Sandro Thadeu
O Governo do Estado investirá R$ 5,3 bilhões nos nove municípios da Baixada Santista, com o objetivo de buscar soluções para os problemas da região metropolitana e oferecer melhores condições de vida à população local.
A construção de um túnel pré-moldado de 900 metros entre as duas margens do Estuário de Santos foi o principal anúncio do governador Geraldo Alckmin (PSDB), feito ontem no Mendes Convention Center, em Santos.
Portanto, a maquete da ponte estaiada inaugurada pelo ex-chefe do Executivo paulista, José Serra (PSDB), em março de 2010, não será utilizada.
O empreendimento ficará entre a região de Outeirinhos, em Santos, e da Prainha, em Guarujá (ver ilustração). A previsão é que a nova estrutura seja inaugurada em março de 2016.
Conforme simulação feita pela Dersa, que idealizou a obra, o túnel terá capacidade de receber até 60% dos veículos que utilizam as balsas e um movimento diário de 15 mil veículos.
A passagem ficará a 21 metros de profundidade e utilizará uma tecnologia inédita no Brasil: ao invés de ser escavada, será composta por peças pré-moldadas de concreto armado, construídas em terra e, depois, transportadas e afundadas no local da travessia.
O custo estimado é de R$ 1,3 bilhão. Parte desse recurso terá como destino eventuais desapropriações de terrenos, compensações ambientais e obras viárias nos dois municípios.
“O túnel permitirá a passagem de ciclistas, pedestres, automóveis, ônibus e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)”. Em breve, vamos começar a fazer as audiências públicas”, disse.
A estatal já está autorizada a contratar o projeto executivo e iniciar o processo de licenciamento ambiental do túnel. O ideal é concluir os estudos até o fim do próximo ano, o que possibilitaria o início dos trabalhos em 2013.
A passagem de veículos será cobrada e terá o mesmo valor da tarifa da balsa. O Estado promete que não vai deixar de lado os investimentos nessa atual forma de travessia.
Embasamento
Conforme o secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, foram estudados 13 projetos de travessia em sete posições diferentes antes de definir a melhor alternativa.
Ele destaca que a escolha pelo túnel levou em consideração uma pesquisa feita com 7.500 pessoas e a contagem de tráfego em 30 pontos das rodovias e das malhas viárias de Cubatão, Guarujá, São Vicente e Santos.
Além de encurtar o tempo de viagem e as distâncias alternativas, o túnel ajudará a diminuir a pressão de tráfego existente sobre o ferry-boat. Isso reduzirá as filas e atrapalhará menos o tráfego de navios.
Caminhões
O presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço, afirma que a passagem mais ao fundo do canal do Estuário desfavorece o tráfego de carros. Se ela se aproxima da Ponta da Praia, o contrário acontece.
“A nossa opção vai beneficiar muito mais pessoas. Boa parte dos que utilizam as barcas da Dersa trabalha no Centro de Santos e cerca de 30% chegam e saem de ônibus aos terminais”.
O secretário de Estado de Logística e Transporte, Saulo de Castro Abreu Filho, explica que a ligação seca terá capacidade para a passagem de caminhões e não descarta a proposta do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) – ligação Saboó-Ilha Barnabé.
“Não estamos dizendo que a outra travessia sugerida, com o futuro crescimento do Porto, não seja importante. Essa opção beneficia a área portuária e deslocará um grande tráfego de veículos a Santos (7 mil veículos diários), que a deixaria intransitável”, esclarece.
Lourenço diz que a passagem ao fundo do canal captaria um tráfego da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (sentido São Paulo-Guarujá). “Isso teria um efeito contrário ao do Rodoanel. Começaríamos a jogar para a cidade um trânsito rodoviário”.
Prefeitos aprovam o novo projeto
Os prefeitos de Santos, João Paulo Papa, e de Guarujá, Maria Antonieta de Brito (ambos do PMDB), se dizem satisfeitos com o projeto do túnel Santos-Guarujá.
A responsável pela Administração guarujaense considera que a ideia divulgada é a melhor opção, pois não atrapalhará a atividade portuária e, ao mesmo tempo, beneficiará a população.
“A proposta garante que Vicente de Carvalho se desenvolva. Além disso, não compromete a nossa economia e a qualidade de vida. Também facilita a mobilidade urbana e a integração das cidades”, avalia.
Papa também elogiou o projeto desenvolvido pela Dersa, fruto, diz ele, de um trabalho técnico bem amplo e embasado por dados de várias fontes.
“O desafio era vencer a barreira da transposição do Canal do Estuário, permitindo acessibilidade completa entre Santos e Guarujá. E o projeto atinge esse objetivo”, justifica.
O prefeito explica, ainda, que, durante o projeto executivo, alguns temas terão de ser bastante debatidos, como a harmonização do sistema viário e a redução, ao máximo, do número de desapropriações.
“A escolha foi estratégica porque está integrada com o VLT. Os 120 mil habitantes de Vicente de Carvalho terão acesso a um sistema público de transporte de qualidade”, entende.
Coerência histórica
O presidente do Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Santos (CAP) e secretário de Assuntos Portuários de Santos, Sérgio Aquino, lembra que o engenheiro Prestes Maia (1896-1965) havia idealizado três ligações entre as cidades de Santos e Guarujá.
A mais centralizada delas, como a anunciada ontem, tinha caráter urbano.
Prestes Maia foi, em sua época, um grande engenheiro e urbanista. Ele traçou um Plano Diretor para Santos que até hoje é muito elogiado pelos especialistas da área.
Muitos dos pontos por ele propostos foram seguidos e dão a Santos a fisionomia urbana que ela ostenta até hoje. Por isso, ele é considerado, de certa forma, “um profeta”.
A construção de um túnel pré-moldado de 900 metros entre as duas margens do Estuário de Santos foi o principal anúncio do governador Geraldo Alckmin (PSDB), feito ontem no Mendes Convention Center, em Santos.
Portanto, a maquete da ponte estaiada inaugurada pelo ex-chefe do Executivo paulista, José Serra (PSDB), em março de 2010, não será utilizada.
O empreendimento ficará entre a região de Outeirinhos, em Santos, e da Prainha, em Guarujá (ver ilustração). A previsão é que a nova estrutura seja inaugurada em março de 2016.
Conforme simulação feita pela Dersa, que idealizou a obra, o túnel terá capacidade de receber até 60% dos veículos que utilizam as balsas e um movimento diário de 15 mil veículos.
A passagem ficará a 21 metros de profundidade e utilizará uma tecnologia inédita no Brasil: ao invés de ser escavada, será composta por peças pré-moldadas de concreto armado, construídas em terra e, depois, transportadas e afundadas no local da travessia.
O custo estimado é de R$ 1,3 bilhão. Parte desse recurso terá como destino eventuais desapropriações de terrenos, compensações ambientais e obras viárias nos dois municípios.
“O túnel permitirá a passagem de ciclistas, pedestres, automóveis, ônibus e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)”. Em breve, vamos começar a fazer as audiências públicas”, disse.
A estatal já está autorizada a contratar o projeto executivo e iniciar o processo de licenciamento ambiental do túnel. O ideal é concluir os estudos até o fim do próximo ano, o que possibilitaria o início dos trabalhos em 2013.
A passagem de veículos será cobrada e terá o mesmo valor da tarifa da balsa. O Estado promete que não vai deixar de lado os investimentos nessa atual forma de travessia.
Embasamento
Conforme o secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, foram estudados 13 projetos de travessia em sete posições diferentes antes de definir a melhor alternativa.
Ele destaca que a escolha pelo túnel levou em consideração uma pesquisa feita com 7.500 pessoas e a contagem de tráfego em 30 pontos das rodovias e das malhas viárias de Cubatão, Guarujá, São Vicente e Santos.
Além de encurtar o tempo de viagem e as distâncias alternativas, o túnel ajudará a diminuir a pressão de tráfego existente sobre o ferry-boat. Isso reduzirá as filas e atrapalhará menos o tráfego de navios.
Caminhões
O presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço, afirma que a passagem mais ao fundo do canal do Estuário desfavorece o tráfego de carros. Se ela se aproxima da Ponta da Praia, o contrário acontece.
“A nossa opção vai beneficiar muito mais pessoas. Boa parte dos que utilizam as barcas da Dersa trabalha no Centro de Santos e cerca de 30% chegam e saem de ônibus aos terminais”.
O secretário de Estado de Logística e Transporte, Saulo de Castro Abreu Filho, explica que a ligação seca terá capacidade para a passagem de caminhões e não descarta a proposta do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) – ligação Saboó-Ilha Barnabé.
“Não estamos dizendo que a outra travessia sugerida, com o futuro crescimento do Porto, não seja importante. Essa opção beneficia a área portuária e deslocará um grande tráfego de veículos a Santos (7 mil veículos diários), que a deixaria intransitável”, esclarece.
Lourenço diz que a passagem ao fundo do canal captaria um tráfego da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (sentido São Paulo-Guarujá). “Isso teria um efeito contrário ao do Rodoanel. Começaríamos a jogar para a cidade um trânsito rodoviário”.
Prefeitos aprovam o novo projeto
Os prefeitos de Santos, João Paulo Papa, e de Guarujá, Maria Antonieta de Brito (ambos do PMDB), se dizem satisfeitos com o projeto do túnel Santos-Guarujá.
A responsável pela Administração guarujaense considera que a ideia divulgada é a melhor opção, pois não atrapalhará a atividade portuária e, ao mesmo tempo, beneficiará a população.
“A proposta garante que Vicente de Carvalho se desenvolva. Além disso, não compromete a nossa economia e a qualidade de vida. Também facilita a mobilidade urbana e a integração das cidades”, avalia.
Papa também elogiou o projeto desenvolvido pela Dersa, fruto, diz ele, de um trabalho técnico bem amplo e embasado por dados de várias fontes.
“O desafio era vencer a barreira da transposição do Canal do Estuário, permitindo acessibilidade completa entre Santos e Guarujá. E o projeto atinge esse objetivo”, justifica.
O prefeito explica, ainda, que, durante o projeto executivo, alguns temas terão de ser bastante debatidos, como a harmonização do sistema viário e a redução, ao máximo, do número de desapropriações.
“A escolha foi estratégica porque está integrada com o VLT. Os 120 mil habitantes de Vicente de Carvalho terão acesso a um sistema público de transporte de qualidade”, entende.
Coerência histórica
O presidente do Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Santos (CAP) e secretário de Assuntos Portuários de Santos, Sérgio Aquino, lembra que o engenheiro Prestes Maia (1896-1965) havia idealizado três ligações entre as cidades de Santos e Guarujá.
A mais centralizada delas, como a anunciada ontem, tinha caráter urbano.
Prestes Maia foi, em sua época, um grande engenheiro e urbanista. Ele traçou um Plano Diretor para Santos que até hoje é muito elogiado pelos especialistas da área.
Muitos dos pontos por ele propostos foram seguidos e dão a Santos a fisionomia urbana que ela ostenta até hoje. Por isso, ele é considerado, de certa forma, “um profeta”.
Fonte: http://www.atribuna.com.br/noticias_categorias.asp?idDepartamento=5&idCategoria=7&idEditoria=5
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