Corredor exclusivo para ônibus articulados vai reduzir o tempo de deslocamento entre Santa Cruz e Barra da Tijuca
Uma nova era nos transportes urbanos do Rio tem início nesta
quarta-feira, com a inauguração do corredor BRT Transoeste, o primeiro
da cidade, que vai ligar Santa Cruz ao Terminal Alvorada, na Barra da
Tijuca. A implementação do corredor será gradual: nesta primeira fase,
os ônibus articulados circularão somente pelas estações Pingo D´Água,
Pontal, Recreio Shopping, Nova Barra, Gelson Fonseca, Pedra de Itaúna,
Riomar, Novo Leblon e Alvorada, sempre das 10h às 15h, com intervalos de
10 minutos. Ao longo de 60 dias, as demais estações serão incorporadas
ao trajeto, o que diminuirá pela metade o tempo de quem precisa se
deslocar pela Zona Oeste.
Com capacidade para 140 passageiros, os ônibus do BRT terão
ar-condicionado e tarifa única de R$ 2,75 e poderão ser pagas com o
Bilhete Único Carioca ou o RioCard. Assim, durante um período de até
duas horas, os beneficiados pelo novo sistema poderão fazer até três
viagens, sendo duas de ônibus, tanto alimentador quanto comum, e uma de
BRT. O preço da tarifa para integração com trens da Supervia será de R$
3,95 e com ônibus intermunicipais, R$ 4,95.
- Com o Bilhete Único Carioca o passageiro pode embarcar no BRT em
Santa Cruz, por exemplo, e seguir até o Terminal Alvorada. De lá, ele
pode pegar um alimentador da Transoeste até o destino dele na Barra da
Tijuca. Ou pode pegar também o BRT e uma linha para qualquer outro
bairro do Rio de Janeiro, como Centro ou Zona Sul, pelos mesmos R$ 2,75 –
explicou Marcos Tognozzi, coordenador de transportes da Zona Oeste pela
Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).
Para facilitar o acesso de quem mora longe das estações, o sistema
BRT contará com as chamadas linhas alimentadoras, responsáveis por
trazer os passageiros de seus bairros até a estação mais próxima e
vice-versa. Com o tempo, as linhas de ônibus que fazem o trajeto Santa
Cruz – Alvorada serão seccionadas e seus percursos, diminuídos. Com
isso, circularão somente entre os bairros e a estação do BRT mais
próxima.
Passageiros que ainda não possuem o Bilhete Único Carioca poderão
comprar os cartões de passagem nas bilheterias das estações, que também
estão equipadas com máquinas que, além da venda dos bilhetes, estarão
aptas a efetuar a recarga dos mesmos.
- Todas as estações contam com agentes de segurança, agentes de
plataforma, funcionários da limpeza e bilheteiros. Funcionários estarão à
disposição dos passageiros para tirar eventuais dúvidas sobre o
funcionamento do sistema. Além disso, as estações contarão com
bicicletário – contou Tognozzi.
As estações estarão equipadas com monitores que informarão aos
passageiros em qual a linha de ônibus ele poderá embarcar naquele
momento, que sentido a linha estará seguindo e o tempo que falta para o
BRT chegar na plataforma.
- O sistema BRT funcionará 24 horas por dia e o serviço noturno será
feito em estações pré-determinadas, possibilitando um deslocamento mais
rápido – disse Tognozzi.
Quando estiver em pleno funcionamento, a média de intervalo entre um
BRT e outro vai variar entre dois e cinco minutos, dependendo do serviço
(expresso ou parador), podendo chegar a oito minutos no período
noturno.
Veja o vídeo na fonte:
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