sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Corredor: bom no ABC, ruim em SP

QUI, 13 DE OUTUBRO DE 2011


Via causa transtorno desde que foi entregue



Obra foi inaugurada em jullho de 2010



Se o corredor exclusivo de ônibus que liga a capital paulista à região do ABC – partindo do terminal do Jabaquara – foi bem avaliado de acordo com informações da Metra, empresa que administra a via, o mesmo não pode ser afirmado do corredor Diadema-Brooklin, inaugurado em julho de 2010, pelo menos na questão visual sobre tudo o que ocorre no dia-a-dia.
Inaugurado após 24 anos de imbróglio, ao que parece a obra foi entregue à população para satisfazer, apenas, o ego dos administradores. O que se percebe é uma operação desorganizada, sem fiscalização, além de poucos ônibus à disposição dos passageiros fato que resulta em pontos lotados nos horários de pico.
É comum ver carros (incluindo os táxis que não têm o benefício de trafegar por este corredor, uma vez que ele é intermunicipal) e motos disputando espaço com os ônibus sem avistar, ao longo dos seus 12 quilômetros de extensão, um agente sequer da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Estas infrações ocorrem pelo denso trânsito que a obra causou. Entretanto, se algumas ações fossem realizadas poderiam minimizar este problema.
Um exemplo claro seria eliminar os pontos antigos, que ainda recebem o fluxo dos veículos do transporte alternativo e metropolitanos. Ou seja, uma via estreita recebe ônibus dos dois lados e, mesmo assim, não resolve o problema daqueles passageiros que necessitam utilizar o transporte fora dos pontos finais.
Sem paradas
É praticamente impossível ter acesso na altura do número 945 da Avenida Vereador João de Luca, no Jardim Prudência. Alguns modelos da Metra circulam em sistema sem paradas, saindo lotado de Diadema e desembarcando os usuários apenas no Brooklin.
Outra situação que causa transtorno acontece nesta mesma avenida, próximo ao Viaduto Washington Luís. Os ônibus com direção ao centro da cidade percorrem pelo corredor até esta localidade e precisam deixar a via exclusiva – causando confusão no trânsito ao tentar pegar a faixa da direita, onde existe um ponto de ônibus para quem deseja ir em direção ao Aeroporto de Congonhas.
História
O corredor Diadema-Brooklin iniciou a sua construção na gestão de Franco Montoro, em 1986. A obra passou pelos governos de Orestes Quércia, Luiz Antonio Fleury e de Mário Covas, Geraldo Alckmin, José Serra e Alberto Goldman até ser inaugurada. Por 24 anos, ela sofreu várias paralisações, sendo retomada no final de 2009.

 WEBTRANSPO: MARCO GARCIA - FOTO: DIVULGAÇÃO
http://www.webtranspo.com.br/passageiros/23528-corredor-bom-no-abc-ruim-em-sao-paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário