quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Comil lança seu primeiro Double Decker


Lançamentos

Em: 02/01/2012



Campione DD


Ônibus foi projetado para atender alto padrão em transportes
 A Comil apresenta um novo conceito de transporte de passageiros de alto padrão com a chegada do seu primeiro veículo double decker, o Campione DD. O lançamento ocorre num período de alta do setor do transporte público, impulsionado, particularmente,  pela aproximação da Copa do Mundo e das Olimpíadas, que devem aumentar exponencialmente a demanda por ônibus de turismo de qualidade no Brasil.
 “O DD da Comil representa maturidade da empresa. Vamos atuar e temos condições de atender um mercado no qual o cliente é mais exigente ainda”, afirma o diretor geral Silvio Calegaro. Ele explica que a produção de ônibus de dois andares com aplicação rodoviária já era um desejo antigo da Comil, mas que foi se desenvolvendo ao longo da história de 25 anos da empresa, culminando em seu lançamento em 2011.
A empresa também apresenta o novo design do seu modelo Campione HD 4.05, que segue o mesmo estilo do modelo de dois andares. Apostando no crescimento dos mercados interno e externo, a Comil investiu R$ 8 milhões na concepção dos produtos.

Design aliado à tecnologia
Seguindo o conceito de evoluir em questões que proporcionem economia para as empresas de transporte sem abrir mão da qualidade, a Comil apresenta algumas inovações na área. A empresa realizou estudos biodinâmicos para reduzir o consumo de combustível e o desgaste de pneus. O resultado se materializa na curvatura frontal dos carros. Os veículos também se destacam pelos detalhes cromados, que conferem requinte e sofisticação, semelhantes aos automóveis de luxo. De encontro com a utilização para turismo e viagens de longa distância, a carroceria é dotada de ampla área envidraçada e teto solar opcional, proporcionando aos primeiros passageiros a perfeita visão da paisagem. 
Internamente, o Campione DD e o HD, que seguem o mesmo design, apresentam um novo conceito, com linhas, cores e texturas mais suaves. Também possuem soluções de espaço e ergonomia que proporcionam maior conforto e segurança ao usuário. Um novo porta-pacotes, mais compacto, e um novo sistema de iluminação e direcionamento do ar condicionado foram desenvolvidos para valorizar a individualidade do usuário. O sistema de som integrado e a opção de monitores em LED complementam o conforto do usuário.
Na entrada, a escada possui corrimão em ambos os lados, com iluminação indireta integrada aos degraus, possibilitando plena utilização noturna, sem perturbar os passageiros.  Dentre os principais diferencias de iluminação está a utilização total de lâmpadas led’s, com sistema “fade in/fade out”, que liga e desliga as luzes lentamente, garantindo o conforto visual aos passageiros.
Nos toaletes, foram aplicados os mais modernos sistemas para garantir a higiene. Projetados em PMMA (Polimetil Meta Acrilato) e com aditivos antimicrobianos, os banheiros oferecem torneiras que podem ser acionadas apenas por um sensor de aproximação. O design possui cantos arredondados e superfícies lisas, garantindo fácil limpeza e reduzindo o tempo de manutenção.
No modelo DD, o cliente poderá optar por diversos incrementos no piso inferior como, por exemplo, sofás, mesa de jogos, bar, equipamentos de entretenimento, entre outros. Para o modelo HD, onde o piso inferior se torna um compartimento de cargas, a preocupação foi dar ao cliente o maior volume da categoria, chegando ao valor de 20 metros cúbicos.
As cabines do motorista foram concebidas com estudos ergonômicos voltados ao conforto do motorista e seus auxiliares, o que proporcionou um produto com amplo espaço interno, um excelente campo de visibilidade externa e um painel com todos os comandos eletrônicos de fácil acesso e manuseio.
Segundo Tiago Zanette, gerente Engenharia da Comil, os veículos estarão disponíveis a partir de janeiro de 2012 nas configurações de chassi 6x2 e 8x2, para Mercedes-Benz, Scania e Volvo. A expectativa é comercializar em 2012 cerca de 150 unidades dos modelos.
A América Latina revela-se, historicamente, o principal mercado do DD. A Argentina, Peru, Chile e Brasil são grandes consumidores desse segmento. Cada país possui um perfil de uso para esse modelo de carro. Na Argentina, por exemplo, o DD é utilizado no transporte rodoviário de linhas entre províncias e em viagens internacionais e turismo. Pratica já adotada por algumas empresas brasileiras.

Fonte: Comil

Nenhum comentário:

Postar um comentário