Santos ganha novo bonde para integrar frota que circula pela linha turística
César Miranda
Mais um bonde passará a compor a frota de veículos que circulam pela linha turística de Santos. O equipamento, que circulou como meio de transporte entre 1912 e 1971, foi trazido do Memorial do Imigrante, em São Paulo.
Em bom estado de conservação, o veículo tem capacidade para transportar 42 passageiros. Ele é igual ao bonde camarão, porém, hoje ele está aberto.
No Memorial do Imigrantes, o veículo ganhou um motor movido a gasolina de um Tempra, da Fiat, e até circulou por lá. “É o primeiro bonde que eu tenho notícia que era movido com esse combustível”, disse o coordenador de projetos dos bondes, Luiz Dias Guimarães.
Aqui, voltará a funcionar como bonde reboque. Futuramente, serão feitas novas intervenções para circular movido à energia elétrica.
Agora o acervo do Museu Vivo de Bonde tem 12 bondes. Além dos nacionais, alguns são originários de Portugal, Itália, Estados Unidos e Escócia. Dessa frota, a equipe da CET já reconstruiu cinco bondes e um reboque.
1 milhão de passageiros
Um cortejo de bondes para comemorar a marca de 1 milhão de passageiros está previsto para acontecer na segunda quinzena de abril. A ideia da Prefeitura é que
quatro ou cinco bondes circulem pela linha turística com passageiros a bordo.
Trata-se de um fato inédito desde que os veículos começaram a circular em 2000 em Santos. Sem data ainda definida do cortejo, os detalhes da festividade serão fechados nos próximos dias. A previsão é que o desfile ocorra num fim de semana.
Fonte:
http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=86613&idDepartamento=5&idCategoria=2
Nenhum comentário:
Postar um comentário