quarta-feira, 27 de julho de 2011

Prefeitura do Rio divulga detalhes do BRS Leblon / Ipanema


Corredor exclusivo de ônibus será implantado no próximo dia 20 de agosto

26/07/2011  » Autor: Juliana Romar / Fotos: Beth Santos

Foto: Beth SantosO secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, apresentou à imprensa, nesta terça-feira, dia 26, os detalhes do BRS (corredor de ônibus rápido) que será implantado no próximo dia 20 de agosto nos bairros de Ipanema e Leblon. O objetivo da prefeitura é racionalizar a frota de ônibus na cidade, oferecendo mais conforto e rapidez a quem utiliza o transporte público. O mesmo sistema já foi implantado em Copacabana, em fevereiro deste ano, e a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) registrou um aumento de 5% de passageiros nos ônibus, que antes não utilizavam esse meio de transporte.

Durante a entrevista coletiva, acompanhado do diretor de Comunicação e Marketing da Fetranspor, Edmundo Fornasari, Sansão explicou o conceito do BRS e falou sobre os benefícios para a população carioca:

Foto: Beth Santos- Esse corredor consiste na melhor utilização do espaço viário, no uso racional da via, com prioridade para o transporte coletivo. Já implantamos em Copacabana e estamos trazendo agora para Ipanema e Leblon. A frota será enxugada em 10,6% de veículos e, com isso, os ônibus ganharão mais velocidade, irão parar menos vezes, a operação ficará mais organizada com a fluidez do tráfego e teremos diminuição nos tempos de viagem. Não teremos o mesmo resultado de Copacabana porque lá a via é mais larga, mas vamos incorporar os mesmos conceitos e as regras, inclusive o limite de velocidade estabelecido em 50 km/h – afirmou o secretário de Transportes.

Foto: Beth SantosO BRS irá operar na Avenida Ataulfo de Paiva (Leblon) e na Rua Visconde Pirajá (Ipanema), que terão uma faixa preferencial para ônibus (com 5 metros) e duas para os demais veículos. Nessas vias, o sistema adotado será o mesmo de Copacabana: apenas ônibus municipais e táxis ocupados com passageiros poderão circular pelo corredor preferencial. Os demais veículos terão que circular nas duas pistas à esquerda, mas para dobrar em ruas transversais ou acessar garagens à direita da via o acesso será permitido.

O horário de funcionamento do corredor também será o mesmo de Copacabana: das 6h às 21h, nos dias úteis; das 6h às 14h, aos sábados; e não funcionam nos domingos e feriados. Nesses horários, os veículos particulares que entrarem no corredor e circularem por dois quarteirões serão multados pela prefeitura.

Foto: Beth SantosDe acordo com a SMTR, das 55 linhas que passam atualmente nas duas avenidas, 50 permanecerão circulando no BRS. As cinco excluídas são 438, 439, 512, 522 e 574, todas no trecho entre as avenidas Visconde de Albuquerque e Bartolomeu Mitre. As linhas serão separadas em três grupos (BRS1, BRS2 e BRS3), com 16 pontos (seis no Leblon e dez em Ipanema). Os pontos dos ônibus tipo BRS1 e BRS3 serão integrados e estarão a uma distância de cerca de 350 metros. Entre estes os pontos do BRS2 a distância será de 250 metros entre eles.

Como os dois bairros oferecem recuos na calçada dos dois lados da via, o BRS de Leblon e Ipanema ganhou uma característica nova: as baias do lado direito serão reservadas para carga e descarga, pontos de táxi e estacionamento de motos. Os automóveis deverão usar somente as baias do lado esquerdo. Os taxistas podem circular sem passageiro para acessar estes pontos, mas neste caso vale a mesma regra de não ultrapassar dois quarteirões.

Sansão explicou ainda que as ultrapassagens dos ônibus serão diferentes, uma vez que o corredor terá apenas uma faixa de circulação:

Foto: Beth Santos- Os ônibus não terão a possibilidade de ultrapassar como em Copacabana. Eles não poderão sair da faixa do BRS a não ser para ultrapassagem nos locais devidamente sinalizados, indo para a faixa que estará imediatamente ao lado do corredor BRS e, após a ação, retornando para a faixa natural de deslocamento. Na Avenida Ataulfo de Paiva existem as baias e será possível fazer as ultrapassagens com facilidade, mas, em Ipanema, não existem essas baias do lado direito e, portanto, as ultrapassagens terão que ser feitas na faixa da esquerda.

O diretor de Comunicação da Fetranspor, Edmundo Fornasari, falou sobre os novos veículos que entrarão em circulação já no dia 20 de agosto: 40 ônibus com novo padrão tecnológico:

- Os novos ônibus terão piso rebaixado, motor traseiro, câmbio automático ou similar e suspensão pneumática, além de um sensor na porta que vai permitir que ela abra apenas no ponto de parada. É um ônibus que já está adaptado às normas de segurança e acessibilidade.

Foto: Beth SantosA campanha informativa, a adaptação de pontos e o treinamento de pessoal ficará a cargo dos consórcios filiados ao Rio Ônibus. Assim como ocorreu no primeiro BRS, equipes de divulgadores, desta vez usando camisas azuis, irão tirar dúvidas e distribuir panfletos explicativos em todos os pontos. Os motoristas, cobradores e fiscais também estão recebendo treinamento diferenciado que inclui relacionamento com o público e noções de inglês e espanhol.

Fornasari também explicou as ações de divulgação de informações, para orientar a população:

- A operação em Copacabana foi um sucesso porque juntamos três coisas importantes: o motorista bem treinado para obedecer as regras, a sinalização e normas da prefeitura e a população, que percebeu a vantagem. Por isso, vamos distribuir folhetos bilíngues nos hotéis e teremos pessoas nas ruas para orientar os pedestres e turistas. Quanto mais informação dermos à população, mais simples fica o serviço.

No monitoramento do novo corredor exclusivo para ônibus, os controladores da CET-Rio que ficam no Centro de Operações vão contar com as imagens de três câmeras espalhadas pelas vias, que irão ajudar na fiscalização e na troca de informações com as equipes que trabalharão nas ruas.

Ao final da entrevista coletiva, Sansão falou da expectativa do novo corredor em Ipanema e Leblon e dos próximos locais onde o BRS será implantado:

- Aprendemos com a experiência de Copacabana. A população já entendeu o conceito e está respeitando. Depois desse, vamos implantar o BRS nas avenidas Prudente de Moraes e General San Martin e, em seguida, no Centro da cidade, nas avenidas Presidente Vargas, Rio Branco, Primeiro de Março e Presidente Antônio Carlos. Sabemos que vamos levar algum tempo ajustando no Centro, mas, se for possível, esse ano ainda pretendemos levar para a Zona Norte, na região do Grande Méier, que inclui as ruas 24 de Maio, Marechal Rondon e Teodoro da Silva.

Fonte: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário