Europa | 06:00
Bicicletas e ônibus são as duas opções de transporte mais fáceis em Oxford
Quando um brasileiro que conhece as melhores faculdades do Brasil (a USP, por exemplo) visita uma das melhores universidades dos Estados Unidos (a Harvard, por exemplo) fica deslumbrado e invejoso com um campus tão lindo e antigo que parece ser cenário de filmes. (Eu sei, porque já levei vários brasileiros para conhecer).
- Leia também: Seth erros em Oxford
Quando um norte-americano que conhece as melhores universidades dos Estados Unidos viaja para Inglaterra e visita Oxford, fica deslumbrado e invejoso com o campus tão mais lindo e tão mais antigo que não só parece cenário de filmes, como de fato é. De Harry Potter, por exemplo. (Eu sei, porque acabo de passar quatro dias na cidade, que também é nome da universidade anglófona mais antiga do mundo).
Neste assunto, nós, norte-americanos, e vocês, brasileiros, estamos no mesmo barco: as nossas coisas “antigas” são muito mais novas que as coisas antigas – sem aspas – da Europa. Você acredita que Oxford tem prédios do século 13 – que ainda são usados hoje? Não só é verdade, como eu estou falando só dos bares. Existem outros até mais antigos: há uma torre no centro que data de 1040.
Ou seja, nós do Novo Mundo estudamos a história; os de Oxford estudam dentro da história. Abiblioteca Bodleian, inaugurada em 1602, é tão velha que quando quiseram filmar uma cena de Harry Potter procurando livros de feitiços, não precisaram produzir nada: simplesmente usaram os livros antigos que já estavam nas estantes.
Fonte: IG
Veja a matéria na integra no link abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário