Quinta-feira, 12 de maio de 2011
De A Tribuna On-line
As reclamações sobre a qualidade do transporte coletivo em Guarujá, que não chegavam à Fundação Procon, parecem ter vindo à tona. De acordo com o órgão, após a realização de blitze nos pontos de ônibus do Município, ficou constatado que a Translitoral, concessionária do transporte coletivo da Cidade, não atendeu às exigências acordadas em audiência no mês de março e descumpriu o Código de Defesa do Consumidor.
De acordo com o Procon, em função das falhas, somadas a pelo menos 2 mil reclamações de moradores da Cidade, a empresa foi autuada e a penalidade vai custar caro. O valor da multa pode variar de R$ 200 a R$ 3 milhões, que deverá ser calculado com base no faturamento anual da empresa.
Conforme reportagem publicada em A Tribuna em 4 de maio, a concessionária deveria ter instalado cobertura em 20 pontos de ônibus do Município. Mas a exigência, segundo o Procon, não foi atendida.
Outra queixa do Procon contra a concessionária se refere ao tempo de espera nos pontos de ônibus da Cidade. A empresa, de acordo com o Procon, não atendeu à determinação da Prefeitura e, o tempo de espera para embarque de passageiros, em alguns casos, chega a 45 minutos.
No Município, desde que foi implantada a Rede de Transporte de Guarujá (RTG), que substituiu o Sistema Integrado de Transporte (SIT) em janeiro de 2009, o tempo máximo de espera nos pontos de ônibus varia de 15 a 20 minutos, no período diurno, e de 30 a 60 minutos para as linhas noturnas e diferenciadas, como as que atendem os trabalhadores da Península e estudantes da Unaerp.
Ainda de acordo com o Procon, nos pontos com cobertura deve haver também um resumo do itinerário de todas as linhas da Rede de Transporte de Guarujá. Além disso, todos os abrigos, terminais de passageiros e ônibus da empresa devem conter os telefones do órgão de defesa do consumidor e a informação sobre os horários e postos de recargas dos cartões de transporte no Município.
Empresa desmente acusações
Procurada, a assessoria de imprensa da Translitoral informou que a empresa não recebeu a notificação relatada pela Fundação. A concessionária informou também que, em menos de um ano, já foram instalados 60 novos abrigos de passageiros em Guarujá, além da distribuição de informativos à população.
Em nota, informou ainda que, em julho de 2010, 40 abrigos foram disponibilizados aos passageiros e, na segunda quinzena de março deste ano, mais 20 novos foram instalados.
Com relação às 2 mil reclamações mencionadas pelo Procon, a empresa relembra que, em reportagem publicada pelo jornal A Tribuna, o órgão informou ao jornal que "passados 10 meses desde que essa ordem de serviço foi publicada, nenhuma reclamação chegou ao Procon da Cidade, que é quem fiscaliza essa relação de consumo."
A Translitoral ressalta ainda que cumpre rigorosamente as ordens de serviço que compõem o número de viagens de cada linha, expedidas pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura - Dutra.
Sobre a demora mencionada pelos usuários, a empresa esclarece que desde o dia 18 de abril, com o fechamento do Túnel, no sentido Centro/bairros, todo o tráfego de veículos com destino aos bairros Cachoeira, Vila Edna e Morrinhos ficou concentrado ao longo da Avenida Santos Dumont e Avenida Puglisi, comprometendo assim o cumprimento da programação horária estabelecida.
Por fim, a empresa esclarece que, em outros pontos, existem condições viárias adversas, como nos bairros da Vila Áurea, Jardim Progresso, Avenida Tancredo Neves, que passa por obras, o trânsito intenso de caminhões na Rua do Adubo, que interfere diretamente no tráfego normal da Rua Mário Daige, e Avenida Santos Dumont.
Todas as variáveis mencionadas acabam interferindo no cumprimento da programação horária das linhas.
Fonte: Jornal A Tribuna Santos
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