Terça-feira, 5 de abril de 2011
Da Redação
Com o corredor, coletivos circularam com mais rapidez
Entrou em vigor na segunda-feira o corredor preferencial de ônibus na Avenida Conselheiro Nébias, sentido Centro-Praia. Por enquanto, a proibição de estacionar, das 17 às 20 horas de segunda a sexta-feira vale apenas no trecho entre as ruas Borges e Minas Gerais. Mas não está descartada a ampliação do corredor.
"A partir da Minas Gerais, as linhas de ônibus se dividem. Uma parte vai para a Avenida Epitácio Pessoa, outra em direção à praia. Mas vamos acompanhar o resultado. Se for necessário ampliar em direção à praia ou ao Centro, faremos com certeza", afirmou Rogério Crantschaninov, presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Não há previsão para a implantação do corredor na parte da manhã, "Nesse período, não vemos tanto conflito entre ônibus e carros, como à tarde", justifica Crantschaninov.
O objetivo é tornar o transporte público mais rápido e, portanto, mais atrativo. Com o possível aumento do número de passageiros, algumas linhas podem ser incrementadas. "Independentemente de corredor de ônibus, estamos sempre atentos, monitoramos o desempenho de todas as linhas de ônibus da Cidade. Quando percebemos a necessidade de oferecer mais viagens, fazemos um remanejamento".
Infrações
Crantschaninov garante que, "em um primeiro momento", os agentes de trânsito vão orientar os motoristas a retirarem seus veículos no horário de vigência do corredor. A multa para quem estacionar o carro no trecho proibido é de R$ 85,13. Estacionar para embarque e desembarque de passageiros não é passível de multa.
Como a Avenida Conselheiro Nébias é estreita, é permitido que os carros também trafeguem na faixa da direita. Porém, a CET pede aos motoristas que deixem essa área livre para os coletivos. Táxis com passageiros e ônibus escolares também têm preferência. "Apelamos para que as pessoas utilizem a faixa da direita apenas em último caso".
Opiniões
O motorista Diego Caldas dirige um dos ônibus da linha 40 de segunda a sexta-feira atesta: o horário de pico é mesmo das 17 às 20 horas. "O corredor é uma boa iniciativa porque os ônibus começariam a passar no horário. O trânsito pesado é que mais atrasa. Além disso, muitos carros são estacionados irregularmente, inclusive nos pontos de ônibus".
A esperança é o sentimento dos passageiros que utilizam o transporte público regularmente. "Espero que agilize a chegada dos ônibus, porque a gente fica muito tempo esperando", diz a cuidadora Jandira Bueno. A bancária Janaína Belchior Lemos costuma usar as linhas 19 e 40 na Conselheiro Nébias. "Acho importante (a implantação do corredor) para a gente ganhar tempo, já que vai agilizar o trajeto".
Fonte: Jornal A Tribuna Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário