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quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Hidrovia no Rio Cubatão em breve




 Falta pouco para o projeto da Hidrovia no Rio Cubatão, que ligará a fábrica da Carbocloro ao Porto de Santos, sair do papel. Em agosto, a CETESB concedeu à empresa a Licença de Instalação, que consiste na construção dos atracadouros, sendo um deles o píer que receberá as barcaças na Carbocloro.

A Hidrovia permitirá à empresa transportar o sal - matéria-prima usada para a fabricação de cloro-soda, principal atividade da empresa –, que chega de navio, em barcaças pelo Rio Cubatão, desde a zona portuária de Santos até a fábrica. Hoje, esse transporte é feito por caminhões, em um trajeto de 22 quilômetros.

A hidrovia é a estrada mais ecológica para o desenvolvimento sustentável da região, pois reduzirá em 60 mil o número de viagens anuais de caminhão pelas estradas da região. A substituição do transporte diminuirá em 50% a emissão de gases para a atmosfera, além de contribuir para a redução da poluição na Baixada Santista e na melhoria do trânsito local.

O projeto, que terá um investimento total na ordem de US$ 25 milhões, deverá ser concluído até o final de 2012.

Fonte: http://www.logweb.com.br/novo/conteudo/noticia/27658/carbocloro-obtem-licenca-de-instalacao-para-a-hidrovia-no-rio-cubatao/


As 60 mil viagens anuais realizadas por caminhões pelas rodovias da Baixada Santista, para transportar sal do Porto de Santos para a fábrica da Carbocloro, estão prestes a serem substituídas pelo transporte hidroviário. O último obstáculo para a concretização do projeto foi superado pela CETESB, que concedeu à empresa a Licença de Instalação (LI). O próximo passo será a construção dos atracadouros, sendo um deles o píer que receberá as barcaças na Carbocloro.
Atualmente, o transporte do sal, matéria-prima usada para a fabricação de cloro-soda, principal atividade da empresa, que chega de navio, é feito por caminhões, em um trajeto de 22 quilômetros. O projeto é fazer o percurso em barcaças pelo Rio Cubatão, desde a zona portuária de Santos até a fábrica. Além da redução do numero de viagens, a substituição do transporte diminuirá em 50% a emissão de gases para a atmosfera, além de contribuir para a redução da poluição na Baixada Santista e na melhoria do trânsito local.
Para Mario Cileno, presidente da Carbocloro, a medida vem de encontro à postura ambientalista da empresa que desde a década de 70 vem investindo em gerenciamento ambiental. “Mesmo antes de existir uma legislação específica, nós já tínhamos um programa específico”, afirma. O Brasil possui, hoje, 13 mil quilômetros de hidrovias, mas seu potencial é de 32 mil quilômetros.
O projeto terá um investimento total na ordem de US$ 25 milhões e deverá ser concluído até o final de 2012.  Segundo o executivo, a hidrovia vai gerar vários benefícios, como o risco de acidentes rodoviários, as emissões de poluentes, os possíveis danos causados ao Patrimônio Histórico de Santos e o congestionamento de ruas e rodovias.

Fonte: http://www.transpoonline.com.br/noticias/2057-hidrovia_em_cubatao_reduz_60_mil_viagens.html

 Fotos: Jornal Metro Baixada Santista e Revista Transpo

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