sábado, 20 de agosto de 2011

Corredores BRS começam a funcionar neste sábado no Leblon e em Ipanema


A partir deste sábado (20/08/2011) começa a funcionar a faixa preferencial para os ônibus nos corredores BRS (Bus Rapid System) formados pela Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, e Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema. As ruas Gomes Carneiro e Francisco Sá também terão faixas exclusivas, integrando-se ao BRS de Copacabana, implantado em fevereiro.
Os ônibus que vão circular no BRS Leblon/Ipanema deverão, ao longo do trajeto, manter acesa a luz baixa dos faróis de dia e à noite, conforme determina a alínea C do artigo 250 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A Secretaria determinou a redução da frota em 10,6% no novo corredor. Além da redução do número de ônibus, a organização do tráfego também vai ajudar na fluidez, contribuindo para reduzir os tempos de viagem nas duas vias.
Das 55 linhas que passam atualmente nas duas avenidas, 48 permanecerão circulando no BRS e serão separadas em três grupos: BRS1, BRS2 e BRS 3, com 16 pontos, seis no Leblon, dez em Ipanema, distantes cerca de 250 metros entre si no caso de pontos de BRS diferentes. As oito linhas que deixam de circular no BRS são a 438, 439, 512, 522 e 574, 503, 591 e 593, todas no trecho entre as avenidas Visconde de Albuquerque e Bartolomeu Mitre.
Seguindo os mesmos critérios adotados com sucesso no BRS de Copacabana - primeiro a entrar em operação - o novo corredor vai funcionar nos dias úteis, das 6h às 21h, nos sábados, exceto nos feriados, de 6h às 14h, permitindo a circulação pelo lado direito da via, apenas de ônibus ou micro-ônibus, de linhas regulamentadas pelo Poder Concedente (SMTR – intramunicipal, DETRO/RJ – intermunicipal) nos respectivos pontos de parada sinalizados; veículos regulamentados e identificados para transporte escolar e táxis com passageiros ou identificados para transporte de portador de necessidades especiais.
Podem ainda circular pelo lado direito dos corredores os veículos utilizados para transporte de pessoas com problemas de mobilidade portando autorização específica emitida pelos órgãos de trânsito. Em situações de emergência, essas categorias de veículos podem trafegar fora da faixa exclusiva.
Segundo as portarias da SMTR, os demais veículos somente poderão acessar a faixa exclusiva para fazer a conversão à direita no cruzamento seguinte ou entrar nas garagens existentes na mesma quadra ou acessar as baias de serviço existentes. Terão que obedecer a sinalização existente em cada uma dessas baias, nos horários estabelecidos, sendo permitida a circulação em qualquer faixa de rolamento nos demais horários. Podem fazer o embarque e desembarque de passageiros ao longo do lado esquerdo do sentido do tráfego, nos horários especificados, sendo permitido em ambos os lados nos demais horários. Será proibido o estacionamento de veículos ao longo do lado direito da via em qualquer horário, exceto nas baias existentes, obedecida a sinalização de regulamentadora existente.
O estacionamento nas baias existentes do lado esquerdo do sentido do tráfego deverá obedecer a sinalização de regulamentação existente. O descumprimento dos dispositivos implicará na aplicação das medidas administrativas e penalidades previstas na Legislação de Trânsito em vigor.
No monitoramento do novo corredor exclusivo para ônibus, os controladores da CET-Rio que ficam no Centro de Operações da Prefeitura vão contar com as imagens de três câmeras espalhadas pelas vias, que irão ajudar na fiscalização e na troca de informações com as equipes que trabalharão nas ruas.



Fonte:  http://www.jb.com.br/rio/noticias/2011/08/19/corredores-brs-comecam-a-funcionar-neste-sabado-no-leblon-e-em-ipanema/




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