Crédito das fotos - Fábio Arantes
A Prefeitura de São Paulo entregou mais 10 ônibus movidos a etanol do Programa Ecofrota. Com os novos veículos, a frota que utiliza esse tipo de combustível na Capital sobe para 60 ônibus. Os novos carros vão operar em linhas da Zona Sul da cidade.
O prefeito de São Paulo entregou nesta sexta-feira (20/1) mais 10 ônibus movidos a etanol do Programa Ecofrota. Com os novos veículos, a frota que utiliza esse tipo de combustível na Capital sobe para 60 ônibus. Os novos carros vão operar em linhas da Zona Sul da cidade. Além de São Paulo, apenas Estocolmo, na Suécia, possui operação comercial de ônibus movidos a etanol.
"São mais ônibus para a nossa política pública que é focada, principalmente, na renovação da frota de ônibus por veículos que possam circular com energia alternativa. Agora passamos a ter 60 ônibus circulando pela cidade com etanol, que polui muito menos, e mais de 10% da frota circulando com algum outro tipo de combustível também menos poluente. Além disso, 100% da frota de transporte público já utiliza o S50 B5, que é um tipo mais limpo de diesel", afirmou o prefeito.
Os ônibus movidos a etanol reduzem em até 90% a emissão de material particulado na atmosfera (fumaça preta) em relação aos coletivos movidos a diesel. Além disso, a utilização de álcool diminui também 80% a emissão de gases responsáveis pelo aquecimento global, 62% a emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) e não libera enxofre, o causador da chuva ácida.
A iniciativa faz parte do Programa Ecofrota, que foi lançado em fevereiro de 2011 com o objetivo de reduzir progressivamente a utilização de combustíveis fósseis na cidade. Com o início do Programa, todos os ônibus movidos por algum tipo de tecnologia limpa são identificados por um selo com a marca Ecofrota e o tipo de combustível utilizado.
São Paulo já tem 1.200 ônibus circulando a partir da mistura de 20% de biodiesel de grãos (B20) ao diesel comum já utilizado na cidade, o que reduz 22% a emissão de material particulado, 13% de monóxido de carbono e 10% de hidrocarbonetos.
"O Programa Ecofrota é importante porque melhora a qualidade de vida da população. O uso de combustíveis menos poluentes diminui o volume de partículas emitidas na atmosfera e também de gás carbônico. Os estudos da Universidade de São Paulo mostram que a substituição do diesel por álcool representa uma economia de aproximadamente 200 milhões de dólares na área da Saúde", explicou o secretário municipal de Transportes e presidente da SPTrans.
Outros 160 ônibus circulam pela Capital com a mistura de 10% de diesel de cana-de-açúcar ao diesel. Os testes realizados anteriormente apresentaram uma redução de até 41% de fumaça preta, comparado com os veículos abastecidos com diesel B5. Com a mesma finalidade, a frota de trólebus está sendo renovada. Dos 200 trólebus, 140 carros ou 70% da frota serão trocados. Atualmente, 14 veículos novos já estão em circulação.
A SPTrans investe ainda na renovação da frota da Cidade, realizando a troca dos veículos antigos por modelos de tecnologia mais nova, com maior capacidade e menos poluentes. Dos 15 mil ônibus da frota, 12.037 (ou 80%) já foram renovados.
Fonte: Prefeitura de São Paulo
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