Montadora busca criar modelos mais limpos
A Volvo Bus iniciou uma série de testes de seu novo ônibus híbrido, movido a eletricidade e a diesel. Por três semanas, o 7700 Hybrid rodará em uma rota de 42 quilômetros na cidade de Curitiba (PR) e, posteriormente, a montadora estenderá para outras cidades do País.
De acordo com a empresa, o ônibus híbrido surge como uma alternativa limpa para os centros urbanos - pois seu sistema de propulsão reduz as emissões de CO2 na atmosfera - e uma solução para os altos preços de combustíveis de origem fóssil, que devem atingir níveis ainda maiores no futuro em razão do esgotamento das reservas naturais.
O veículo traz dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora, e também como gerador de energia durante as frenagens.
O motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. A cada vez que se acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel fica desligado.
O sistema híbrido da Volvo proporciona uma redução no consumo de combustível de até 35%. Já a diminuição das emissões de poluentes que saem do escape pode variar de 80% a 90%, na comparação com motores a diesel convencionais.
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