Prefeitura do Rio divulga detalhes do BRS Leblon / Ipanema
Corredor exclusivo de ônibus será implantado no próximo dia 20 de agosto
26/07/2011 » Autor: Juliana Romar / Fotos: Beth Santos
Durante a entrevista coletiva, acompanhado do diretor de Comunicação e Marketing da Fetranspor, Edmundo Fornasari, Sansão explicou o conceito do BRS e falou sobre os benefícios para a população carioca:
O horário de funcionamento do corredor também será o mesmo de Copacabana: das 6h às 21h, nos dias úteis; das 6h às 14h, aos sábados; e não funcionam nos domingos e feriados. Nesses horários, os veículos particulares que entrarem no corredor e circularem por dois quarteirões serão multados pela prefeitura.
Como os dois bairros oferecem recuos na calçada dos dois lados da via, o BRS de Leblon e Ipanema ganhou uma característica nova: as baias do lado direito serão reservadas para carga e descarga, pontos de táxi e estacionamento de motos. Os automóveis deverão usar somente as baias do lado esquerdo. Os taxistas podem circular sem passageiro para acessar estes pontos, mas neste caso vale a mesma regra de não ultrapassar dois quarteirões.
Sansão explicou ainda que as ultrapassagens dos ônibus serão diferentes, uma vez que o corredor terá apenas uma faixa de circulação:
O diretor de Comunicação da Fetranspor, Edmundo Fornasari, falou sobre os novos veículos que entrarão em circulação já no dia 20 de agosto: 40 ônibus com novo padrão tecnológico:
- Os novos ônibus terão piso rebaixado, motor traseiro, câmbio automático ou similar e suspensão pneumática, além de um sensor na porta que vai permitir que ela abra apenas no ponto de parada. É um ônibus que já está adaptado às normas de segurança e acessibilidade.
Fornasari também explicou as ações de divulgação de informações, para orientar a população:
- A operação em Copacabana foi um sucesso porque juntamos três coisas importantes: o motorista bem treinado para obedecer as regras, a sinalização e normas da prefeitura e a população, que percebeu a vantagem. Por isso, vamos distribuir folhetos bilíngues nos hotéis e teremos pessoas nas ruas para orientar os pedestres e turistas. Quanto mais informação dermos à população, mais simples fica o serviço.
No monitoramento do novo corredor exclusivo para ônibus, os controladores da CET-Rio que ficam no Centro de Operações vão contar com as imagens de três câmeras espalhadas pelas vias, que irão ajudar na fiscalização e na troca de informações com as equipes que trabalharão nas ruas.
Ao final da entrevista coletiva, Sansão falou da expectativa do novo corredor em Ipanema e Leblon e dos próximos locais onde o BRS será implantado:
- Aprendemos com a experiência de Copacabana. A população já entendeu o conceito e está respeitando. Depois desse, vamos implantar o BRS nas avenidas Prudente de Moraes e General San Martin e, em seguida, no Centro da cidade, nas avenidas Presidente Vargas, Rio Branco, Primeiro de Março e Presidente Antônio Carlos. Sabemos que vamos levar algum tempo ajustando no Centro, mas, se for possível, esse ano ainda pretendemos levar para a Zona Norte, na região do Grande Méier, que inclui as ruas 24 de Maio, Marechal Rondon e Teodoro da Silva.
Fonte: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
Comentários
Postar um comentário