quinta-feira, 4 de agosto de 2011
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
O secretário disse ontem que o projeto foi alterado depois de a administração concluir que a iniciativa privada não teria interesse em investir no terminal. "A PPP não funcionaria. Ali não tem estacionamento, então não seria vantajoso para o comércio", avaliou. Com a mudança, a estação continuará tendo apenas o térreo.
Enquanto o terminal estiver fechado, serão improvisados pontos de parada nas proximidades do shopping popular, também no Centro. "Outra adaptação que será adotada provisoriamente é fazer com que algumas linhas sejam transformadas em circulares, o que tira a necessidade do terminal."
NOVOS ÔNIBUS - O titular da Pasta disse que, até o fim do mês, a Viação Cidade de Mauá, operadora do Lote 1 das linhas municipais, terá 40 novos veículos, entre ônibus e microônibus.
Na avaliação do secretário, a modernização da frota é resultado da concessão dos itinerários, feita no ano passado. "Antes, as empresas operavam com contratos precários. Com a concessão, podemos exigir melhorias." Segundo Moreira dos Santos, o índice de reclamação dos usuários por conta de atrasos caiu de 42% para 8% em um ano.
Na avaliação do secretário, outro fator que colabora para dar mais pontualidade aos ônibus é a adoção de GPS (Global Positioning System) nos veículos, o que possibilita o monitoramento dos coletivos. "Isso facilita a nossa fiscalização."
Secretários criticam o PAC Mobilidade
O critério de escolha dos municípios beneficiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento Mobilidade Grandes Cidades foi criticado pelos secretários municipais da região durante evento sobre transportes realizado ontem na Universidade Federal do Grande ABC.
O programa, anunciado em fevereiro pelo governo federal, destina R$ 18 bilhões a 24 cidades brasileiras com mais de 700 mil habitantes. Na região, a única Prefeitura que receberá verba do PAC Mobilidade para projetos de melhorias para o trânsito é a de São Bernardo.
"Consideramos esse critério bastante injusto. Mauá tem aproximadamente 400 mil habitantes, Santo André tem cerca de 600 mil, mas ficamos de fora. Na minha opinião, o governo federal deveria beneficiar as cidades com base na proximidade com as regiões metropolitanas", avaliou o secretário de Mobilidade Urbana de Mauá, Renato Moreira dos Santos.
Segundo o secretário de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo, Oscar Silveira Campos, o município irá receber aproximadamente R$ 280 milhões para execução de obras viárias. Desse total, um terço será repassado pelo orçamento da União, enquanto o restante será um empréstimo com a Caixa Econômica Federal.
Mesmo sendo beneficiado pelo programa, Campos também concorda que o critério deveria ser revisto. "Na Região Metropolitana, o transporte é tudo uma coisa só, praticamente. Um sistema depende do outro."
O secretário afirmou que irá pedir, por meio do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, reunião com representantes dos ministérios do Planejamento e das Cidades para solicitar a revisão no critério de distribuição do dinheiro.
Fonte: Diário do Grande ABC
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