Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Cubatão Aumenta Tarifa

Reajuste na terça

Cubatão aumenta em R$ 0,50 preço da passagem dos ônibus e lotações

Da Redação


Créditos: Raimundo Rosa
O valor do reajuste foi acertado após auditoria

A partir da próxima terça-feira, andar de ônibus e lotação em Cubatão ficará mais caro. O preço da passagem do transporte coletivo convencional passará de R$ 2,00 para R$ 2,50. E o do alternativo sobe de R$ 1,90 para R$ 2,40. O reajuste foi feito para equalizar os custos da manutenção do serviço prestado hoje pela Viação TransLíder, concessionária que explora o transporte público no Município. A última correção de tarifa aconteceu em 2008, quando a empresa responsável pelos coletivos era a Viação Piracicabana.

O superintendente da Companhia Municipal de Trânsito (CMT), Marco Cruz, explica que o reajuste foi autorizado para compensar os investimentos feitos na melhoria do transporte público municipal. Ele exemplifica. O número de ônibus rodando subiu de 40 para 64, sendo 38 deles adaptados. Linhas como a do Bairro Jardim Nova República foram ampliadas e mais uma foi criada, que é a que passou atender a comunidade da Mantiqueira. Mas um dos fatores preponderantes é o retorno dos cobradores, que representa um gasto significativo para a prestadora do serviço.

"Uma auditoria foi contratada para analisar o pedido de reajuste apresentado pela TransLíder e esse estudo constatou que o valor da passagem, para não causar prejuízo à empresa, seria de R$ 2,68. Mas conseguimos negociar e deixar o preço em R$ 2,50",

Lotações

Depois de definir o preço do transporte convencional, a CMT teve que negociar com os 56 permissionários do transporte alternativo. A proposta da companhia era equiparar os valores das passagens. Ambos os sistemas cobrariam R$ 2,50 por passageiro. Mas os perueiros, que defendiam a diferença de R$ 0,30 por passagem resistiram até o fim. Ontem, os permissionários se reuniram com Marco Cruz e, depois de mais duas horas de debates a portas fechadas, chegaram a um acordo de manutenção dos R$ 0,10 de diferença. Fixando a tarifa do transporte alternativo em R$ 2,40.

Apesar de não conquistar o que pretendiam, as lideranças dos permissionários saíram satisfeitas das negociações. Presidente da Cooperativa do Transporte de Passageiros (Coopertransp), Irandi Nascimento considera o acordo bom. "Conseguimos manter a diferença no valor da passagem e também tivemos a garantia de que os horários das partidas serão rediscutidos", declara.

A CMT se comprometeu a rever todo o sistema operacional do transporte municipal para garantir que não haja compatibilidade nos horários das linhas de lotações e ônibus. "Eles nos prometeram que irão rever toda a logística do sistema. Isso será muito bom para acabar com os rachas que existem hoje entre lotações e ônibus. Todos sairão ganhando, principalmente os usuários", contou o vice-presidente da Associação dos Perueiros de Cubatão (Apec), Amilton Horório dos Santos.

Preocupação

Apesar de conscientes de que essa foi a primeira vez que o reajuste do preço da passagem foi discutido pelo Município com os perueiros, alguns permissionários se decepcionaram com o resultado. O principal temor é da reação dos usuários, que agora terão de arcar com R$ 0,50 de reajuste.

"Muitos de nossos passageiros vivem em regiões carentes. Estou preocupada como será a reação deles. O ideal seria se o aumento fosse menor", diz a permissionária Lúcia Rodrigues. Ainda antes da definição dos valores, uma série de boatos corria entre os perueiros. Chegou-se a falar que a tarifa do transporte alternativo seria maior do que a dos ônibus, mas depois tudo foi desmentido.

Segundo a CMT, a equiparação dos valores das tarifas visava a integração do serviço. Assim, a população teria as mesmas vantagens que possui no sistema convencional no transporte alternativo. Um desses benefícios é a integração, que permite ao usuário descer no Centro da Cidade e ingressar em outra linha sem pagar por uma nova passagem. Mas mesmo que a proposta não tenha sido aceita, a CMT informa que continuará trabalhando para integrar todo o sistema de transporte público.


Fonte:
http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=81472&idDepartamento=5&idCategoria=5


Divulgação e Postagem de João Manoel (Equipe LitoralBus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário