quilômetros de infraestrutura cicloviária e outras cerca de 30 quilômetros de novas ciclovias estão acontecendo aliados a projetos de melhorias viárias como na avenida Marechal Floriano que têm a primeira ciclofaixa utilitária de Curitiba, na Linha Verde.
Tanto a ciclovia da Linha Verde como a ciclofaixa da Marechal têm papel importante na integração do modal bicicleta com a região metropolitana. “Uma pesquisa que o Ippuc fez em 2008 indicou que a maioria dos deslocamentos de bicicletas está relacionada à municípios vizinhos” falou o presidente do Ippuc.
Curitiba também está recebendo novos paraciclos. Os lotes dos primeiros mobiliários desenvolvidos para o estacionamento público de bicicletas foram implantados na região central da cidade, perto de comércio, serviços e espaços culturais. Até o fim do ano serão criadas 300 vagas para que os ciclistas tenham onde estacionar com mais conforto e segurança suas bicicletas.
Calçadas – Com a implantação do Anel Viário, a Prefeitura de Curitiba espera reduzir o fluxo de veículos no centro da cidade, e aumentar o número de espaços exclusivos para pedestres.
As calçadas são foco em todos os projetos viários desenvolvidos pelo Ippuc. “Lá de dentro não sai um projeto viário sem estar acompanhado da melhoria das calçadas. Isso acontece em qualquer bairro da cidade”, destacou Almeida.
Além do presidente do Ippuc, participaram do seminário o secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Irajá Brito Vaz, que tratou das ações de acessibilidade na cidade e Marcelo Araújo, do Setran, que falou sobre mobilidade urbana.
Fonte: Prefeitura de Curitiba
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