Empresa venceu disputa com duas filiais
Há três anos, a fabricante sueca passou a testar o protótipo de ônibus híbrido em seu país e, posteriormente, em Londres, Bélgica e no Brasil, nas cidades de Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo e Campinas (SP). A fábrica brasileira venceu a disputa com as unidades da companhia na Índia e no México.
Segundo Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America, pesou na decisão do Grupo Volvo a boa aceitação que o ônibus híbrido teve no País no ano passado. “Muita gente ficou interessada”, diz o executivo. A empresa testou, até o início deste ano, o chassis 7700 Hybrid, importado da Suécia.
Também colaborou para a escolha da fábrica local o grande potencial de vendas desse modelo de chassis a diesel para os sistemas organizados de transporte coletivo urbano, os chamados BRTs (Bus Rapid Transit na sigla em inglês), como o existente na capital paranaense.Além da linha de produção do Hibribus, a Volvo também terá investimentos de aproximadamente R$ 200 milhões na ampliação da fábrica de pintura, na expansão do Centro de Operações Logísticas e na nacionalização das linhas de motores de 11 litros e de caixas de transmissão eletrônica para ônibus e caminhões.
O ônibus opera com dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora, e também como gerador de energia durante as frenagens.
Informações da fabricante afirmam que a tecnologia permite uma economia de combustível (diesel) de até 35% e ainda reduz as emissões de gases poluentes entre 80 e 90%. Outro grande benefício, segundo a Volvo, é a redução de ruídos na comparação com os veículos convencionais.
Fonte: WEBTRANSPO - FOTO: DIVULGAÇÃO
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