Estimativa da prefeitura é de que o Ligeirão reduza a viagem
entre Santa Cruz e Barra da Tijuca pela metade
O corredor expresso BRT (Bus Rapid Transit), que vai ligar Santa Cruz a Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, vai tirar 26 linhas convencionais de circulação entre os bairros. A primeira fase, que será apenas para adaptação dos usuários, vai começar na próxima quarta-feira (6), entre as estações Pingo D’água e Alvorada, com 11 veículos. Nesta etapa, serão abertas nove estações e o serviço funcionará fora dos horários de pico (entre 10h e 15h), de domingo a segunda-feira.
Segundo o secretário municipal de Transportes do Rio, Alexandre Sansão, não há um prazo definido para os ônibus convencionais pararem de circular.
- Os ônibus permanecerão circulando até que todo o sistema seja implantado. A nossa estratégia é manter este serviço até que ele não seja mais necessário, até que as pessoas estejam adaptadas ao BRT.
O prefeito Eduardo Paes fez questão de frisar que o corredor expresso só estará funcionando completamente em dois meses e que esta primeira fase é um período de adaptação.
- O processo será implementado aos poucos para que o usuário entenda como funciona o BRT. Por isso, faremos o trabalho de forma gradual, para que tudo seja feito com muita segurança.
Segundo a prefeitura, o intervalo estimado entre os ônibus articulados da linha Pingo D’água-Alvorada (serviço parador) nesta fase de adaptação será de 10 minutos.
Os ônibus, que receberam o apelido de Ligeirões, vão trafegar em vias exclusivas. A estimativa é de que o tempo da viagem entre a Barra e Santa Cruz, que atualmente é de duas horas e meia , seja reduzido pela metade, em aproximadamente uma hora.
O serviço atenderá cerca de 120 mil passageiros por dia. No total, serão 116 veículos em toda a zona oeste, sendo 91 apenas para Santa Cruz. Os ônibus do BRT vão substituir os 251 que circulam atualmente na região.
Tarifas
A tarifa deste serviço será de R$ 2,75, com direito às integrações do Bilhete Único Crioca. Dentro do período de duas horas, o passageiro poderá realizar até três viagens de ônibus ao custo de uma passagem, se o BRT for o segundo deslocamento.
A integração com os trens da SuperVia (empresa que administra os trens no Rio) será de R$ 3,95, com direito ao uso de uma linha alimentadora do BRT e a integração com os ônibus de linhas intermunicipais terá tarifa de R$ 4,95, incluindo ainda uma viagem em linha alimentadora do BRT.
Passageiros serão orientados nas estações
Segundo Sansão, os usuários do BRT receberão folhetos informativos nas estações e dentro dos ônibus das linhas alimentadoras com esclarecimentos de como funcionará o novo sistema.
- Haverá pessoas em todas as estações distribuindo folhetos que informam os serviços e orientadores ao longo das linhas alimentadoras.
O que são as linhas alimentadoras?
As linhas alimentadoras do BRT são linhas de ônibus convencionais que partem de bairros não atendidos diretamente pelo traçado do BRT e que chegarão às estações do sistema. Uma viagem envolvendo uma linha alimentadora e o BRT custará R$ 2,75, como já acontece no Bilhete Único Carioca. Elas podem ser indentificadas porque os ônibus terão o mesmo padrão visual dos articulados do BRT e ainda possuem uma letra A após o número da linha.
Fonte: Portal R7
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