A San Marino Neobus anunciou, no início do mês, que formará uma joint venture com a americana Navistar, com o objetivo de desenvolver ônibus completos (chassis e carrocerias) sob a marca NeoStar. O foco inicial estará voltado para os mercados norte e sul-americanos.
A Navistar é uma empresa com sede no estado de Illinois, nos Estados Unidos, e tem faturamento global de anual de 15 bilhões de dólares. É proprietária da IC Bus, maior fabricante mundial de ônibus escolares, com produção anual de 16 mil veículos.
Já a Neobus, empresa brasileira com 12 anos de participação no mercado de ônibus e com mais de 30 mil unidades produzidas, seguirá com a oferta de sua linha tradicional de carrocerias e com o lançamento de sua primeira linha de ônibus rodoviários, em 2012. Aliada à experiência em ônibus para sistemas de BRT (Bus Rapid Transport), a nova linha marcará a consolidação da empresa no segmento de veículos pesados.
A Neobus e a Navistar firmaram um termo de compromisso não vinculante e se encontram em estágio avançado de negociações.
Fábrica no Rio
Poucos dias após divulgar a parceria com a Navistar, a Neobus fez outra revelação importante. Vai implantar uma unidade de produção no município de Três Rios, no Estado do Rio de Janeiro.
A nova fábrica da Neobus funcionará em uma área a ser definida, e a previsão é de que comece dentro de 150 dias, gerando cerca de 1,2 mil novos empregos quando estiver em sua capacidade máxima de produção, que deve produzir 13 ônibus por dia.
A fábrica de Três Rios produzirá ônibus urbanos e alguns modelos de micro-ônibus. A fábrica de Caxias do Sul (RS) continuará produzindo micro-ônibus, ônibus para fretamento, ônibus das linhas BRT (Bus Rapid Transport) e BRS (Bus Rapids Service) e os modelos NeoStar.
Por Renato Siqueira (Revista Ônibus nº 66 - Fevereiro/Março-2012)
Nenhum comentário:
Postar um comentário