domingo, 4 de setembro de 2011

Cuiabá terá 25 novos ônibus na próxima semana


04/09/2011 - 19:00


Gabriela Sant'Ana
Foto: ReproduçãoCuiabá terá 25 novos ônibus na próxima semana
Cuiabá recebeu na última semana, cinco novos ônibus e a partir desta seguinda-feira (5), 20 novos ônibus farão parte da frota do transporte público da Capital. Com isso, em um mês a nova frota contabiliza 65 novos ônibus que irão atender as principais linhas da cidade. Entre elas estão: CPA (A1, A2 e A6), Coophamil (101), Despraiado (225), Santa Cruz (405) e 525 que tem rota no mesmo bairro. Os coletivos foram comprados pela empresa Pantanal Transportes.

Os passageiros receberam também no último dia 7, 40 ônibus novos comprados pela empresa Integração Transportes, que assumiu o direito de exploração dos novos coletivos.

Outra novidade que acompanhou a chegada da primeira remessa da nova frota foi a retirada dos cobradores dos coletivos. Segundo o diretor de transporte da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Gabriel Muller, com esta medida, o objetivo é tirar o dinheiro de circulação e evitar assaltos.

Com isso, os passageiros utilizariam apenas o cartão TEM (Transporte Econômico Municipal) disponibilizado pela Associação Matogrossense dos Transportes Urbanos (MTU). Eles estão disponíveis para compra na sede da MTU e em estabelecimentos conveniados em toda cidade.

Entre as 88 linhas de ônibus que circulam em Cuiabá, 18 estão em fase de experiência. Elas foram escolhidas por apresentarem quatro coletivos em circulação cada e em média, 25% de arrecadação em espécie.

Com a retirada dos cobradores, o trabalho do motorista dobrou e o salário teve um aumento de R$ 90. Para E. D. S, a mudança é negativa. “Sou contra a retirada dos cobradores porque além do trânsito, também tenho que cuidar da porta para ver os passageiros descerem e ainda cuidar do dinheiro’’, disse o motorista que trabalha na área há sete anos.

Linhas que receberam os primeiros 40 ônibus
A frota atenderá as linhas: 101 – Coophamil/Centro; 102 – Coophamil/Centro (via Verdão); 103 – Jardim Imperial/Centro/Cidade Verde; 106 – Cidade Verde/Centro (via Vivendas); 225 – Altos da Boa Vista/Centro (via Despraiado); 405 – Santa Cruz/Centro (via UFMT); 507 – Tijucal/Centro; 525 – Residencial Marchetti/Centro (via Res. Maria de Lourdes/ Sta. Cruz); 602 – Itapajé/Porto/Centro; 603 – Vila Verde/Centro (via São Gonçalo); 606 – Parque Atalaia/Porto; 607 – Parque Atalaia/Centro; 608 – Parque Residencial/Centro/Jardim Cuiabá; 609 – Parque Cuiabá/Santa Izabel; 610 – Real Parque/Centro (via Jd. Paulicéia); 613 – São Gonçalo Beira Rio/Centro (via Parque Geórgia e Chácara dos Pinheiros); A40 – Alimentadora Nova Esperança/Parque Cuiabá; C24 – Circular Liberdade/Trevo da UFMT (via Espigão/Novo Milênio) e dois corujões. 

Fonte: Mato Grosso Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário