Sexta-feira, 3 de Junho de 2011
A eletrificação do trecho de 11 quilômetros no Corredor ABD, entre os terminais Piraporinha, em Diadema, e Jabaquara, em São Paulo, já está concluída. A operação com ônibus movidos à energia começa no fim deste mês , assim que forem finalizados os testes sem passageiros e com carga simulada. Atualmente, roda no corredor somente veículos movidos a diesel.
A informação foi dada pelo presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, durante cerimônia de premiação do Índice de Qualidade do Transporte/2010.
A eletrificação do trecho começou em 2009 e somou investimentos de R$ 21 milhões. O Corredor ABD que liga São Mateus, no extremo leste de São Paulo, com o terminal Jabaquara, na Zona Sul, passa por Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá.
A região recebeu outros R$ 67 milhões em investimentos, utilizados em reformas e readequações dos oito terminais que fazem parte dessa extensão, além do processo de repotencialização da rede nos 22 quilômetros do trecho entre Piraporinha e São Mateus, ao custo estimado de
R$ 37 milhões. “O edital para contratação da empresa que vai realizar a manutenção será lançado em breve. Essa operação é importante porque aumenta a capacidade de utilização do sistema”, declarou Lopes.
O Bilhete de Ônibus Metropolitano (BOM), cartão utilizado nas regiões metropolitanas para pagamento das tarifas nos ônibus intermunicipais, também será aceito nas estações de metrô e trens a partir do dia 27 de julho.
“Inicialmente a facilidade está no fato de o usuário, tendo crédito no cartão, não precisar adquirir outro bilhete”, declarou o presidente da EMTU.
Questionado sobre a integração tarifária com desconto, a exemplo do que ocorre na Capital, Lopes afirmou que essa discussão é delicada, pois envolve as administrações de todas as cidades que integram a região. “Cada uma tem uma tarifa, uma extensão, e tudo isso tem de ser levado em conta. No momento não podemos falar em prazos”, concluiu
A informação foi dada pelo presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, durante cerimônia de premiação do Índice de Qualidade do Transporte/2010.
A eletrificação do trecho começou em 2009 e somou investimentos de R$ 21 milhões. O Corredor ABD que liga São Mateus, no extremo leste de São Paulo, com o terminal Jabaquara, na Zona Sul, passa por Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá.
A região recebeu outros R$ 67 milhões em investimentos, utilizados em reformas e readequações dos oito terminais que fazem parte dessa extensão, além do processo de repotencialização da rede nos 22 quilômetros do trecho entre Piraporinha e São Mateus, ao custo estimado de
R$ 37 milhões. “O edital para contratação da empresa que vai realizar a manutenção será lançado em breve. Essa operação é importante porque aumenta a capacidade de utilização do sistema”, declarou Lopes.
O Bilhete de Ônibus Metropolitano (BOM), cartão utilizado nas regiões metropolitanas para pagamento das tarifas nos ônibus intermunicipais, também será aceito nas estações de metrô e trens a partir do dia 27 de julho.
“Inicialmente a facilidade está no fato de o usuário, tendo crédito no cartão, não precisar adquirir outro bilhete”, declarou o presidente da EMTU.
Questionado sobre a integração tarifária com desconto, a exemplo do que ocorre na Capital, Lopes afirmou que essa discussão é delicada, pois envolve as administrações de todas as cidades que integram a região. “Cada uma tem uma tarifa, uma extensão, e tudo isso tem de ser levado em conta. No momento não podemos falar em prazos”, concluiu
Fonte: Diário Regional
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