Terça-feira, 17 de maio de 2011
De A Tribuna On-line
Quatro das cinco empresas de transporte intermunicipal que atuam na Baixada Santista tiveram avaliação abaixo da média no Índice de Qualidade do Cliente (IQC), mensurado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP). O resultado é um dos fatores avaliados pelo Índice de Qualidade do Transporte (IQT/2010) divulgado nesta terça-feira.
Entre as cinco empresas que atendem à região, os passageiros avaliaram que apenas uma merecia nota acima de seis. De acordo com o relatório da EMTU, a Breda foi a única que atingiu nota 6,10. Receberam nota inferior as empresas Translitoral (5,42), Intersul (4,96), Piracicabana (4,5) e Bertioga (4,07).
Entre as principais queixas apontadas pelos usuários estão a frequência e intervalos, a lotação dos veículos, além do valor da tarifa. Ao todo, foram ouvidos 2.088 passageiros.
Na região, as cinco permissionárias são responsáveis por 60 linhas em 496 ônibus. Por mês, são transportados aproximadamente 5,2 milhões de passageiros.
Média subiu
Apesar do relatório apontar que os usuários do transporte intermunicipal estão insatisfeitos, em comparação com os anos anteriores, a média geral das cinco companhias subiu para 5,10. Em 2010, a nota foi 4,26, e em 2009, 4,68.
Ainda de acordo com o levantamento, das 39 empresas intermunicipais que atendem ao Estado, apenas a Breda ficou bem colocada, em sexto lugar. Translitoral (15º), Intersul (23º), Piracicabana (24º) e Bertiga (35º) ficaram distantes das dez primeiras do ranking.
Ao contrário da opinião dos usuários no índice de satisfação, em outros fatores que servem para avaliar o IQT, os índices de qualidade da frota (IQF) e qualidade operacional (IQO), as empresas da Baixada Santista foram bem avaliadas.
Quatro delas ocupam as 13 primeiras posições no ranking do Estado: Breda em 2º (com 7,69), Intersul em 3º (7,49), Translitoral em 6º (7,05), Bertioga em 13º (6,45). Somente a Piracicabana teve nota abaixo de 6, com 5,94, na 23ª colocação.
Fonte: Jornal A Tribuna Santos
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