Tomar um ônibus em Estância Velha, no Vale do Sinos, pode ser também um exercício de conscientização.
Pelo menos para quem embarca na primeira parada ecológica do país – segundo a prefeitura – inaugurada na semana passada, na avenida Presidente Vargas, bairro Rincão dos Ilhéus. A estrutura é toda feita com materiais reciclados, resíduos plásticos que imitam ripas de madeiras com cortes rústicos, com vistas a valorizar as tradições germânicas da região – Estância faz parte da Rota Romântica.
O projeto foi viabilizado a partir de uma parceria com a empresa Suzuki Recicladora, sem ônus aos cofres públicos, e prevê a substituição de todas as paradas de concreto, além da construção de outras, onde não há cobertura. Dos 500 pontos de ônibus da cidade, apenas 200 são cobertos; muitos são antigos e carecem de reformas.
As novas estruturas terão dois tamanhos: a menor feita com 2 toneladas de resíduos e a maior com 3 toneladas. Dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente revelam que a população gera 2 toneladas de lixo plástico por dia, o que garante a matéria-prima.
A julgar pela satisfação dos usuários, a prefeitura não poderá esperar muito para concluir o projeto. “É importante esta preocupação com o meio ambiente e a parada é bastante confortável”, avalia a estanciense Sueli Machado de Souza.
Os próximos pontos que receberão paradas ecológicas, em 2012, ficam nas vias principais, a primeira na própria Presidente Vargas e depois na avenida Brasil e na ruas Portão e Presidente Lucena. Participaram do evento de inauguração o prefeito Waldir Dilkin (PSDB) e os representantes da Suzuki Recicladora, Harti Lenhardt e Hiroaki Kobayshi.
FOTO: Felipe de Oliveira / novohamburgo.org
Fonte: Novo Hamburgo ORG
Nenhum comentário:
Postar um comentário